quinta-feira, 29 de março de 2012

A VALORIZAÇÃO DO CAMPANHENSE.

Este comentário de Márcia Campos, vale a pena ser revisto. A questão de não valorizar os nossos expoentes ou de puxar o tapete de quem faz, vem de longa data. Penso até em promover um debate, para se discutir O Campanhense.

Sou Márcia Campos, pesquisadora da Imprensa em Campanha e encontrei o seu blog. É uma boa iniciativa e que curioso foi constatar que Campanha tem mesmo dificuldade em valorizar seus expoentes.
Veja o que traz a Voz Diocesana de Campanha, editada em 20 de outubro de 1965, numa coluna intitulada A IMPRENSA DA CIDADE DA CAMPANHA assinada por A. C. de Rezende Filho:

""O SEXO FEMININO" - semanário fundado aos 7 de setembro de 1875 pela sua proprietária e redatora d. Francisca Senhorinha da Motta Diniz, dedicava-se exclusivamente à defesa dos interesses da mulher na sociedade. Por epígrafe, trazia no cabeçalho, este pensamento de Aimé Martin: "É pelo interesse da mulher que a natureza escreve no coração do homem". Dona Francisca Senhorinha da Motta Diniz era do Rio, donde viera com seu marido para a Campanha, como professores das classes primárias da antiga Escola Normal. Era um casal de pradavascos enfatuados segundo reza a tradição; porém Dona Senhorinha muito mais inteligente e sabida do que seu esposo, desejado sobressair-se, preparou e lançou logo ao público o seu jornalzinho escrito quase todo só por ela. Embora dissesse o MONITOR SUL MINEIRO que o nome da redatora era segura garantia de que teria o jornal muito feliz existência, ao cabo, porém de um ano, isto é, aos 7 de setembro de 1874, e d. Senhorinha mais o marido retornaram para o Rio de Janeiro."

O desinformado A.C. de Rezende Filho critica e menospreza o jornal que é de extrema importância e ainda sem nenhuma investigação mais apurada acredita que a autora do jornal retornou ao Rio fracassada, depois do insucesso do jornal em Campanha. Ledo engano! Ela foi promovida para o Rio de Janeiro e lá deu continuidade ao jornal com muito êxito.
Estou observando, lendo as postagens do blog e em seguida os contactarei para tecer uns comentários sobre esse tema com o qual trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts