Olá amigos.
Mesmo ficando praticamente um mês sem postar nada, nosso blog mantem a média de 60 acessos diário desde o seu lançamento. Confesso que estava muito desmotivado em postar qualquer coisa aqui, uma vez que o feedback principalmente das pessoas residentes em Campanha, é minimo. Procuro sempre postar matérias que mesmo não sendo notícia de Campanha, deve interessar as pessoas de qualquer parte. Eu pensava: não sou jornalista, não sou político, não sou professor, se as pessoas que estão ocupando cargos público, nos representando, pouco se importam com a divulgação da nossa cidade, com a nossa história, com as nossas tradições, nossa cultura, nossa boa educação, nosso turismo, por que eu tenho que me preocupar? Confesso que a vontade é a de chutar o balde e ficar bem quietinho no meu canto. Mas, isto não combina comigo. Feliz ou infelizmente, "vocês vão ter que me engolir" como disse um dia o velho Lobo Zagalo. E a "culpa" desta minha decisão, cabe aqueles poucos leitores que nos últimos 30 dias, deram suas opiniões em alguns artigos aqui postados. De Campanha apenas um. Mas, sugiro a vocês que dêem uma lida nos comentários postados. Principalmente as autoridades, que eu sei que lêem o nosso blog, mas preferem se omitir, porque as opiniões e sugestões são muito importantes e seriam muito bem vindas para a nossa cidade. Gostaria muito de conhecer estas pessoas que visitam Campanha e me coloco a disposição de vocês. Meu endereço é: josemiltonjunqueira@gmail.com - Tel. 35-3261.1380 - celular 35-9916.043 -
aqui em Campanha estou o dia todo em minha loja Foto Fênix - Rua Getúlio Vargas - 138 - Centro.
Nas quartas-feira as 15 horas me dedico ao Grupo Bem Viver, mais conhecido por terceira idade, mas nada a ver. O grupo é de qualidade de vida, independentemente de qualquer idade. As 19 horas também nas quartas-feira meu compromisso é com o Grupo do AMOR EXIGENTE. Um grupo de apoio aos familiares de dependentes químicos.
Um abraço à todos e espero pelo retorno de vocês. Tenham todos um excelente final de semana.
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA
VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD - CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380
Popular Posts
-
De onde vem o pesadelo? - SUPERINTERESSANTE Comportamento - SUPERINTERESSANTE Apesar de assustadores, eles são muito úteis par...
-
Pessoas que APARECEM em DOIS LUGARES ao MESMO TEMPO ! Como isso é possível ? As pessoas duplas José Carlos Leal Chamam-se ...
Prezado blogueiro Zé Milton, PARABÉNS, PARABÉNS COM LETRAS MAIÚSCULAS pelo seu blog! É excelente! O seu trabalho é excelente! Sou Tânia Campos, paulistana, recém aposentada, residente em Poços de Caldas há poucos meses. Estive em sua belíssima cidade há algumas semanas, depois de ver minha curiosidade suscitada por inúmeros artigos relacionados às cidades-destino da Copa do Mundo sul-mineiras (é com hífen?): São Lourenço, Caxambu, Lambari, Três Corações e observar que a história de todas têm na abertura de seu capítulo inicial a menção sobre o pertecimento à cidade de Campanha. Fiquei intrigada, afinal todas as cidades sul-mineiras da Copa, da COPA DO MUNDO são "campanheses" E como? Por que não se destaca Campanha? Ontem, o programa televisivo, global 'Globo Esporte' esteve em Varginha e em Poços de Caldas e mencionaram inúmeras cidades vizinhas e não mencionaram Campanha, a cidade mais antiga e pelo que acabo de pesquisar: vizinha geográfica, é contígua à cidade de Varginha! Como? Por que? E agora ao ler sua postagem, descubro! Mas não desanime, mesmo que aqueles que deveriam fazer não fazem, não cumprem o seu dever, prossiga com esse importantíssimo veículo de comunicação que tanto tem projetado Campanha! Lembre-se sempre de que são iniciativas como a sua é que mudam o curso da História! Não possuo intimidade com as novas tecnologias, sou uma internauta eventual, mas sempre que eu me deparar com artigos interessantes para a divulgação da cidade-maior do Sul de Minas encaminharei para o seu blog! Tentarei localizar algumas ainda hoje e remeterei os links para o blog! BLOGUEIRO ZÉ MILTON, PARABÉNS PELO SEU BLOG E PELO BELO TRABALHO!
ResponderExcluirAo blogueiro ZÉ MILTON, também o cumprimento pelo bom e importante trabalho que você desenvolve com esse blog nessa cidade tão importante como é Campanha! É incrível, mas é mais fáci encontrar informações sobre Campanha em "sites" de outras cidades, de outros estados, de universidades do que em "sites locais", o que pela lógica deveriam ser os espaços que mais divulgam Campanha. Seu blog, ao lado dessas mídias de fora de Campanha, é que colocam a cidade no mapa. Se me permite algumas sugestões: 1- no seu blog deveriam ser incluídos alguns "MARCADORES" ao fim de cada postagem, isso ajuda bastante na divulgação; 2- o seu blog deveria promover uns CONCURSOS de fotografias, de redação para os estudantes de CAMPANHA com premiação oferecida pelo comércio, indústria locais. É preciso que aconteça uma sensibilização, um despertar dos campanhenses! É preciso que os campanhenses descubram que o papel principal no sul de Minas é de Campanha! Qualquer uma das centenas de cidades do sul de Minas, quando escreve algo, precisa começar do começo e o começo sempre será CAMPANHA! Depois que os campanhenses, especialmente CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JOVENS CAMPANHENSES começarem a se dar conta disso... tudo, seguramente, será alterado, e claro, para melhor! Carlos Navarro-BH
ResponderExcluirMinha avó materna era campanhense: Antônia Fernandes, moro em Pouso Alegre e foi através de colegas de outras cidades da região no tempo do ensino médio aqui é que descobri a importância de Campanha, me lembro de uma colega de Maria da Fé, sabia tudo sobre Campanha, formou na Unicamp, hoje estuda na França. Na época falei para os primos que moram aí e eles ficaram abismados,ninguém sabia nada sobre a importância de Campanha. Todo mundo no Sul de Minas torce para que Campanha descubra isso, que as escolas coloquem bastante conteúdo sobre isso. É por isso que o povo daí é mais apático que os de outras cidades, eles precisam ter mais oportunidade de conhecer a rica história da cidade que é a história de todo o Sul de Minas, As ideias dos concursos com prêmios é excelente! Aproveito para enviar umas sugestões: "Qual o atrativo turístico de Campanha eu apresentaria para um "turista da Copa"?", "Escrevendo uma carta para uma "empresa" solicitando um patrocínio para cuidar de um bem cultural e justificando a importância desse bem", "A história,as técnicas de todos os artesanatos que são produzidos na cidade",(os italianos começaram a fazer os cristais aí! Minha cunhada de Poços me contou esses dias!). É muita coisa! Os temas não vão faltar e há pessoas mais habilitadas para sugerir. E o foco deveria ser o pessoal do Ensino Médio, nessa faixa têm mais condições de pesquisa e a Associação Comercial daí apoiando. Campanha precisa valorizar mais o que tem e tirar proveito, a população é a maior beneficiada. Mais renda na cidade significa mais qualidade de vida, mais médicos, mais dentistas, mais profissionais de saúde, mais remédios,tudo gratuito, mais atenção e mais cuidado oom a vida (como sou da área de saúde e atendo muitos pacientes de Campanha estou fazendo essa observação!). Que a meninada abrace a causa e alavanque Campanha. Campanha merece, os campanheses merecem! E que o blogueiro Zé Milton e seu blog continuem fazendo esse trabalho consrutivo, mostrando ISTO É CAMPANHA! Adriana Castro.
ResponderExcluirMuito bom o seu blog,divulga mesmo a cidade, a região! Que tal acrescentar um subtítulo no cabeçalho do blog ISTO É CAMPANHA - AQUI NASCEU O SUL DE MINAS - ou - A CIDADE MAIS ANTIGA DO SUL DE MINAS - ou - A CIDADE-MÃE DO SUL DE MINAS - etc (ouço muito essa última expressão) e acrescentar uns mapas na lateral como indicativos, um mapa simples esquemático, mostrando Rio, Sampa, Belô e CAMPANHA em destaque e equidistante das grandes capitais e no entorno as maiores cidades e as mais 'turísticas' e junto com esse mapa atual colocar um mapa antigo mostrando toda a extensão de Campanha?
ResponderExcluirEmbora seja corrente que os campanhenses não gostem de sugestões e até se zangam quando os sul-mineros opinam, sugerem, eu me arrisco, pois sou encantada, maravilhada com a cidade, com tudo que se refere a Campanha, acho a cidade o máximo! Carla Melo de Passos.
Eu. Vanessa Leite e a Carla Melo estamos retornando do Festival de Cinema em Tiradentes, evento em que o conterrâneo Selton Melo foi homenageado e lá encontramos vários apaixonados por Campanha, que sabem do valor cultural da cidade, visitam a cidade e adorariam ver a cidade como palco, cenário de intensa programação cultural o ano todo. Também estou me arriscando em opinar, mas acho que os campanhenses deveriam sim pensar em ser mais antenados, mais receptivos, nós todos do Sul/Sudoeste de Minas somos um bloco só! Campanha é como a casa da avó que a gente gosta de ir, curtir, penso que deve ser evocada uma relação afetiva entre os campanhenses e todos os sul-mineiros. Tânia
ResponderExcluirVanessa de Passos diz: Elogio o blog, dou uma força para o blogueiro, nem pense em desistir: incremente ainda mais! Acho que deveriam existir centenas de blogs campanhenses. Sinto falta de mais fotografias aqui sobre os atrativos naturais, culturais... É muita história para contar, muita beleza para mostrar! Os professores das escolas locais deveriam privilegiar essas atividades. Campanha brilhando, todas as centenas de cidades do Sul e Sudoeste de Minas também brilham! É bom para todo mundo! Vanessa Leite de Passos
ResponderExcluirVejo as conscientes e consistentes vozes desse blog como ecos de cidadãos que se preocupam com a construção de novos tempos e espaços mais dignos e justos não só para sua geração como também para gerações futuras. Observo as colocações, as sugestões a vontade de fazer com que Campanha, além de cidade-mãe de uma região seja uma cidade-mãe para seus cidadãos. Uma cidade que pode gerar oportunidades, emprego, renda, vida digna para todos que aí nasceram e/ou residem. Uma cidade que possui águas, cachoeiras, lagoas, represa, cavernas, pinturas rupestres, achados arqueológicos, serras, matas, reservas ecológicas, fauna e flora singulares, clima agradável, traçado urbanístico peculiar, arquitetura civil e religiosa de todos os estilos, documentos que contam a história de 300 anos não só da cidade e da região, mas de todo o Brasil, histórias e trajetórias de pioneiros, mulheres à frente de seu tempo, professoras, escritoras, jornalistas, artistas, cientistas, até um Santo (Santo Padre Victor do qual sou devoto, toda minha família é devota!), festas populares, manifestações culturais, eventos esportivos, todos de longa tradição, artesanatos, gastronomia... Uma cidade que não precisa construir, criar, inventar atrativos turísticos, (não precisa inventar, mas inventariar!), todos esses atrativos turísticos já existem em profusão, há apenas a necessidade de se transformar todo esse manancial de riquezas numa fonte de geração de emprego e renda, fazer de sua gente, verdadeiros cidadãos. E esse blog, de maneira muito elegante e bem conduzida, cumpre o seu papel midiático, de meio de comunicação, é uma voz que nos diz ISTO É CAMPANHA! Lutemos por políticas públicas, por projetos, tudo se constrói com projetos, com esforços coletivos. Falo por mim, esse blog e as conexões que ele desencadeou me ajudaram a definir a carreira escolhida!
ResponderExcluirWesley Campos, estudante/calouro de Turismo, neto de campanhenses
Gostaria de endossar os cumprimentos ao editor do blog que, embora não conheça pessoalmente, reconheço que desenvolve um grande esforço para construir uma proposta positiva. Admiro a cidade de Campanha, a região do Sul de Minas e a importância de ambas para a história, a cultura de Minas e do Brasil. É lamentável que não haja centenas de iniciativas locais para a divulgação da cidade, que possui uma história e uma cultura tão ricas. Enfileiro-me com os que reconhecem o importante, o necessário, o elogiável trabalho que você como blogueiro desempenha com esse veículo de comunicação. Concordo que deva haver uma preocupação com a meninada para que se forme uma nova geração antenada, crítica, que dispensa o "pão e circo" que lhe são oferecidos. Uma nova geração consciente de que existem possibilidades de atividades profissionais a partir da cultura, uma 'economia criativa' capaz de retornar ao cidadão os trilhões de impostos arrecadados. Uma 'economia criativa' que pode propiciar educação, formação para o trabalho, geração de emprego e renda, na própria cidade onde nasceram, caso assim o queiram, uma 'economia criativa' capaz de assegurar efetivamente o que está na nossa Constituição. Blogueiro Zé Milton, não desista! O Brasil e sua cidade precisam de vozes! Vozes que lutem pelo bem-comum! Sempre passo por aqui! Já li muitos tópicos interessantes, mas sei que há um turbilhão de informações sobre Campanha que ainda precisam ser divulgadas. Não deixe de conferir o link abaixo:
ResponderExcluirhttp://www.cultura.gov.br/culturaviva/premio-agente-jovem-de-cultura/
e estimular o protagonismo dos jovens de sua cidade e região. É a partir de pequenas iniciativas de conscientização, no hoje, que construímos um novo amanhã mais justo, democrático. Renato Toledo de Almeida-São Paulo-SP
Sou uma professora itajubense aposentada e residente em BH, mas apaixonada pela minha região de origem, o Sul de Minas. Fui aluna, ao longo de muitos anos, da lambariense de origens campanhenses, Alaíde Lisboa, que não se cansava de enumerar os grandes mestres campanhenses de todos os tempos. Descobri esse blog há 2 meses (indicação de amigos sul-mineiros) e semanalmente dou uma passeada por aqui. Gosto bastante das postagens. Aposto num concurso para professores e projetos pedagógicos sobre Educação Patrimonial com premiação para o projeto e para o professor. Tenho visto vários municípios desenvolvendo essa iniciativa e com muito proveito. Também me atrevi em deixar registrada uma sugestão, esperando que os campanhenses não se aborreçam, pois está bem claro que falta na cidade um trabalho de conscientização sobre a maior riqueza local que é o patrimônio cultural, a começar pelos estudantes. Assim como o Brasil, em todos os municípios e em Campanha não é diferente, há uma grande tarefa a ser cumprida pelo setor de Educação. Beatriz Rennó Magalhães-BH
ResponderExcluirNão tenho capacidade para fazer comentários tão bem feitos como os que eu estou lendo mas nasci em Campanha e agora moro e trabalho em São Paulo e sonho de voltar a morar em Campanha viver numa cidade com mais oportunidade e acho que esse blog mostra isso por tudo que eu já li não se pode deixar acontecer aí o que teve no Rio que foi a falta de projeto! Campanha pra conseguir chegar onde precisa tem que ter projetos. Espero voltar e com oportunidades iguais pra todos. Ana Maria Braz de Carvalho neta do Zé Braz.
ResponderExcluirAo Blog ISTO É CAMPANHA: Ontem fiquei de remeter os links mas são "milhares", não só em português, mas em outros idiomas. Segue um exemplo:
ResponderExcluirhttp://www.lambari.mg.gov.br/mat_vis.aspx?cd=6499
Este é o "site" oficial da Prfeitura de Lambari
Histórico do Município
Século XVIII – A Descoberta das Águas e Criação do Povoado
A origem de Lambari está ligada ao nascimento de outra cidade importante: Campanha. Desde o final do século XVII, a região entre o Rio Verde e o Rio Sapucaí foi explorada por aventureiros originários de Bandeira Paulista. Estes homens fixaram-se e exploraram o ouro e as pedras das “minas do Rio Verde”.
Agora, além dos 'sites' oficiais, que são muitos, há os comerciais em grande número, além dos turísticos que são bem criativos e, por fim, os acadêmicos numa linguagem mais aprimorada com resultados de interessantes e importantes pesquisas. É mm mta informação sobre Campanha, agora desobri sobre livros e bibliotecas se referindo a Campanha, vou lê-los mais tarde. Pouco a pouco, vou trocando ideias com vc e seus outros leitores.Tânia-Poços
Se nos permitem, considerando que os espaços na mídia são para manifestações. Somos de Três Pontas, imaginávamos um certo descaso de Campanha, de campanhenses em relação à Catedral, em relação ao Santo Padre Victor, mas infelizmente pelo que estamos constatando o descaso é total, geral, amplo... o que é lamentável! Há necessidade de poder público, iniciativa privada, sociedade mobilizada em todos os assuntos, independente do tema, do assunto sempre há que se reunir esforços!Que Campanha possa descobrir seu mais ilustre filho! Antônio e Dirce Vilela
ResponderExcluirZé com o final do ano, muita correria, acabamos parando um pouco as coisas, Concordo plenamente com sua exposição com relação ao descaso de pessoas que deveriam, zelar, e trabalhar por nossa cidade, venho lutando todos os dias para levar o nome e o reconhecimento por nossa cidade, mas como você mesmo disse e descaso é muito grande. Mas também gostaria de me colocar a disposição de todos quanto a informações e história de nossa cidade, o ESPAÇO CULTURAL CAMPANHA, que fica localizado a Praça Dom Ferrão, 111- Centro, expõe um pouco da história da nossa cidade, através de fotos de várias momentos de nossa história. Entrem também no Blog- espacoculturalcampanha.blogspot.com onde estou montando um acervo com as histórias de nossa cidade e filhos ilustres, que são muitos e que pouco valor tem recebido. Zé Milton, como já tinha te dito anteriormente, estamos com essa luta, apesar da correria estou a disposição para conversar e continuar a com a luta pela nossa cidade. Mesmo que isso venha aborrecer uma pequena mineria.
ResponderExcluirCampanha é uma cidade muito amada! É uma cidade maravilhosa! São milhões que se sentem campanhenses e por isso reivindicam a presença dela no mundo virtual, já que tudo hoje está na web e o passado é muito representativo. Seu blog como outras centenas de blogs de Campanha são mais do que necessários e benvindos. Ninguém tem que desanimar não, pelo contrário, todos devem e precisam incentivar a criação de outros muitos, muitos, muitos, muitos, muitos blogs... Campanha é CAMPANHA! Neusa Sampaio-BH
ResponderExcluirEstou aqui pesquisando, mas não achei nada sobre turismo religioso de vocês, ISTO É CAMPANHA, você viu isso?
ResponderExcluirhttp://www.turismo.mg.gov.br/noticias/1050-noticias
no SITE DA SECRETARIA ESTADUAL DE TURISMO?
Repare no comentário da secretária de governo Renata Vilhena!
As recordações da Semana Santa de Campanha que é patrimônio cultural! Está em vários sites, blogs... Carlos Abrão de São Lourenço
Blogueiro Zé Milton (reparei que muitos te chamam assim!), ontem um amigo jornalista mineiro me ligou, Carlos Valadares, para indicar teu blog, em função das dificuldades enormes de se encontrar Campanha na webmídia! Vocês precisam de webjornalistas, milhares de blogueiros... Sou jornalista e trabalho com a área de turismo (artigos para revistas de bordo, epsecialmente!). E por sugestão dele, já que observou a não divulgação ainda em Campanha da repercussão dos "COMPOSTELA DAS PADROEIRAS" e "COMPOSTELA DOS SANTOS" te envio o alerta! Faça mais contato com as cidades da região de Baependi, São Lourenço, Caxambu, São João del-Rei... não deixe de manter contato, frequentar lá, fotografar, publicar...(eles são a maior "porta de entrada" desse segmento turístico e são internacionais. Tomarei a liberdade de pulbicar um link aqui mesmo, mostrando o quadro em Minas, pois assim outros lêem! Vocês em Campanha precisam afinar com a política turística mineira, a melhor do país, precisam de multiplicadores, todos os campanhenses que estão nas redes sociais, precisam fazer como os de outras cidades que se articulam, precisam publicar, divulgar, disseminar as notícias! As boas e as ruins fazer as cobranças, gritar, 'botar a boca no trombone', é nos blogs, nos sites, nas redes é que vamos mudar o nosso país, a começar pelos nossos bairros, cidades... Valquíria Leal,Rio
ResponderExcluirhttp://www.turismo.mg.gov.br/noticias/1089-noticias-
ResponderExcluirMinas Gerais cresce mais que Estados do Sudeste e que média nacional em fluxo de passageiros
ResponderExcluir(BELO HORIZONTE - 23/01/2012) - Minas Gerais foi o Estado da Região Sudeste que mais cresceu no fluxo total de passageiros no último ano em relação a 2010 (27,1%), ultrapassando a média de fluxo de crescimento do país (15,5%) para o mesmo período, segundo a Infraero. Em segundo lugar, está o Rio de Janeiro com 16,2%, seguido de São Paulo com 13,8%. Somente os desembarques no Aeroporto Internacional Tancredo Neves cresceram 39,5%, se comparados os anos de 2010 e 2011.
O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, comemora o resultado e atribui o sucesso dos números às políticas públicas implementadas no setor turístico. “A posição que Minas Gerais ocupa hoje reafirma a assertividade do Governo de Minas no trabalho de planejamento e captação de novos voos para o Estado, por meio do Programa Decola Minas”.
Ainda segundo dados da Infraero, em relação aos desembarques internacionais em aeroportos de Minas Gerais, o Estado cresceu quase três vezes mais que a média nacional (13,7%), atingindo 38%. Nos desembarques nacionais, o aumento chegou a 26,7%, superior ao crescimento do país (15,7%).
Decola Minas
O Programa Decola Minas, criado em 2008 pelo Governo do Estado, tem o objetivo de aumentar a oferta de voos partindo de Minas Gerais com destino aos principais centros emissores de turistas nacionais e internacionais. Desde 2008, foram implantados voos partindo de Belo Horizonte para Lisboa (TAP Portugal), Panamá (Copa Airlines), Miami (American Airlines e TAM Linhas Aéreas) e Montevidéu (Pluna Linhas Aéreas).
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais
Minas Gerais é destaque como destino prioritário aos turistas estrangeiros na Copa do Mundo de 2014
ResponderExcluirMinas Gerais possui o maior número de municípios definidos pelo Ministério do Turismo como preferenciais nas ações de promoção oficial ao turista estrangeiro que visitará o país na Copa do Mundo de 2014. Dos 189 destinos selecionados, 22 são mineiros.
O resultado é fruto de estratégia de planejamento e gestão do Governo do Estado de Minas Gerais, que adota ações, com antecedência, para estruturação dos destinos, contribuindo para o aumento da competitividade nos mercados nacional e internacional.
O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, comemora a escolha do Ministério e atribui o resultado ao trabalho integrado realizado na gestão do turismo mineiro. “Sabemos que o turista que vem para a Copa deverá visitar, em média, três cidades além do destino escolhido para acompanhar os jogos. Para atender à demanda, o Governo de Minas vem trabalhando, junto aos receptivos mineiros, roteiros prioritários para a Copa de 2014, a fim de que o turista conheça os atrativos e aumente a sua permanência no Estado”.
Ainda de acordo com o secretário, o resultado é a comprovação da pluralidade cultural e riqueza natural do Estado, tornando Minas Gerais um destino procurado pelos turistas que buscam alternativa aos destinos de sol e praia. “Pesquisa de Demanda Internacional no Brasil, divulgada pelo Ministério do Turismo, em 2010, demonstra que 32,7% dos turistas que viajam a lazer, procuram atrativos de natureza, ecoturismo e aventura e 18% procuram atrativos de cultura.”
Destinos mineiros
Os destinos foram escolhidos seguindo o critério de distância de até três horas (via terrestre) ou até duas horas (via aérea) das cidades-sede do Mundial. Em Minas Gerais, foram escolhidos, no raio de 50 km da capital Belo Horizonte, Mariana, Sabará e Brumadinho (Inhotim). Até 150 km, o turista poderá conhecer Ouro Preto, Congonhas e, na Região das Grutas, Lagoa Santa, Sete Lagoas e Cordisburgo. A até 300 km, os cidades escolhidas foram: Tiradentes, São João del Rei, Prados, Coronel Xavier Chaves, Resende Costa, Lagoa Dourada, Diamantina e Serro. E, acima de 300 km, a sugestão são os destinos de bem-estar: Caxambu, São Lourenço, Lambari, Três Corações e Araxá.
Todo empenho já vem sendo feito para melhoria da infraestrutura, capacitação e preparação do Estado. A maior conquista para o turismo de Minas Gerais em 2011 foi o repasse do ICMS relativo ao critério “turismo”, para 44 municípios do Estado. Além de ser uma ação pioneira no Brasil, Minas Gerais dá exemplo da descentralização de recursos, com repasses diretos aos municípios, para investimentos em ações, programas e projetos voltados para o desenvolvimento do setor turístico.
Veja abaixo o ranking:
MG:22
BA:20
CE:14
RN:12
PB:11
AM:11
RJ:11
MT:11
MA:09
AL:09
ES:09
SC:08
PE:07
RS:07
SP:06
GO:06
MS:04
PR:04
PI:03
TO:03
DF:01
PA:01
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais
Blogueiro Zé Milton, com sua devida licença, sugiro que fiquem mais atentos às notícas de Turismo em Minas Gerais, acessem diariamente sites de Turismo, sempre o site da Secretaria Estadual de Turismo, semanalmente, verifiquem os cadernos de Turismo dos jornais impressos de Minas e não só seu blog, mas outros blogs daí repercutam na 'webmídia'. Valquíria Leal,Rio
ResponderExcluirAproveitando vcs têm 'webrádio'?
ResponderExcluirhttp://www.turismo.mg.gov.br/noticias/1072-noticias
ResponderExcluirSecretário de Estado de Turismo quer incentivar a indústria criativa no turismo mineiro
ResponderExcluir(BELO HORIZONTE - 03/11/2011) - O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, afirmou, na manhã desta quinta-feira (03), durante abertura do seminário “Belo Horizonte de portas abertas para o mundo”, que a partir do próximo ano, o “Minas Criativa”será um dos projetos estratégicos do Governo de Minas. O projeto tem como foco integrar os setores criativos emergentes, buscando a formação de um sistema capaz de conferir maior valor econômico aos serviços e bens culturais e turísticos e produzidos em Minas.
O secretário ressaltou que, cada vez mais, o turista procura um destino autêntico, verdadeiro, com possibilidade de trocas culturais e interação, e destacou a vocação do Estado para o turismo vivencial. “Minas Gerais, por seus modos de produção, pelos seus saberes fazer materializados no artesanato, nas artes plásticas, na produção gastronômica e, acima de tudo, sob a influência da típica hospitalidade e cordialidade do mineiro, apresenta imensa atratividade para esta vertente do turismo atual”, disse.
O secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, durante a abertura do seminário
“Belo Horizonte de portas abertas para o mundo”
Crédito: Carlos Alberto - Secom MG
Agostinho Patrus Filho lembrou ainda que o projeto é um trabalho de conjunto de articulação entre as pastas do Governo. “O Minas Criativa propõe uma gestão pautada pela cooperação entre governo, empreendedores, organizações públicas e privadas, instituições acadêmicas e participação popular. Queremos, juntos, fortalecer a identidade de Minas Gerais, trabalhando com uma linha de produtos que tenha identificação com o Estado”, completou.
O seminário
O seminário “Belo Horizonte de portas abertas para o mundo”, que acontece de hoje até o próximo dia 05, traz em sua programação debates que envolvem o poder público, sociedade civil, empresas e especialistas em gestão cultural e turismo. O objetivo é apresentar um programa para o desenvolvimento local na cidade, envolvendo os temas Cultura e Juventude, com vistas a Copa do Mundo de 2014.
O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte e ONG Contato e tem o apoio do Governo de Minas, Ministério da Cultura, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Fundação Banco do Brasil. O seminário conta também com a participação da Secretaria Geral Ibero Americana, que apóia o incremento das relações multilaterais entre países por meio da cultura e da juventude.
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais
http://www.turismo.mg.gov.br/noticias/1081-noticias-
ResponderExcluirVice-governador Alberto Pinto Coelho lança o Portal do Turismo Mineiro
ResponderExcluirO portal traz informações sobre atrativos e serviços de municípios mineiros, disponibilizando ao turista conteúdo e plataforma mobile, o que possibilita acesso às informações através de Iphone, Ipad e sistemas Android.
(BELO HORIZONTE - 15/12/2011) - O vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho lançou, nesta quinta-feira (15/12), no Palácio Tiradentes, o Portal do Turismo Mineiro. Idealizado pela Secretaria de Estado de Turismo, o portal é uma ferramenta web que possui uma programação visual diferenciada, oferecendo aos turistas toda a informação necessária para planejar sua viagem: os principais atrativos turísticos, as programações culturais dos municípios, rotas e roteiros divulgados no Estado.
Inicialmente, o portal traz informações sobre atrativos e serviços de 117 municípios, incluindo os 22 destinos indutores do turismo em Minas. A previsão é de que, no primeiro semestre de 2012, cerca de 350 cidades integrem o conteúdo.
O portal é uma plataforma tecnológica que disponibiliza informação turística sobre Minas Gerais e também possibilita uma interligação com toda rede do turismo mineiro. Com conteúdo colaborativo, traz informações sobre serviços de hotéis, restaurantes, equipamentos, atrativos e monumentos alimentados pelas entidades ligadas ao turismo, municípios, associações de circuitos turísticos e empresas da iniciativa privada.
Também disponibiliza diversas tecnologias úteis para os turistas que desejam planejar sua viagem pelo Estado como: integração com mapas e sistema de previsão do tempo, conversor de moedas, ferramenta de criação de roteiros personalizados e lista de favoritos.
Além disso, o portal torna acessível um extenso acervo multimídia com fotos e vídeos do Estado, além de estar integrado às redes sociais. E ainda, está disponível ao turista conteúdo e plataforma mobile, o que possibilita ao visitante acesso às informações turísticas de Minas Gerais através de Iphone, Ipad e sistemas Android.
O secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, lembrou uma pesquisa da Embratur que demonstra que a internet é a principal fonte de informações para mais de 30% dos visitantes de um destino. “Estamos atentos às tendências de mercado. Os grandes atores do turismo são aqueles que fazem a atividade acontecer na ponta, no contato direto com o visitante. Por isso, a participação de todos na construção do conteúdo do portal é fundamental. Esta é também uma oportunidade para que as empresas mineiras inovem em conectividade com o mundo e incrementem suas vantagens competitivas”, afirmou o secretário Agostinho Patrus.
Para conhecer o Portal do Turismo de Minas Gerais, acesse www.minasgerais.com.br.
Participaram da cerimônia a secretária adjunta de Estado de Turismo, Silvana Melo do Nascimento; o presidente da Companhia Mineira de Promoções (Prominas), Tancredo Augusto Tolentino Neves; a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Rafaela Simone Fagundes Lopes Vale; o diretor de Marketing da Belotur, Artur Vianna, representando o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda; o presidente do Belo Horizonte Convention Visitors Bureau, Roberto Fagundes; a presidente da Associação das Caminhantes da Estrada Real, Maria Elvira, além de empresários e representantes do trade turístico.
O secretário de Estado de Turismo durante lançamento do Portal do Turismo Mineiro
O Portal do Turismo Mineiro oferece aos turistas
toda a informação necessária para planejar sua viagem
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais
http://www.turismo.mg.gov.br/noticias/1070-noticias
ResponderExcluirGoverno de Minas quer ampliar comercialização do destino MINAS GERAIS Gerais para a Copa de 2014
ResponderExcluir(RIO DE JANEIRO - 20/10/12011) - O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, durante o segundo dia de atividades da ABAV- Feira das Américas 2011, no Riocentro, no Rio de Janeiro, afirmou que o foco do Governo de Minas é fomentar a articulação das empresas de turismo mineiro com o trade nacional, incentivando a comercialização dos principais destinos turísticos do Estado e motivar o turista brasileiro a visitar Minas Gerais durante a Copa do Mundo de 2014.
Para esta edição do evento, que tem uma previsão de público de mais de 24 mil profissionais de turismo, o Governo de Minas apresenta, além da capital Belo Horizonte, alguns dos principais roteiros turísticos que estão sendo trabalhados para a Copa do Mundo da Fifa de 2014 como Serra do Cipó, Parque Estadual do Itacolomi, Cidades Históricas: Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Tiradentes, São João del Rei; Rota das Grutas de Lund; Circuito Cultural Praça da Liberdade e Brumadinho.
De acordo com Patrus Filho, além de estarem próximos da cidade sede, estes roteiros atendem às exigências do turista internacional que tradicionalmente viaja para assistir aos jogos da Copa do Mundo. Pesquisa realizada na África do Sul, em 2010, durante o mundial, apontou que o turista de Copa do Mundo, além do futebol, procura também por atrativos turísticos nos segmentos de natureza, aventura e cultura. “Minas Gerais tem feito sua oferta adequada buscando atender ao turista internacional e ao mercado doméstico, que estará aquecido em 2014”, frisou o secretário.
Estande Mineiro
Interatividade é um dos grandes destaques do estande do Governo de Minas Gerais na feira, que este ano é uma homenagem ao Mineirão. O visitante que passa pelo estande mineiro é convidado a realizar uma disputa de uma partida virtual de pênaltis e recebe premiação de acordo com a quantidade de gols. De acordo com gerente do Projeto Copa 2014 da Secretaria Extraordinária da Copa, Eder Campos, o novo estádio tem todas as credenciais para ser inserido na agenda turística do Estado. “O novo Mineirão será tanto um legado de infraestrutura esportiva quanto turística, já que seu projeto arquitetônico dialoga com o complexo arquitetônico da Lagoa da Pampulha. A partir de dezembro de 2012, com sua reabertura, o estádio vai atrair um maior volume de visitantes e assim consolidar sua vocação como o mais novo atrativo turístico da cidade”, disse.
A participação de Minas Gerais no evento é uma iniciativa do Governo de Minas, através das Secretarias de Estado de Turismo e Extraordinária para a Copa do Mundo, em parceria com o Sebrae-MG. São parceiros institucionais do no evento a ABAV MG, a Belotur, o Instituto Estrada Real, a Federação dos Circuitos Turísticos Mineiros e a Fecomércio.
Nesta edição da Abav, o estande mineiro homenageia o Mineirão
Crédito: Divulgação Setur MG
Feira das Américas
Consolidada como a maior feira de turismo da América Latina, a Feira das Américas (ABAV), que será realizada até a próxima sexta-feira (21), é local de encontro dos principais nomes, marcas e negócios do segmento turístico. A Feira apresenta os produtos, serviços e destinos de todas as partes do mundo, para um público altamente qualificado, em busca de networking e negócios.
Simultaneamente ocorre o 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens com o tema "Brasil Bem Sucedido: Oportunidades e Novas Atitudes para o Turismo", que contará com palestras e discussões, preparando os profissionais para o futuro da indústria.
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais
http://www.turismo.mg.gov.br/noticias/1068-noticias
ResponderExcluirCopa poderá consolidar Minas Gerais como rota turística internacional
ResponderExcluir(BELO HORIZONTE, 14/10/2011) A Copa do Mundo FIFA 2014 é uma grande oportunidade para consolidar várias regiões de Minas Gerais como rota turística internacional. Essa foi uma das avaliações feitas na primeira reunião do Conselho Gestor das Copas, realizada nesta quinta-feira, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O encontro, presidido pelo governador em exercício Alberto Pinto Coelho, teve o objetivo de fazer um balanço do que está sendo feito em todo o Estado para receber a principal competição de futebol mundial e traçar os planos para o futuro.
Segundo estudo apresentado pelo secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, no último mundial, na África do Sul, 83% dos turistas fizeram o chamado “turismo adicional”, visitando pelo menos mais quatro cidades além dos locais em que assistiram os jogos da competição. A média de gasto por pessoa foi de R$ 11,4 mil.
“Vamos preparar os diversos roteiros em Minas e ofertá-los aos maiores operadores nacionais e internacionais, além de tratarmos da comunicação e promoção dos diversos destinos e roteiros do Minas”, disse o secretário, citando a Serra do Cipó, os parques estaduais, a rota das Grutas e as cidades históricas como circuitos de grande potencial turístico.
Segundo o secretário, as características das regiões turísticas em Minas podem ser bastante atrativas para quem visita o país. A África do Sul, por exemplo, recebeu, em 2010, mais pessoas interessadas em turismo ecológico e de aventura do que nas praias. “Isso demonstra uma grande oportunidade para Minas trazer os turistas não só preocupados em curtir sol e praia”, destacou Agostinho Patrus.
O Governo de Minas já tem mapeadas as principais melhorias a serem feitas em 22 destinos indutores do turismo mineiro visando atender ao crescimento da demanda do setor com a Copa do Mundo, com base em um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas.
“Em cima desses dados foi montado o nosso eixo de atuação: a sinalização turística, de acesso ou interpretativa, as estruturas de recepção aos turistas, que serão construídas ou melhoradas, e também a implantação de ferramentas tecnológicas de informação, além do trabalho de receptivo turístico”, detalhou o secretário.
CTS
Uma das opções para as cidades do interior é se credenciar como Centro de Treinamentos de Seleções (CTS). As cidades que receberem essa denominação da FIFA poderão receber as delegações estrangeiras, o que atrai também jornalistas e torcedores, além de dar visibilidade internacional para a região. “Estaremos fazendo todos os esforços para atrair para Minas Gerais várias de seleções para fazerem aqui a adaptação e os treinamentos para a Copa, não só aquelas que vão atuar em Belo Horizonte, mas também as que vão atuar em outros estádios e estados Brasil a fora”, diz o secretário Extraordinário para a Copa do Mundo, Sérgio Barroso.
Até agora seis cidades mineiras já receberam o título de CTS (Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia, Araxá, Matias Cardoso e Extrema) e outras 14 já apresentaram suas candidaturas, o que mostra que muitos municípios já estão vendo na Copa a oportunidade para promoção da economia local.
“Vamos promover a cultura mineira e seus produtos. Vamos promover o queijo, o café a cachaça o artesanato. São empreendimentos muito importantes, não só para a Copa, mas toda a população mineira”, conclui o secretário.
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais
ALÔ! ALÔ, CAMPANHA! CÂMBIO! WEB CÂMBIO! AS FICHAS COMEÇARAM A CAIR? Valquíria Leal,Rio
ResponderExcluirZé Milton, sem vc pedir opinião, constatou que em um mês vários se manifestaram, imagine agora, pedindo opinião, o povo vai falar, opinar mesmo! Vou acrescentar 'campanhense' na minha identificação. Imagino que muitos sejam campahenses que não residem aí. Todos precisam entender que seu blog é para o crescimento, a melhoria da cidade.Precisamos aumentar a participação no blog. Acabei de ler sobre o turismo em Minas e fiquei impressionada, não estava tão por dentro e olha que leio jornais aos domingos! Não sei se funciona, se é uma boa, mas como estamos no início do ano, não seria interessante o planejamento anual do Turismo, da Cultura, da Educação, do Meio Ambiente, dos Esportes, o planejamento anual dos secretários municipais ser publicado aqui também? Ou você indicar o link exato de onde encontramos notícias sobre o que vai acontecer nessas áreas na nossa cidade? Vamos todos ajudar, vamos todos nos unir, vamos todos apresentar sugestões, caminhos? Maria Paula Ferreira de Carvalho campanhense em BH
ResponderExcluirA gente que é daqui não fala Zé Milton não escreve porque a gente não sabe a gente tem que aprender muito mais a gente tá lendo tudo aprendendo demais da conta. Ana Fonseca
ResponderExcluirBlogueiro e fotógrafo umas coleções de fotos de Campanha e seus atrativos seria um sucesso ainda maior! Seu blog é um sucesso! Gisele Gonçalves
ResponderExcluirFaça as contas em tão pouco tempo a quantidade de acessos e as repercussões já reparei que multiplicam em outros sites e blogs muita coisa que leio aqui está formando opinião e multiplicando informação! Tadeu Rocha
ResponderExcluir