II Encontro Nacional da Família Kraüss Serrano
A cidade da Campanha, uma das mais tradicionais cidades de Minas Gerais, mais uma vez, recepcionou de 12 a 14 de outubro, próximo passado, membros da tradicional família campanhense Kraüss Serrano que se confraternizaram em seu 2º Encontro Nacional.
A Família Kraüss Serrano teve, além da alegria do encontro e do congraçamento, mais uma importante comemoração: o centenário da união de Luiz Pereira Serrano, cidadão de origem portuguesa, nascido em Coimbra, empresário no ramo de panificação, com Maria Cabral Kraüss, de tradicional família São Gonçalense, de origem luso-germânica. Portanto, ali, em 1912, tudo se iniciou e a família cresceu, se desenvolveu e tornou-se grande e tradicional, contando com mais de 300 membros. O encontro, totalmente em âmbito familiar, além da descontraída e alegre confraternização, teve, então, como tema principal o centenário. Um “banner” alusivo ao evento destacava a árvore genealógica da família, com os casais distribuídos numa Pereira, árvore símbolo da família, e o cartão de participação da união, datado de 10 de fevereiro de 1912. Ainda, ao longo da tarde festiva, um “slide-vídeo” foi exibido, ininterrupta e repetidamente, mostrando todas as famílias e familiares do clã Kraüss Serrano, em fotos antigas e atuais, alem de fotos do I Encontro, realizado em 2011.
A presença no encontro teve, também esse ano, um número expressivo de participantes, cerca de 100, entre adultos e crianças, vindos do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Belo Horizonte, Cunha/SP, Amparo/SP, Pouso Alegre, Ouro Branco, Ipatinga, além das cidades vizinhas, mais próximas.
Estiveram presentes, destacados entre muitos, Jandira Serrano Cesarino, 88 anos, a última descendente viva do clã Kraüss Serrano. Ressaltamos as presenças, ainda, em extremos de idade, do neto de Luiz e Miquinha, Flávio Nilton Serrano Ribeiro, 72 anos, e do trineto mais novo, José Renato Carvalho Ribeiro da Gama Bastos, nascido em Campanha, MG, com apenas 5 dias de vida.
Descontração total foi a tônica do Encontro. Fotos, durante o evento, foram registradas e reveladas, na hora, pelo Foto Araújo que registrou, também, a “Foto Oficial” desse 2º Encontro, com todos os participantes, acomodados nas arquibancadas do Fuhadão.
Programação do Encontro
Na sexta-feira, dia 12, pela manhã, uma “concorrida caminhada” reuniu os atletas da família, adeptos desse saudável esporte, em trajeto de alguns quilômetros pela antiga estrada “Campanha-Cambuquira”. Êxito total!
As festividades do encontro, propriamente, se iniciaram na 6ª feira, dia 12/10, com calorosa, ruidosa e animada recepção, organizada pelos residentes na cidade da Campanha, aos familiares de outras cidades, que chegaram mais cedo a Campanha, em função do feriado prolongado.
No sábado, dia 13/10, aconteceu o almoço de confraternização. Realizado no salão do CCSA – Centro Comunitário Santo Antônio, o Fuhadão, com o excelente serviço de bar e requintado cardápio preparado pela “Cantina da Marcinha”.
No dia 14/10, em grande número, a Família, de forma piedosa e compenetrada, se fez presente na Missa em Ação de Graças realizada na Catedral de Santo Antônio, no tradicional horário das 10 horas, celebrada pelo Padre Marcos Iabrudi Filho. Ao final da missa, Padre Marquinhos convidou a todos os presentes, da Família Kraüss Serrano, para se postarem à frente do altar, onde, perfilados em casal, ou de dois em dois, receberam uma benção especial.
Após a missa, antes de partirem, os familiares se agruparam em frente à Catedral, em conversas animadas e descontraídas, prometendo estarem presentes, sempre, em futuros encontros. Pouco a pouco, foram se despedindo e se dispersaram...
Abertura e andamento do Encontro
A abertura do evento e o cerimonial foram conduzidos por Donato Pedro Guerra Dessimoni. A saudação aos presentes foi feita pelo coordenador do Encontro, Gerson Serrano Ribeiro que ressaltou a importância do congraçamento, que veio a atender aos anseios de um significativo número de familiares, que queriam esse encontro e que, ao mesmo tempo, queriam comemorar, numa grande festa, o centenário do início da família.
A música ficou a cargo do DJ campanhense Rudinei que nos proporcionou momentos musicais agradáveis, com boa seleção de baladas, músicas românticas dos anos 60 e 70. Como destaque musical da família, o pequeno Vinicius, 10 anos, filho de Alexandre e Janaína, neto de Pedro e Elza Ribeiro Dessimoni, interpretou, com brilhantismo, a música: “As Lembranças Vão na Mala”, de Luan Santana, acompanhado ao violão por sua irmã Carolina, 14 anos.
Fotos do Evento
Foto oficial do Encontro, com cerca de 100 participantes;
Comissão Organizadora do Encontro;
Jandira Serrano Cesarino, 87 anos, última do clã Kraüss Serrano, e José Renato, trineto mais novo (5 dias);
O cartão de participação do casamento, datado de 10 de fevereiro de 1912.
Que preciosidade e se o cartão for original, então nem se fala! Seu blog é muito interessante! Variado, cheio de curiosidades, excentricidades... Vanessa Oliveira Varginha
ResponderExcluirCara Vanessa...
ResponderExcluirGrato pelo Comentário.
O cartão é, sim, ORIGINAL; realmente uma preciosidade!
Um abraço!
Gerson S. Ribeiro - Campanha, MG
Uau! Bota preciosidade nisso! Além de ser um cartão original de um século atrás, é de um bom gosto extremo! Na iconografia, a flor de romã representa a fecundidade, bem adequada para convites de casamento. Uma escolha erudita! E o "ton-sur-ton"? Um convite de casamento que é um tratado do bom gosto! Fiquei fã do blog! Descobri por acaso! Abs, Joana Machado
ResponderExcluir