quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

PRÊMIO INFANTIL DE AÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA.

'A menina que indica livros' ganha prêmio por vídeos no YouTube e ações de incentivo à leitura

G1 - 06/12/2017
Mais de 150 vídeos no YouTube com indicações de livros, 14 piqueniques para troca de livros e 500 exemplares doados são apenas alguns dos números que Catarina, de 11 anos, coleciona em sua carreira de "fada dos livros". Essa trajetória de envolvimento com a literatura rendeu, nesta semana, o troféu de primeiro lugar na 2ª edição do Prêmio IPL - Retratos da Leitura.
Moradora da Zona Leste de São Paulo, Catarina começou a carreira de booktuber há três anos sob o olhar atento da mãe Carla Bertulucci Trigo, de 43 anos. Foi inclusive durante um jantar em família que a ideia surgiu.
"Estávamos jantando e comentando sobre os vídeos de maquiagem das minhas amigas. E falei que eu queria fazer vídeo também, mas de alguma coisa que eu gostasse muito. Então falei “eu podia falar sobre o livro 'Menina Bonita do laço de fita'! Meus pais acharam legal e fui correndo pro quarto ensaiar. Na manhã seguinte, minha mãe me ajudou a fazer o vídeo e postei no Facebook, prometendo que eu faria aquilo todas as quartas feiras", lembra Catarina.
Na escola a iniciativa chamou a atenção dos professores e de lá saiu o nome da página. "Quando já tinha uns 4 ou 5 livros indicados, a coordenadora da escola onde eu estudo me chamou pra perguntar se eu queria responder uma entrevista para o jornal da escola. Eu fiquei muito feliz e fizemos no dia seguinte", conta Catarina.
Três anos depois e já com um site estruturado (www.ameninaqueindicalivros.com.br), o primeiro prêmio coloca a booktuber como a segunda vencedora do prêmio IPL na categoria mídia. No ano passado, o vencedor da categoria foi a prestigiada Revista Emília. Neste ano, em segundo lugar ficou o programa "Quarta Capa", da PUC TV Minas, de Belo Horizonte/MG, seguido em terceiro lugar para o "Blog do Galeno", do Instituto Ideall, em Ribeirão Preto/SP.

Exemplo e apoio
A trajetória de "A menina que indica livros" confirma duas observações usualmente feitas por especialistas: o exemplo dos pais é fundamental para que as crianças gostem de ler e a prática deve ser feita com liberdade.
Carla, mãe de Catarina, é psicóloga e sempre gostou de ler. " Creio que o interesse da Catarina pela leitura surgiu sim do exemplo em casa e também dos passeios que a gente sempre fez com ela, estimulando a sede de conhecimento", disse.
Atualmente, os pais ainda participam das rotinas de gravação e contato com seguidores ou até mesmo editoras. "Num certo momento, ela mesma vai querer assumir as postagens, contatos, etc... E tenho certeza que o público irá notar esta transição. Nos vídeos mesmo já notamos que ela tem se preocupado mais em ser mais crítica e falar mais sobre os livros, no início era só indicação e pronto. Creio que num determinado momento ela partirá para resenhas escritas mais elaboradas também. "
Se depender da vontade de Catarina, as resenhas de fato tendem a ficar cada vez mais criteriosas. Agora no 6ª ano do ensino fundamental, ela é fã de ciências, redação e já tem seus planos para o futuro. "Quando crescer, gostaria de publicar vários livros, ser uma escritora famosa. E penso em fazer faculdade de biologia", conta.

Veja abaixo os demais premiados do Prêmio IPL.

Cadeia produtiva
A Literatura no Cárcere – A formação do eu – Giostri Editora LTDA - São Paulo/SP;
Programa de leitura Adote um Escritor - Câmara Rio-Grandense do Livro - Porto Alegre/RS
Carrinho de livros – Solisluna Design Editora - Lauro de Freitas/BA

Organizações Sociais Civis
Tô na rede Pará - Instituto de Políticas Relacionais - São Paulo/SP,
Passaporte para o futuro - Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais / Banco de Livros - Porto Alegre/RS
Projeto Círculos de leitura - Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial- São Paulo/SP

Bibliotecas
Programa Prazer em ler - RNBC - Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias- Salvador/BA
Ler é legal – Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – Brasília/ DF
Leitores e mediadores em ação – Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage – Juiz de Fora/ MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts