segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

VOCÊ SABIA?

 
 O Carnaval tinha outro nome.
 Você sabia?
 Entrudo
 
O Carnaval já teve outro nome no Brasil.
Chamava-se 'ENTRUDO', termo originado do latim introitu (introdução), pois a brincadeira ocorria nos três dias anteriores à
Quarta-Feira de Cinzas.
 
Era uma introdução ao período da Quaresma (do latim quadragesima), que é o tempo dos quarenta dias que antecedem a Páscoa.
Em Portugal, era chamado de 'DIAS DOS GORDOS', pois havia abundância de vinho, carne e sexo, o oposto do que aconteceria no período imediatamente posterior: a 'QUARESMA'.
 
O costume de se brincar no período do  Carnaval  foi introduzido no  Brasil pelos portugueses, provavelmente no  XV I com o nome de Entrudo.
Já na  Idade Média costumava-se comemorar o período carnavalesco em  Portugal com toda uma série de brincadeiras que variavam de aldeia para aldeia. Em algumas notava-se a presença de grandes bonecos, chamados genericamente de "entrudos".
No Brasil, essa forma de brincar — que consistia num folguedo alegre mas violento — já pode ser notada em meados do século XVI, persistindo, com esse nome, até as primeiras décadas do século XX.
A denominação genérica de Entrudo, entretanto, engloba toda uma variedade de brincadeiras dispersas no tempo e no espaço. Aquilo que a maioria das obras descreve como Entrudo, é apenas a forma que essas brincadeiras adquiriram a partir de finais do século XVIII na cidade do Rio de Janeiro. Mesmo aí, a brincadeira não se resumia a uma única forma. Havia, na verdade vários tipos de diversões que se modificavam de acordo com o local e com os grupos sociais envolvidos.
Atualmente, como explica o pesquisador Felipe Ferreira, em O Livro de Ouro do Carnaval Brasileiro entende-se que existiam, no Rio de Janeiro do início do século XIX, duas grandes categorias de Entrudo:
O Entrudo Familiar e o Entrudo Popular.

Os diferentes "Entrudos"

O Entrudo Familiar

  • Acontecia dentro das casas senhoriais dos principais centros urbanos.
  • Era caracterizado pelo caráter delicado e convivial e pela presença dos   'limões de cheiro' que os jovens lançavam entre si com o intuito de estabelecer laços sociais mais intensos entre as famílias.

O Entrudo Popular

  • Era a brincadeira violenta e grosseira que ocorria nas ruas das cidades. Seus principais atores eram os escravos e a população das ruas, e sua principal característica era o lançamento mútuo de todo tipo de líquidos (até sêmem ou urina)ou pós que estivessem disponíveis.
Entre esses dois extremos havia toda uma variedade de "Entrudos" que envolviam em maior ou menor grau grande parte da população dos principais centros urbanos do país.

A batalha contra o Entrudo

A partir dos anos 1830, uma série de proibições se sucedem na tentativa, sempre infrutífera, de acabar com a festa grosseira.
Combatido como jogo selvagem, o entrudo continuou a existir com esse nome até as primeiras décadas do século XX e existe até hoje no espírito das brincadeiras carnavalescas mais agressivas, como a "pipoca" do carnaval baiano ou o "mela-mela" da folia de Olinda.
 
Crédits
Script and images: Public Domain (?)
source:
http://pt.wikipedia.org/wiki/
Research, text editing, formatting and art: NIAG ®
 
Please!
If you pass, pass with credit.
This work is protected by copyright laws; 9610.
And violating them is a crime under Article 184 of the Brazilian Penal Code.
"Never fail to disclose the author."
thank you

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts