quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

TÚNEL DO TEMPO


                                      DANIEL BAPTISTA - 50 ANOS DE RÁDIO
          Desde muito pequeno era fascinado por rádio. Passava a maior parte do tempo ouvindo, principalmente a Rádio Difusora da Campanha. Gostava muito de ouvir os programas de Nicolau Silva, Alfredo de Oliveira, Sebastião Prado, Paulo Ferreira Lopes e as crônicas de Munir Bacha. Era fã incondicional da ZYV-31 Rádio Difusora da Campanha, 680 Khz. Em 1963, meu amigo Milton Teixeira de Melo foi convidado a fazer um teste para locutor, na referida emissora, mas não quis. Pedi então ao senhor seu Pai Paulino Luiz de Melo para que falasse com Paulo Ferreira Lopes, para conceder-me essa oportunidade.  Certo dia fui chamado para fazer o teste. Fui muito feliz, pois sabia de cor quase todos os comerciais da rádio, o que me facilitou na interpretação. No dia 23 de setembro do mesmo ano fui chamado pelo diretor da emissora, Padre Rogério Abdala, para substituir uma locutora que ficara doente. Às onze horas entrei no ar para apresentar o programa “Desfile de orquestras e conjuntos”. Confesso que fiquei bastante nervoso, mas fui em frente.  No mesmo dia Vera Lúcia Gomes, também iniciava como sonoplasta. Vera foi uma grande profissional com quem tive o prazer de trabalhar. Eu era fanático pelo programa “Atendendo ao Ouvinte”, apresentado por Paulo Ferreira Lopes, de segunda a sexta feira, às 13 horas. A abertura do programa e o fundo musical era com a música Lisboa Antiga com o Conjunto Monte Carlo.Eu busquei o estilo de locução de Paulo Ferreira Lopes, e conseguia imitá-lo com bastante semelhança. Certo dia ele não pode apresentar seu programa. Em sua falta era apresentado por Agar Viana, que era responsável pela programação da rádio. Pedi a ela que me deixasse apresentar o programa. Depois de muita insistência Agar permitiu. Entrei no ar, me concentrei iniciando o programa buscando a voz e o estilo de Paulo Ferreira Lopes. Ele trabalhava no correio e ouviu seu programa sendo apresentado por ele. Ficou confuso, pois a rádio não dispunha de gravação de programas. Foi até a rádio e qual não foi sua surpresa ao ver-me fazendo seu programa e com sua voz. Começou a rir e disse que quando não pudesse fazer o programa não haveria mais problemas.Daí para cá trabalhei com muita gente. Júlio Gobi, Arildo Ricardo, Jair Fernandes, Celso Marimbondo, Vera Gomes, Cida Gomes, Bernadete, Maria Amélia Furtado (falecida), mais tarde com Rubens Ramos, Antônio Carlos Arantes, Paulo Afonso Vilhena, Zecão,(falecido) Chico Maravilha,(falecido), Ananias, Roberta Garotti, José Milton Ferreira Lopes, Marco Otávio Pereira, Rogéria Martins Ribeiro, Eny Urias, Sílvia Urias, Camarão, João Russo. Em 1997 sob a direção de Odair Cunha(hoje dep. Federal), Roberto Silva hoje prefeito da Campanha), Pablo Teixeira, Custódio Lemes, Nelma Maria, Juvelino Ferreira e muitos outros. Fui mestre de cerimônia, das Olimpíadas da Campanha por mais de trinta anos, fui mestre de cerimônia de muitas formaturas do Colégio Vital Brasil, Faculdade, Enfermagem em Varginha, Escola Estadual em Cambuquira, posse de prefeitos e vereadores da Campanha, debates políticos, lançamentos de livros, encontro de corais, encontro da família Arantes, eventos culturais em Campanha, Três Corações, Alfenas, São Gonçalo do Sapucaí. Fui mestre de cerimônia do Congresso de Rádio e Televisão, (AMIRT), realizado na Campanha etc... Tive a oportunidade de apresentar personalidades importantes como: Tancredo Neves, Pimenta da Veiga, Gioconda Labecca, Dr. Gilson Marques e outros. A primeira entrevista que fiz foi em 1965, com o apresentador do programa “Salão Grenat” Collid Filho, da Rádio Tupy do Rio de Janeiro. A segunda foi com a dupla sertaneja Amoroso e Amaray.A partir daí perdi a conta de quantas entrevistas fiz. Fui membro do Conselho Fiscal da Rádio Ação FM – 104,9, apresentei o programa “Daniel Baptista” e o túnel do tempo, até 28 de janeiro de 2016. No rádio não ganhei dinheiro, mas ganhei muita experiência de vida, aprendi muito e continuo aprendendo, pois na vida estamos sempre aprendendo e morreremos sem saber quase nada. Muito obrigado àqueles que me ouviram no começo e ainda me ouvem hoje através do rádio.     Hoje morando em Mons. Paulo M G, faço um programa sertanejo na Rádio Cidade FM, quando então comemoro os 53 anos atuando no rádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts