segunda-feira, 20 de agosto de 2012

PROFESSOR JOSÉ PACHECO, UMA LUZ PARA A EDUCAÇÃO

Isabel Secretária de Educação Municipal, José Milton de quem partiu o convite ao Professor Pacheco e Daniel que foi o grande articulador de tudo.

Após as explicações, as dúvidas do professor Fernando Nani foram dissipadas e foi só alegria.

Fernando Nani e Fernanda Brandão ao lado do Mestre Pacheco.

Os responsáveis pela vinda do Professor José Pacheco em Campanha.

Na primeira pergunta que o prof. Fernando Nani fez ao Mestre Pacheco ela estava muito descrente e disse que estava achando tudo muito bonito, para quem sabe os filhos dos seus tataranetos. Ao final da reunião ele já achava que as mudanças poderiam acontecer em doses homeopáticas. Mas, pelo que foi mostrado pelo Mestre José Pacheco esta metodologia de ensino já é uma realidade.

Os que ficaram até o final tiveram a oportunidade de saírem na foto com o Mestre José Pacheco. Foram  registradas, as presenças de 67 pessoas mas, tivemos na verdade quase cem presenças, pois notei que vários deixaram de assinar.

Baseado no livro História Crítica da Educação  de autoria do educador Lauro Oliveira de Lima publicado há mais de 50 anos, o Mestre Pacheco nos mostrou como a educação no Brasil está toda errada e irregular. E diante das provas apresentadas, não havia como apresentar argumento que provasse o contrário. O professor José Pacheco fica indignado de nós brasileiros só valorizarmos o que vem de fora, sendo que na área da educação temos grandes educadores como o Pernambucano de Recife Paulo Freire, os mineiros Fernando de Azevedo aqui da vizinha São Gonçalo do Sapucaí, Eurípedes Borsanulfo da cidade de Sacramento, que é mais conhecido pelos trabalho espíritas do que como educador, e que na opinião dele, talvez seja o melhor do mundo.Além do já citado Lauro Oliveira de Lima.

A participação do público foi muito interessante, para que não tivéssemos dúvidas a respeito do admirável trabalho realizado pelo professor Pacheco.

Diante da mercantilização que sofre a nossa educação, o educador Mestre José Pacheco deve sofrer muitas críticas, mas sem dúvida alguma, o tempo irá mostrar a grande contribuição que ele está dando para o mundo.

E para passar uma tarde toda ouvindo com atenção o Mestre Pacheco é sinal de que os nossos professores estão também preocupados com a metodologia de ensino vigente no país. Mas, ao contrário do que alguns pensam, não poderá ser tratada em doses homeopáticas. Se quisermos mudanças elas terão que acontecer já. É preciso que tenhamos atitudes. Ação já.

A Secretária de Educação Isabel conversando com o Professor José Pacheco momentos antes do início.

José Milton foi quem fez o primeiro contato com o Professor José Pacheco convidando-o para que viesse até Campanha. Imediatamente o convite foi aceito e as negociações começaram. A participação de Daniel Dias foi fundamental. Este jovem é o grande baluarte da nossa juventude.

Dezenas de professoras compareceram e se mostraram interessadas no assunto. Uma coisa me tem chamado a atenção, a apatia e o desinteresse por parte dos homens em todos os segmentos.

Este portuguesinho é "O Cara" além da sua competência o que chamou a atenção também foi a sua franqueza. Logo que começou a falar algumas pessoas faziam comentários paralelos e ele foi bastante franco. Quando alguém esta a falar, a boa educação manda que fiquemos em silêncio. Ah se ele fosse ocupar a tribuna em Brasília.

Em poucas horas pude aprender muito com o Mestre Pacheco.

Como o Professor José Pacheco relatou em uma das suas muitas histórias, ele já poderia ter sido assassinado, talvez por maledicência, inveja, preconceito ou por qualquer outro motivo próprio dos seres pequenos, mas a sua missão ainda está longe de terminar e a humanidade precisa muito de pessoas como ele.

Dentre as muitas coisas que ouvi do Prof. Pacheco o que mais me chamou a atenção, foram algumas das atividades que eles tem, tais como meditação, espiritualidade, ética, programação...

Olhando para baixo, deve estar a imaginar o professor o quão árduo é o seu caminho, mas assim como um desbravador, ele vai rompendo fronteiras, levando o seu conhecimento e nos motivando a buscarmos um mundo melhor para os nossos filhos e toda a humanidade.

Momentos antes de começar a reunião praticamente todos os professores e pais presentes passavam pelo livro de presença e se acomodavam nas confortáveis poltronas da Câmara Municipal, que nos foi cedida gentilmente. Os nossos agradecimentos à todos que colaboraram, participaram e que ajudaram a enriquecer a nossa cultura...

as presenças de todos vocês, nos deu mais força para levarmos adiante, um projeto que parecia muito distante, mas que brevemente será realidade em Campanha a Fundação Educacional Padre Victor ajudando a termos dias melhores para a nossa gente. Contamos com todos vocês. Querendo trazer a sua contribuição entre em contato com José Milton ou Daniel Dias. Sejam bem vindos e que Deus nos abençoe.

2 comentários:

  1. José Milton, deve ter sido ótima a palestra do Prof Pacheco.Campanha precisa ser lembrada de que foi a Atenas Sul-Mineira!
    Esta cidade tem a obrigação de ser modelo em tudo ou quase tudo...
    Um grande abraço da amiga, Patricia Goldfeder/bh
    PS:Parabén por seu trabalho:abnegado, despretensioso,humilde,raro.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de registrar o meu muito obrigado ao nosso amigo José Milton pela brilhante iniciativa de promover este caloroso encontro com o Mestre Pacheco. Quanto aos professores que participaram do evento, ficou evidente o interesse demonstrado pelo Professor Fernando Nani, que constantemente e com muita habilidade soube aproveitar e questionar as colocações do Mestre. Quanto aos demais professores, perderam uma grande oportunidade de interagir com o Palestrante, quanto a eventuais questionamentos e/ou perguntas a respeito do novo método de aprendizagem que estava sendo exposto. Mais uma vez agradeço ao José Milton pela iniciativa.

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts