sexta-feira, 3 de junho de 2022

OS MEIOS DE TRANSPORTES DA CAMPANHA - MG

 Há pouco mais de 50 anos, Campanha era muito bem servida pelos três meios de transportes da época, o ônibus na época eram chamados de jardineira, o Trem  e aviões que desciam onde hoje é a Cohab. Naquela época aeroporto era bem mais simples e era conhecido por Campo de aviação. Com a evolução da industria automobilística surgiram vários carros, o que acabou com a ferrovia em grande parte do país e com os aviões

Alí na Praça Dom Ferrão, entre a farmácia do Ciro e a residência do senhor José Augusto Lemes, onde foi a loja do Chico da Barateira, havia antes um escritório da aeronáutica onde se podia comprar passagens para as viagens aéreas.
Nesta foto o trem de ferro, popularmente chamado de Maria Fumaça chegando aqui em Campanha. Na época prestou muitos serviços para os Correios, trazendo encomendas, mas principalmente cartas, que era uma das poucas maneiras de comunicação, e vários passageiros.

Esta era a jardineira dos Andreatta Andrielle e Benjamim, que fazia a linha entre Campanha e Varginha. Me lembro do Sr. João Maurício fazendo a linha entre Cambuquira, Campanha e São Gonçalo do Sapucaí. Depois veio a linha de Campanha a Belo Horizonte do senhor José Thamáz Filho. O ponto de partida e chegada aqui em Campanha era no canto da praça Dom Ferrão nas proximidades da residência da família do Sr. Orlando Fonseca. Dalí as jardineiras subiam ou desciam a rua Direita, tomando o seu destino.

Estas informações podem não estar tão precisas, mas foi o que consegui. Se alguém da época tiver maiores informações, por favor, nos informe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts