terça-feira, 13 de março de 2012

A PRAÇA DE TANTAS HISTÓRIAS

 Sem bairrismo, mas esta é uma das mais bonitas, aconchegantes e históricas praças do Brasil. É a Praça Dom Ferrão da cidade da Campanha, no Sul de Minas. Por esta praça passaram, Vital Brazil, Padre Victor, Maria Martins (que nasceu nela), Dom Ferrão (que morou nela), Dom Inocêncio, Dom Othon Motta, Ministro Alfredo Valladão, Dr. Sérgio de Almeida Oliveira, Euclides da Cunha, Manoel Bandeira, Princesa Izabel, Conde D'eu, Bárbara Heliodora, Sílvio Romero, Fernando Azevedo, e eu ficaria aqui por muito tempo citando nomes, possivelmente, inclusive você. Quantas festas memoráveis, namoros, acontecimentos que marcaram época. Nossa querida praça precisa de mais carinho, mais atenção, não só das autoridades, mas de todos nós que a amamos. Quando você for passar com aquele caminhão pesado ao lado destas casas centenárias, colocar aquela SOM ensurdecedor achando que, todos tem que ouvir o que você gosta ou que precisam notar sua presença na área, lembre-se que você está contribuindo com as trincas  destas casas, inclusive da nossa Catedral. As autoridades não vão proibi-los de serem mal educados, porque afinal, estas pequenas lições vocês devem aprender em casa.
Vamos cuidar dos nossos patrimônios.
Mostre que,você também é responsável.
Na casa da esquina, onde a charrete vai passando, nasceu uma das mais conceituadas escultoras surrealista do planeta, MARIA MARTINS. E nós campanhenses, não temos a mínima noção de sua importância artística, histórica e cultural. Nas casas ao lado, que já não existem mais se hospedaram Manoel Bandeira e Euclides da Cunha. E você deve saber de mais alguma história para contar. Use o espaço dos comentários e escreva.

6 comentários:

  1. oi, zé milton, é tânia, sua leitora de poços! que postagem linda! vi o comentário sobre o dia 8 de março e o grandioso jornal O SEXO FEMININO, pensei em enviar para a eptv, mas imaginei que muitos campanhenses já o tivessem feito, por isso não enviei, mas agora , ficarei atenta e começarei a enviar os "alertas" sobre Campanha para o nosso jornal regional, não podemos deixar de prestigiar nossa cidade maior, não é? abraço!

    ResponderExcluir
  2. José Milton,realmente, seu post é de emocionar!!!
    Os Campanhenses (que nasceram aí ou que, como eu, adotaram Campanha como verdadeiro lar)têm que se orgulhar muito!!
    Esta cidade merece ser valorizada, cuidada e aproveitada por todos...
    Continue nos mostrando seus arquivos,ok?
    Patricia/BH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que beleza seu blog! Enche os campanhenses de orgulho! Quanta coisa bonita e importante publicada aqui e que não está em nenhum outro lugar da web! Parabéns! Continue nos fazendo sentir orgulho da riqueza da nossa cidade! Tereza Santos

      Excluir
    2. Olá Tereza, boa tarde. O retorno que vocês dão é o combustível que alimenta a nossa produção.Grato.

      Excluir
  3. Estou escrevendo sobre Campanha e seu blog está me ajudando a encontrar as pontas de muitos fios de meada! Parabéns pela iniciativa! Aqui se encontram informações mais atualizadas que nos sites oficiais da cidade. Prosseguirei nos comentários! Beth Beltrão-BH

    ResponderExcluir
  4. Linda foto! Linda praça! Paulo-SP

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts