sábado, 28 de maio de 2011

E A NOSSA POBRE, RICA CATEDRAL?

Viajando pelo mundo virtual, acabei encontrando uma estudiosa sobre Campanha, residente em São João del-Rei que se diz indignada pelo fato de termos uma Catedral majestosa e não ter ninguém aqui com competência ou interesse para se fazer um projeto de restauração desta monumental obra, cartão postal da nossa Campanha. Inclusive ela cita duas igrejas que acabaram de ser restaurada Rosário de Betim e Rosário de Piranga que apesar de toda história fica longe da Catedral de Santo António.
Me lembro que em 2009 foi criado uma Comissão Pró Restauro.
Alguém saberia me dizer em que pé está a dita comissão?
Com tanto silêncio, será que já jogaram a toalha e ninguém sabe a quantas anda?
Campanhenses e amantes da nossa Campanha, vamos nos unir e fazer um trabalho sério  visando a recuperação deste prédio tão judiado. Quem vai nesta?
Faça o seu comentário. De a sua opinião. Quem poderia encabeçar este trabalho?

16 comentários:

  1. Bom, se houve uma Comissão o primeiro passo pra quem quer contribuir é procurar saber em que pé está?
    Desde 2009 pra cá muita coisa deve ter acontecido e a Comissão deveria relatar a comunidade o que se passa.

    ResponderExcluir
  2. Cinthia Souza de São João del Rei: Há muitos trabalhos (reportagens, ensaios, artigos, monografias, dissertações, teses...) sobre a monumental/documental Catedral Diocesana de Campanha que podem ajudar vocês a salvarem essa importante igreja. O arquiteto e pesquisador André D'Angelo discorre muito bem sobre o conjunto arquitetônico dessa região que no passado foi a Comarca do Rio das Mortes. É lamentável que uma parte tão importante desse conjunto se perca! Esperamos que todos se juntem e salvem a Catedral Diocesana de Santo Antônio em Campanha, o que não é nada difícil, uma vez que hoje, há inúmeras possibilidades de de editais, procedimentos.

    ResponderExcluir
  3. NÃO É POR FALTA DE CAPACIDADE TÉCNICA E CONHECIMENTO ACADÊMICO QUE A CATEDRAL DE CAMPANHA NÃO SERÁ RESTAURADA!A MELHOR PESQUISA SOBRE ARTE E ARQUITETURA DO PERÍODO COLONIAL NO BRASIL É DE PROFESSOR DA UFMG!
    OU SEJA QUEM MAIS ENTENDE DO ASSUNTO ESTÁ EM MINAS!
    CONFIRAM NOS SITES DAS GRANDES UNIVERSIDADES, DOS GRANDES JORNAIS:
    http://www.ufmg.br/online/arquivos/016294.shtml
    http://estadodeminas.lugarcerto.com.br/app/noticia/noticias/2010/08/31/interna_noticias,40610/index.shtml
    Marcelo Albino/BH/MG

    ResponderExcluir
  4. Telma Batista de São Paulo: Sem dúvida, a foto da Catedral Diocesana de Santo Antônio em Campanha que ilustra esse blog deixa a todos preocupados, pois é visível o estado de conservação clamando uma restauração. Assim como há tantos blogs, tantas páginas virtuais seria muito bom que o trabalho relativo à Catedral de Campanha estivesse na net para todos acompanharmos.

    ResponderExcluir
  5. ALINE MENDES, PRODUTORA CULTURAL DE BELO HORIZONTE: CONFIRAM!
    http://visoespatrimoniocultural.blogspot.com/2008_08_01_archive.html
    ESSE É SÓ UM LINK! HÁ MILHARES...
    TODO MUNDO DISPOSTO A AJUDAR, SE É QUE HÁ ALGUMA NECESSIDADE DE AJUDA PARA RESTAURAR A CATEDRAL DE CAMPANHA! NÃO FALTAM PESQUISADORES QUE PESQUISAM A CATEDRAL DE CAMPANHA!
    É UMA LISTA INTERMINÁVEL DE POTENCIAIS COLABORADORES! O ARQUITETO DA SÃO FRANCISCO DE SÃO JOÃO DEL-REI É O ARQUITETO DA SANTO ANTÔNIO DE CAMPANHA. TODOS QUE ESTUDAM A SÃO FRANCISCO DE SÃO JOÃO DEL-REI PESQUISAM A SANTO ANTÔNIO DE CAMPANHA!
    VOCÊS TERÃO DIFICULDADES DE ESCOLHER!
    E CERTAMENTE TAMBÉM TERÃO DIFICULDADES DE ESCOLHER QUAL EMPRESA CONTRIBUIRÁ COM OS RECURSOS, POIS QUEM NÃO VAI QUERER FINANCIAR ESSA OBRA? ESSE MONUMENTO-DOCUMENTO?
    http://visoespatrimoniocultural.blogspot.com/2008_08_01_archive.html

    ResponderExcluir
  6. Natália Santos de BH: hoje em dia é muito simples conseguir captar recursos para restauração de uma igreja e essa com tanta importância é mais fácil ainda. Tudo depende de um bom projeto. Já existe um projeto? Mas com tantos especialistas produzindo tantas informações sobre essa igreja é só colocar tudo isso no projeto e os especialistas sobre o tipo de restauração que vai ser efetuada indicarem os técnicos. Aprovado o projeto, sendo a igreja de tanta importância como é, capta-se o recurso com facilidade por meio de mecanismos de incentivo fiscal, por exemplo. Mas há muitas maneiras de se realizar o projeto. Essa é só uma das muitas possibilidades! Sentem-se todos numa mesma mesa e escrevam o projeto!

    ResponderExcluir
  7. Hoje em dia não há nenhuma dificuldade em se fazer um projeto de restauro de igreja, nem na concepção, tampouco na execução! É só montar uma equipe diversificada e coesa! Muito simples!
    Beth Barroso-BH

    ResponderExcluir
  8. Grandes especialistas em arquitetura colonial são LEMOS, LEMOS SULMINEIROS, CAMPANHENSES! Eles estão nas grandes universidades brasileiras! Concordo com quem afirmou que a maior dificuldade de vcs é escolher os especialistas!Aliás o sul de Minas, as raízes de Campanha ainda oferecem grandes pesquisadores nas mais variadas áreas, a base educacional que aí existiu ainda produz muitos "herdeiros" apaixonados pelo conhecimento...
    Marcelo Veiga-SP.

    ResponderExcluir
  9. CARMEN TOLEDO DE BH POSTANDO UM COMENTÁRIO: A CATEDRAL DE CAMPANHA NÃO PODE ESPERAR! A POPULAÇÃO PRECISA SE UNIR, AGIR E COBRAR PROVIDÊNCIAS! OU VCS VÃO ESPERAR CAIR PARA FAZER ALGO? AMO CAMPANHA! SEI QUE HOJE EM DIA COM BONS PROJETOS NÃO SE USA MAIS ARRECADAR DINHEIRO, MAS ACOMPANHAREI POR AQUI O ANDAMENTO DA QUESTÃO E QUERO AJUDAR! MAS ANTES DE TUDO QUERO VER A AÇÃO DOS CAMPANHENSES!

    ResponderExcluir
  10. Os campanhenses que moram fora de Campanha agora contam com um canal direto com a cidade do coração! Parabéns pelo blog! E A NOSSA CATEDRAL??? NINGUÉM VAI FAZER NADA??? É necessário criar uma COMISSÃO para dar jeito na COMISSÃO que até agora não fez nada! Marisa Lima

    ResponderExcluir
  11. Hoje fiquei sabendo por meio de conterrâneos que a Catedral ainda não foi restaurada! Mas o que é isso? Há muito tempo disseram que seria restaurada fizeram cerimônia pomposa e tudo, mas serviço, mão na massa que é bom nada? Como é que fica isso?
    Vicente Cunha

    ResponderExcluir
  12. Só os meios de comunicação mesmo para ajudar a dar uma solução para esse caso gravíssimo que é o estado precário em que a Catedral de Campanha se encontra! Vocês precisam entrevistar todas as pessoas que de alguma forma possuem algum envolvimento com a questão e a partir daí todo mundo enviar sugestões e a cidade inteira junta, unida SALVAR A CATEDRAL! O que não pode é continuar do jeito que está nesse jogo de empurra e todo mundo ficar de braços cruzados! VAMOS PARAR DE FALAR E VAMOS COMEÇAR A FAZER! ENTÃO PRIMEIRO PASSO: QUE TAL ENTREVISTA ESCRITA COM A COMISSÃO, COM O PADRE CURA DA CATEDRAL, COM O BISPO, COM O PREFEITO, COM O O PRESIDENTE DA CÂMARA, COM O CONSELHO MUNICIPAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL, COM A SECRETARIA MUNCIPAL DE CULTURA, COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO, COM ORGANISMOS DO TERCEIRO SETOR QUE CUIDAM DA PARTE CULTURAL DA CIDADE COMO O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO,vamos ver o que cada uma dessas pessoas têm a dizer sobre a questão da CATEDRAL, porque o tema diz respeito a todas essas pessoas, antes de tudo e a partir daí, a partir dos relatos, receber sugestões e encaminhar uma solução, tudo de forma harmoniosa. Inclusive dos campanhenses ausentes como eu, Antônio Arantes. AFINAL TODOS QUEREM O BEM DA CAMPANHA! O BEM DA CATEDRAL DA CAMPANHA QUE É UM BEM PARA TODOS NÓS! É O DIÁLOGO A SOLUÇÃO!

    ResponderExcluir
  13. Depois que tombar no chão não vai precisar de tombamento! Não é possível que não exista na cidade uma pessoa com conhecimento e com competência para cuidar da questão! Para quem não sabe quando os arcos da Catedral foram abertos os engenheiros das grandes capitais tiveram medo e um campanhense disse: EU ABRO, EU DOU CONTA! Seu Virgílio! SERÁ QUE AGORA NÃO EXISTE UM CAMPANHENSE PARA DIZER EU ABRO, EU DOU CONTA? EU DOU CONTA DE CONDUZIR TODAS AS PROVIDÊNCIAS PARA A RESTAURAÇÃO DA CATEDRAL! Se não tem, estamos mal, de mal a pior com o passar dos anos! Pedro Marques

    ResponderExcluir
  14. A novela CATEDRAL DA CAMPANHA! Uma novela sem fim! E o pior de tudo é se o fim for trágico, com ela desabada, esfacelada no chão! Esperamos, torcemos para que algo de bom e de efetivo aconteça e muito urgente. Fernanda Ferreira

    ResponderExcluir
  15. Esse assunto sobre a Catedral de Campanha extrapola a área das cidades que compõem a diocese ou a região do Sul de Minas. MAS TODOS PERGUNTAM PELO CONSELHO MUNICIPAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIDADE DE CAMPANHA, já que a Catedral é um BEM TOMBADO MUNICIPALMENTE! Ela é um bem da igreja, mas é um bem cultural também!

    ResponderExcluir
  16. Podem ter certeza que muita gente quer ajudar mas ninguem sabe como! alguem poderia dizer o que pode ser feito e como????? Beatriz Cassiano

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts