terça-feira, 1 de novembro de 2011

ALAOR RIBEIRO.

Alaor Ribeiro

Campanha se viu abalada no dia 17/01/2007 com a notícia do falecimento de um de seus ilustres filhos: Alaor Ribeiro.
Alaor, falecido aos 76 anos, em Uberaba, vitimado por parada cardíaca, devido a insuficiência respiratória, diabetes e distúrbios metabólicos, foi sem dúvida um grande campanhense, mas, sobretudo, foi um homem de destaque no cenário mineiro; um homem que sempre engrandeceu o nome da Campanha por onde quer que tenha passado, principalmente por aquelas cidades em que mais tempo residiu: Lavras, Belo Horizonte e Uberaba. Destacou-se em tudo que abraçou: militar de carreira (tenente-coronel), advogado de renome, escritor e historiador perspicaz (membro do Instituto Histórico e Geográfico da Campanha), consultor político, além de brilhante desportista - um dos grandes destaques do futebol da Campanha, na década de 50. Com sua alegria e bom humor contagiantes fez inúmeros amigos por todos os cantos. Em Campanha tinha um grande ciclo de amizade, desde sua infância, adolescência e no convívio futebolístico; a esses ele citava como “abnegados companheiros”. Todos esses companheiros, e com orgulho nos incluímos entre eles, choraram a sua perda. E como seus amigos, nos permitimos recorrer a algumas de suas próprias palavras que encerram o seu livro sobre a Lei Orgânica do Município da Campanha Comentada, no tópico final, em que ele deixou uma declaração inequívoca de seu amor pela nossa Cidade: “Esta é a Campanha que eu amo e sempre amarei. Altaneira, poderosa, alheia aos conflitos sociais. Ela dá à nossa vida um sentido maior. Não se envergonha da caridade, mas não se vangloria por ela. Socorre a quem precisa e encontra a felicidade para os que procuram. Na metáfora de auxiliar o necessitado é ela que cresce aos olhos de Deus. Busca nas estrelas reluzentes o brilho divinal que seu amor nos pode dar. Vive feliz porque auxilia pelo prazer de ajudar. Alguns pensam que ela se desfaz nas mãos dos maus instrutores. Enganam-se, pois ela é mais forte que os enganadores. Outros a tratam desumanamente, mas quem doa não apanha. Sua cultura é inalienável” “Feliz de quem faz a travessia nesta terra abençoada, porque seus padroeiros continuam de plantão”.
E afirmamos: Alaor aqui fez sua travessia, foi feliz e sempre se orgulhou de aqui ter nascido e vivido grande parte de sua vida. Deixou marcas indeléveis, fez amigos e fez história. Campanha, com toda certeza pode se orgulhar desse seu filho. E, hoje, embora chorando a sua perda, somos conscientes que o bom Deus o levou para si.
Descanse em paz querido Alaor, companheiro de caminhada, amigo do peito, primo presente em todas as nossas dificuldades, homem desprendido e caridoso! Jamais o esqueceremos! E em nossas preces sempre estaremos com você.
Saudades!

Aos seus familiares e filhos, nosso conforto e nossos sentidos pêsames!

Gerson S. Ribeiro, em nome das Famílias Serrano, Ribeiro, Lorieri, de seus primos e amigos campanhenses.

Campanha, janeiro de 2007.

- ALAOR RIBEIRO, 76 anos, dia 17/01/2007, parada cardio-respiratória e distúrbios metabólicos.


Morre um grande campanhense
Faleceu em 17 de janeiro de 2007, na cidade de Uberaba/MG, com 76 anos, o Tem. Coronel Alaor Ribeiro, oficial reformado da Polícia Militar Mineira.
Filho de Ary Ribeiro, antigo funcionários dos Correios e Telégrafos e da costureira Amélia Pereira, aqui nasceu e fez seus estudos primário e secundário no Grupo Escolar Zoroastro de Oliveira e no Ginásio São João, respectivamente.
Desde criança demonstrou forte tendência para o futebol. Acabou sendo um dos grandes destaques campanhenses nesse esporte, chegando a figurar no cenário esportivo mineiro como atleta profissional. Jogador determinado, excelente marcador e dono de um preparo físico invejável, Alaor sempre teve participação marcante em todas as equipes que integrou nas décadas de 40, 50 e 60, quer como jogador, quer como dirigente. 
Renomado jurista, com especialidade em vários ramos do Direito e cursos nas áreas de História, Sociologia, Psicologia, Antropologia e Administração Pública, teve destacada atuação na política, no magistério, no jornalismo, sendo também numerosas suas incursões literárias e históricas.
AAndrés.

Adeus, amigo Alaor!
“A quarta-feira foi de grande tristeza para toda a equipe do Jornal da Manhã. Logo após o almoço chegou a notícia do falecimento do nosso querido amigo e colaborador, advogado Alaor Ribeiro. Por muitos anos ele enriqueceu as páginas desse matutino com suas crônicas bem escritas, muitas delas fruto de pesquisas que lhe consumiam horas de trabalho. Era um homem de idéias próprias, pulso firme, corajoso em suas atitudes. Mas igualmente generoso, dotado de um coração enorme, capaz de abraçar as causas mais difíceis, com o desprendimento e a dedicação de quem sabe onde quer chegar. Mesmo que não conseguisse lucro pessoal algum. Isso não lhe interessava. Dr. Alaor nunca foi materialista. Era, sim, um idealista. Advogado respeitado, combativo, ético Dr. Alaor não se furtava em ajudar os pobres e os aflitos. Lutava por eles. Aliás, foi um valente guerreiro até o fim, na sua luta contra a doença que o consumiu e da qual jamais se queixou. Esse era Dr. Alaor (...). Da convivência com ele tantos anos nasceu uma grande admiração de toda nossa equipe por esse ser humano sensacional. E ele correspondia, tratando a todos como se fossem de sua família. Ontem perdemos um grande amigo. Mas foi Uberaba quem perdeu mais, porque perdeu um de seus mais admiráveis filhos”.
Artigo publicado pela colunista Lídia Prata,
do Jornal da Manhã, de Uberaba/MG, na seção Alternativa, em 18 de janeiro.

Homenagem de Giro Esportivo a Alaor Ribeiro
Lázaro Tenório
Aos 76 anos de idade, vítima de complicações múltiplas, faleceu dia 17/01/07 em Uberaba, onde residia e onde foi sepultado, o conhecido desportista campanhense Alaor Ribeiro. No
ex-Colégio São João de Campanha, Alaor fez os seus estudos, onde, também, deu seus primeiros passos no futebol. Na década de 50, Alaor surpreendeu o Sul de Minas com sua exuberante performance no futebol, defendendo as cores do Palmeiras Futebol Clube, tão bem administrado por outro famoso desportista campanhense, o médico, Dr. Nelson Dias Ayres.
            Após esse período, Alaor deixou a sua cidade natal, rumando-se para Lavras atendendo a vários convites dos dirigentes esportistas daquela cidade. De Lavras, partiu para Belo Horizonte, onde ingressou nas fileiras do América mineiro, em atenção ao seu excelente desempenho no futebol. Na capital mineira, Alaor ingressou na Polícia Militar Mineira, tendo atingido a patente de Tenente-Coronel. Em continuação aos seus estudos, formou-se em direito, já com residência em Uberaba, onde continuou a prestar a sua criatividade nos esportes, assim como assistência na função de bacharel em direito. Naquela cidade do Triângulo Mineiro, veio a falecer, após longo período de exaustivas sessões de hemodiálise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts