sexta-feira, 25 de novembro de 2011

CABO CRISTIAN E O PROERD EM CAMPANHA

Entrevista com Cabo Cristian Gervásio, instrutor do Proerd _ Programa Educacional de Resistência às Drogas da Polícia Militar.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD – é a versão brasileira do programa norte-americano D.A.R.E. – Drug Abuse Resistance Education –, surgido em 1983. No Brasil o programa foi implantado em 1992 e atualmente conta com 03 cursos: Proerd para 5ª e 7a séries do ensino fundamental, e Curso Proerd para Pais.
O Proerd consiste em uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado, chamado Policial Proerd, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência.
Entrevista com cabo Cristian Gervásio, instrutor do Proerd _ Programa Educacional de Resistência às Drogas da Polícia Militar.


                     ISTO É CAMPANHA _ Há quanto tempo a PMMG vem desenvolvendo o PROERD em Campanha?

CABO CRISTIAN _ Iniciou os trabalhos com o Proerd em 2007, após me ofertarem e me capacitarem para desenvolvê-lo.

ISTO É CAMPANHA _ Quantos alunos já passaram pelo programa?

CABO CRISTIAN _ Aproximadamente 3.000 alunos de escolas públicas e privadas já foram submetidos ao programa, isto sem contar os municípios de Monsenhor Paulo  MG, onde trabalhamos nos anos de 2008 e Cambuquira MG no ano de 2009.

ISTO É CAMPANHA _ Existem no município outros Policiais Militares capacitados para desenvolverem o Proerd?

CABO CRISTIAN _ Ainda não. Atualmente só eu tenho a capacitação necessária para desenvolver o Proerd. Espero que no futuro, a PMMG capacite pelo menos mais quatro PM. Assim poderíamos atender uma área maior de educandários, tanto em Campanha quanto em Cambuquira, Monsenhor Paulo, bem como em comunidades rurais dos citados municípios.

ISTO É CAMPANHA _ Quais escolas estão contempladas com o Proerd?

CABO CRISTIAN _ Atualmente todos os educandários campanhense que dispõem do currículo de 5º ano do ensino fundamental. Nossa maior preocupação hoje é com o currículo de 7º, com o qual não trabalhamos a dois anos consecutivos por demanda de tempo, algo que estou disposto a corrigir a partir de 2012.

ISTO É CAMPANHA _ Então quer dizer os alunos passam pelo Proerd por duas vezes no ensino fundamental?

CABO CRISTIAN _ Sim. Iniciamos o programa no 5º ano, currículo intitulado “uma visão de suas decisões” e em ato contínuo, no 7º ano desempenhamos aquilo que pedagogicamente chamamos de “reforço”, ou seja, o currículo de 7º ano, intitulado “Investindo em sua própria vida”

ISTO É CAMPANHA _ Qual é a duração do programa e onde ele é feito?

CABO CRISTIAN _ o currículo de 5º ano dura nove semanas e o de 7º ano oito semanas, em aulas de 60 minutos, uma vez por semana. As aulas são ministradas dentro da própria sala de aula do aluno, com o consentimento dos professores e diretores. As aulas são dinâmicas, cada estudante tem seu material didático próprio, cedido pela própria PMMG.

ISTO É CAMPANHA _ E o Proerd de Pais, fale-nos sobre ele?

CABO CRISTIAN _ O Proerd de Pais _ “Você conhecendo seu filho” é um curso extensivo a todas as pessoas que tem filhos, irmãos, enfim, crianças e adolescentes sob sua guarda. Nele há uma troca de experiência entre os participantes em cinco reuniões semanais para desempenharmos orientações e debates quanto à problemática das drogas entre nossas crianças e adolescentes dando a esses pais perspectivas adicionais com relação ao que já sabem e conhecem de seus filhos, ou seja, ferramentas para proteger seus filhos das drogas e violência. Ao final também fazemos uma formatura com certificado aos participantes 

ISTO É CAMPANHA _ Ao final de cada ciclo tem a formatura não é?

CABO CRISTIAN _ Sim, ao final de cada ciclo, fazemos a formatura dos alunos, contemplando-os com uma camiseta e o certificado de conclusão expedido pela PMMG.

ISTO É CAMPANHA _ Cabo Cristian, o espaço está aberto para suas considerações finais.

CABO CRISTIAN _ Primeiro quero agradecer ao Blog Isto é Campanha na pessoa do Sr. José Milton, pela oportunidade e pelo espaço cedido para divulgarmos nosso trabalho. Em seguida comunicar a todos, que estamos iniciando o I Curso de Proerd do currículo de Pais, onde se encontra ocorrendo todas as quintas-feiras na Igreja Adventista. Os interessados podem nos procurar no Quartel, através do telefone 35 3261 3035.

O conteúdo curricular deste programa consiste de cinco lições que se concentram em fornecer aos pais informações relevantes sobre drogas, uso e experimentação de drogas, violência e aptidões de como orientar. Durante as cinco lições, os pais aprenderão maneiras através das quais poderão criar um ambiente positivo, que beneficiará a boa saúde e o bem-estar de seus filhos.
O Proerd, sendo uma atividade educacional preventiva, é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da Paz e a construção de uma sociedade mais saudável, feliz e principalmente mais segura.

Os agradecimentos do blog Isto é Campanha ao Cabo Cristian, que gentilmente nos atendeu para levarmos aos nossos leitores, o que vem sendo feito em relação a prevenção as drogas em nossa cidade.

 Cabo Cristian Gervásio.
 O carinho que Cristian dedica a todas as crianças.
Cabo Cristian em uma das solenidades do PROERD.

2 comentários:

  1. Importantíssimo trabalho! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Quando se faz algo que gosta,e faz com amor não tem como não da certo.Parabens ao Sr cabo Cristian e cotinue incentivando nossas crianças para uma vida saudavel..

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts