O Carnaval tinha outro nome.
Você sabia?
Entrudo
O Carnaval já teve outro nome no Brasil.
Chamava-se 'ENTRUDO', termo originado do latim introitu (introdução), pois a brincadeira ocorria nos três dias anteriores à
Era uma introdução ao período da Quaresma (do latim quadragesima), que é o tempo dos quarenta dias que antecedem a Páscoa.
Em Portugal, era chamado de 'DIAS DOS GORDOS', pois havia abundância de vinho, carne e sexo, o oposto do que aconteceria no período imediatamente posterior: a 'QUARESMA'.
O costume de se brincar no período do Carnaval foi introduzido no Brasil pelos portugueses, provavelmente no XV I com o nome de Entrudo.
Já na Idade Média costumava-se comemorar o período carnavalesco em Portugal com toda uma série de brincadeiras que variavam de aldeia para aldeia. Em algumas notava-se a presença de grandes bonecos, chamados genericamente de "entrudos".
No Brasil, essa forma de brincar — que consistia num folguedo alegre mas violento — já pode ser notada em meados do século XVI, persistindo, com esse nome, até as primeiras décadas do século XX.
A denominação genérica de Entrudo, entretanto, engloba toda uma variedade de brincadeiras dispersas no tempo e no espaço. Aquilo que a maioria das obras descreve como Entrudo, é apenas a forma que essas brincadeiras adquiriram a partir de finais do século XVIII na cidade do Rio de Janeiro. Mesmo aí, a brincadeira não se resumia a uma única forma. Havia, na verdade vários tipos de diversões que se modificavam de acordo com o local e com os grupos sociais envolvidos.
Atualmente, como explica o pesquisador Felipe Ferreira, em O Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro entende-se que existiam, no Rio de Janeiro do início do século XIX, duas grandes categorias de Entrudo:
O Entrudo Familiar e o Entrudo Popular.
Combatido como jogo selvagem, o entrudo continuou a existir com esse nome até as primeiras décadas do século XX e existe até hoje no espírito das brincadeiras carnavalescas mais agressivas, como a "pipoca" do carnaval baiano ou o "mela-mela" da folia de Olinda.
Já na Idade Média costumava-se comemorar o período carnavalesco em Portugal com toda uma série de brincadeiras que variavam de aldeia para aldeia. Em algumas notava-se a presença de grandes bonecos, chamados genericamente de "entrudos".
No Brasil, essa forma de brincar — que consistia num folguedo alegre mas violento — já pode ser notada em meados do século XVI, persistindo, com esse nome, até as primeiras décadas do século XX.
A denominação genérica de Entrudo, entretanto, engloba toda uma variedade de brincadeiras dispersas no tempo e no espaço. Aquilo que a maioria das obras descreve como Entrudo, é apenas a forma que essas brincadeiras adquiriram a partir de finais do século XVIII na cidade do Rio de Janeiro. Mesmo aí, a brincadeira não se resumia a uma única forma. Havia, na verdade vários tipos de diversões que se modificavam de acordo com o local e com os grupos sociais envolvidos.
Atualmente, como explica o pesquisador Felipe Ferreira, em O Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro entende-se que existiam, no Rio de Janeiro do início do século XIX, duas grandes categorias de Entrudo:
O Entrudo Familiar e o Entrudo Popular.
Os diferentes "Entrudos"
O Entrudo Familiar
- Acontecia dentro das casas senhoriais dos principais centros urbanos.
- Era caracterizado pelo caráter delicado e convivial e pela presença dos 'limões de cheiro' que os jovens lançavam entre si com o intuito de estabelecer laços sociais mais intensos entre as famílias.
O Entrudo Popular
- Era a brincadeira violenta e grosseira que ocorria nas ruas das cidades. Seus principais atores eram os escravos e a população das ruas, e sua principal característica era o lançamento mútuo de todo tipo de líquidos (até sêmem ou urina)ou pós que estivessem disponíveis.
A batalha contra o Entrudo
A partir dos anos 1830, uma série de proibições se sucedem na tentativa, sempre infrutífera, de acabar com a festa grosseira.Combatido como jogo selvagem, o entrudo continuou a existir com esse nome até as primeiras décadas do século XX e existe até hoje no espírito das brincadeiras carnavalescas mais agressivas, como a "pipoca" do carnaval baiano ou o "mela-mela" da folia de Olinda.
Crédits
Script and images: Public Domain (?)
source:http://pt.wikipedia.org/wiki/
Research, text editing, formatting and art: NIAG ®
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If you pass, pass with credit.
This work is protected by copyright laws; 9610.
And violating them is a crime under Article 184 of the Brazilian Penal Code.
"Never fail to disclose the author."
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