Ives Gandra Martins
Ives Gandra da Silva Martins nasceu em São Paulo, dia 12 de fevereiro de 1935, é um jurista, advogado, professor e escritor. Professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e membro da Academia Brasileira de Filosofia.
É pai do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Ives Gandra da Silva Martins Filho, bem como irmão do pianista e maestro João Carlos Martins e do pianista e professor José Eduardo Martins.
Jurista de orientação conservadora, é membro da prelazia católica Opus Dei.
Trajetória Acadêmica
Ives Gandra formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1959. Na mesma instituição, cursou especialização em Direito Tributário em 1970 e em Ciência das Finanças em 1971. Tornou-se doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1982.
Foi professor titular de Direito Econômico e Direito Constitucional na Universidade Presbiteriana Mackenzie de 1980 a 1992, tendo recebido o título de professor emérito dessa universidade em 1990.
Foi presidente e professor do Centro de Extensão Universitária, e recebeu o título de doutor honoris causa pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. (PUC-PR)
Advocacia
Foi conselheiro da seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de 1979 a 1084 e de 1987 a 1988. além de membro da Ordem dos Advogados Portugueses (OAP) de 1989 a 2005.
É sócio benemérito, conselheiro e foi presidente (1985 - 1986) do Instituto dos Advogados de São Paulo, e é membro do Instituto dos Advogados Brasileiros.
Outras associações
Ives Gandra é um membro da Academia Paulista de Letras (APL) desde 1992, tendo-a presidido de 1994 a 1996.
É conselheiro vitalício do São Paulo Futebol Clube, tendo sido presidente do Conselho Consultivo desse clube.De 1962 a 1964, presidiu o diretório metropolitano do Partido libertador em São Paulo. É também membro da Academia Brasileira de Filosofia, ocupando a cadeira número 30.
Conservador e católico, Ives foi primeiros brasileiros a ingressar no Opus Dei. É seu principal supernumerário no Brasil, e considerado seu porta-voz mais influente na política nacional.
Foi feito Grande-Oficial da Ordem do Infante D.Henrique, de Portugal, a 18 de Julho de 2016, por ocasião da visita do mPresidente Marcelo Rabelo de Souza ao Brasil.
Ives é membro do Conselho Editorial do Centro Interdisciplinar de Ética e Economia Personalista, um think tank neoliberal que faz parte da rede Atlas Network, uma organização sem fins lucrativos norte-americana libertarianista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário