terça-feira, 23 de abril de 2013

BIODIVERSIDADE BRASILEIRA. PROF.FERNANDO NANI.



Mais uma importante noticia e comentário do professor Fernando Nani.

Este blog esta sempre aberto aos que, se interessarem em contribuir com a nossa evolução.

 

Embrapa e UFRJ pesquisam cura para doenças na biodiversidade brasileira

Respostas para muitas doenças podem ser encontradas na biodiversidade brasileira. Para tentar descobri-las, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), testam plantas de vários biomas. Alguns exemplares já se mostraram eficazes contra bactérias e fungos causadores de infecções.
O coordenador do projeto no Rio, o químico Humberto Ribeiro Buzzo estuda as propriedades de espécies de plantas em laboratório desde 2012. Neste período, constatou que a sacaca (planta de origem amazônica) deu resultados positivos contra uma bactéria que é encontrada em infecções em hospitais e contra a candidíase, doença predominante em mulheres.
“Nossa orientação é achar novas substâncias ou novos extratos que tenham atividade contra bactérias ou fungos ou com alguma resistência a antibióticos ou, então, contra doenças, como é o caso da candidíase, que afeta grande parte da população em países quentes e úmidos”, explicou Ribeiro Buzzo. Segundo ele, esse é um dos primeiros passos para criar medicamentos.
“Terminada a pesquisa, pegaremos as plantas que têm atividade no laboratório e aumentaremos esses testes para verificar se os extratos são tóxicos na concentração utilizada e se têm atividade em cobaia”, disse. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). (Fonte: Agência Brasil)
COMENTÁRIO
Prof. Fernando Nani
A biodiversidade do Planeta Terra é muito vasta e abrange todos os aspectos de nosso cotidiano.
O Brasil é um país que apresenta todas as características naturais (clima, solo, rocha, mineral, hidrografia e vegetação) para ter uma das maiores biodiversidades do Planeta.
O texto apenas exterioriza o que a nação brasileira já conhece na prática. As populações indígenas já conhecem o que os cientistas estão desbravando neste século.
O senso comum está sendo transformado em senso crítico na prática dos laboratórios e não no empirismo.
Campanha possui um meio ambiente natural diversificado que também é consequência das características planetárias e a formação geológica campanhense proporcionou uma biodiversidade que ainda precisa ser descoberta. Somos um bioma de transição entre a Mata Atlântica, Cerrado e Campos de Altitude e o nosso clima é Tropical de Altitude. Estes fatores naturais são a base de nossa biodiversidade. Campanha possui muitos estudiosos em várias áreas do conhecimento e que contribuem para a nossa cultura e mesmos nas conversas descontraídas em casa e com os amigos há contribuição desses campanhenses.
A construção do conhecimento possui muitas faces e fases. Temos o costume de observar a grandeza humana somente quando é exteriorizada pelos meios de comunicação, mas há aquelas que são imperceptíveis aos nossos olhos. Campanha possui uma biodiversidade que é responsabilidade de todos nós. Somos responsáveis pela colocação de nosso lixo no local correto, da fumaça que podemos evitar em nosso quintal, pela água que podemos evitar de desperdiçar.  Somos herança de nós mesmos e a solução para os problemas da humana está na biodiversidade, afinal “DEUS dá o frio de acordo com o cobertor”.

3 comentários:

  1. Outros professores, cada qual na sua área, deveriam ser convidados permanentes, com postagens semanais, mto interessante! Carlos Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Zé Milton, não moramos em Campanha, mas somos campanhenses e nos preocupamos com a cidade. Assim como tem o Prof. Fernando Nani, disposto e interessado, não existem outros professores assim tb interessados e dispostos? Não podemos deixar Campanha nesse ritmo da Prefeitura e das Secretarias de Turismo e de Cultura que não fazem nada, absolutamente nada, só pensam em receber o dinheiro todo mês e a cidade e o povo que se dane. Se nem propostas de eventos, de projetos eles não querem saber, não querem nem ouvir falar, realizar, fazer muito menos! Alguém precisa pensar que Campanha precisa virar o jogo! Vcs que moram aí, precisam descobrir mais pessoas interessadas e dispostas e essas pessoas fazerem o que as Secretarias de Cultura e Turismo deveriam fazer e não fazem! Já que eles comentaram, afirmaram abertamente com todas as letras que não querem fazer nada de novo, que vão continuar nos mesmos eventos de sempre, alguém tem que correr atrás! Parabéns pela sua luta, pela sua iniciativa! Nós achamos que alguém precisa puxar o carro. O certo era que fossem os secretários de turismo e de cultura que são pagos com o dinheiro do povo para isso, mas já que ele não fazem, alguém precisa fazer! Bete Ana Lúcia e Vera-SP

    ResponderExcluir
  3. Zé Milton, seu trabalho é nota 10! Digno de louvor! Soraia-BH

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts