sábado, 21 de abril de 2012

CAMPANHA REALIZA O 1º PASSEIO CICLÍSTICO PADRE VICTOR



PRIMEIRO PASSEIO CICLÍSTICO PADRE VICTOR.
EXCELENTE.
Este blog realizou o seu primeiro evento. E nem poderia ser diferente pois, como coordenador do Grupo Mãos Amigas do Amor Exigente, entendo que só oferecendo aos jovens oportunidades de lazer,  esporte, entretenimento, bom companheirismo,... nos podemos afasta-los das drogas. No mês de abril, exatamente no dia 12, um conterrâneo nosso Padre Francisco de Paula Victor estaria comemorando 185 anos de nascimento.Homenageando-o, procuramos mostrar aos nossos jovens, seus valores morais e éticos que, o fizeram o grande homem que foi. Exemplos e mais exemplos que nos deixou. E neste mundo tão conturbado, onde os valores são deixados de lado, sugeri aos nossos ciclistas que, nos espelhássemos em Padre Victor, como um modelo a ser seguido. 
Contamos com os apoios da Polícia Militar, PROERD através do Cabo Cristian, COPASA, DRAETH.COM, Ronaldo da Moto Star, do jornal Folha Campanhense, através do senhor Lázaro Tenório, e Foto Fênix. Na saída e na chegada, ainda contamos com o apoio moral do prefeito municipal senhor Roberto Silva com a camiseta do evento, hipotecando a sua solidariedade a nossa causa.
 Por ser um passeio que há muitos anos nós não fazemos, eu esperava a participação de uns 15 ciclistas e para minha grata surpresa apareceram 28 animados ciclistas.
 Muito importante foi a integração das idades. Ressaltamos aqui as presenças do senhor José Ozair Lemes e da senhora Rosemeire Ribeiro Ferreira Lopes que, em boa forma física acompanharam os adolescentes o tempo todo e por vezes até passando a frente de vários.
 A participação do Ronaldo da Moto Star, foi muito importante no apoio. Graças a Deus tivemos apenas um problema mecânico que, acabou tirando do passeio um ciclista.
 Olha ai que beleza, o nosso sexagenário Zé Ozair sendo acompanhado por um adolescente. Que nossos jovens tenham nele também um exemplo de cidadão a seguir.
 Durante todo o trajeto, os ciclistas seguiram o carro da Polícia Militar tendo na direção o Cabo Cristian, sempre com muita alegria, descontração e respeito.
 Quero agradecer aos nossos colaboradores, PM através do comandante Goulart que, foi muito atencioso e pronto em atender o nosso pedido. Cabo Cristian do PROERD, Ronaldo da Moto Star, Lázaro Tenório da Folha Campanhense, Alexandre Draeth que gentilmente desenhou a nossa camiseta e cartaz e o senhor Flávio da COPASA, que nos forneceu três caixas de copos de água para distribuir entre os ciclistas em todo o trajeto. Que Padre Victor os abençoe e Deus lhes paguem.

 Exatamente uma hora após a largada, nós estávamos chegando a porta da Igreja Catedral de Santo Antônio, onde fizemos esta foto de lembrança da nossa primeira chegada e
 todos se dirigiram ao interior da Catedral para fazerem um prece de gratidão, por tudo ter corrido bem.
No ano que vem, tem mais... se Deus quiser.

10 comentários:

  1. José Milton, fiquei sabendo que o evento foi "tudo de bom"!!
    Muito merecida homenagem ao SANTO CAMPANHENSE!!!
    Patricia/BH

    ResponderExcluir
  2. José Milton, parabéns pelo evento, sempre me colocarei à disposição a qualquer evento benéfico a essa comunidade que tanto amo e o Proerd sempre apoiará iniciativas semelhantes.

    ResponderExcluir
  3. Nós trespontanos ficamos muito felizes com os campanhenses que começam a se movimentar para celebrar o aniversário de nascimento de nosso amado Santo Padre Victor. Resido em São Paulo, mas acredito que seria muito bom Campanha e Três Pontas se unirem para fazerem uma gigantesca e única festa em todo os 12 de abril que virão. Quem sabe o início das comemorações acontece em Três Pontas e Campanha segue no comando de uma semana inteira de festividades a Semana de Santo Padre Victor em Campanha? Vocês deveriam montar uma Comissão dessa Festa Anual e visitar os trespontanos da Asociação Padre Victor sentar conversar e combinar esse evento. Márcia de Paula Vilela

    ResponderExcluir
  4. Prezado Blogueiro Zé Milton, sou jornalista de Turismo Religioso e não entendi o porquê das comemorações sobre a data do nascimento na cidade onde o Santo Padre Victor, o primeiro santo negro brasileiro,a cidade de Campanha, não estarem mais difundidas na net. Estou pesquisando para escrever um artigo e só encontro reportagens sobre muitos eventos, muitas festas em Três Pontas e só aqui no seu blog é que encontrei mais detalhamento sobre Campanha..., mas mesmo assim bem pouco... onde encontro mais informações sobre Padre victor e Campanha tudo o que vocês fazem aí na cidade referente a ele? Grata, Marcela Mendes

    ResponderExcluir
  5. Prezada Marcela Mendes. Acredito que muito pouco você poderá encontrar. Realmente é inexplicável a falta de interesse e de visão da Igreja com relação ao Servo de Deus Padre Victor. Sei que tem pessoas aqui em Campanha que fazem romaria para Três Pontas porém, sem a preocupação de divulgar. Pesquise Circuito turístico religioso - Caminhos de Nha Chica e Padre Victor.A sede do circuito é aqui em Campanha. O presidente Lucio, poderá te dar maiores informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Zé Milton,
      Sou recém-formada, ainda não consigo fazer ttos contatos com sucesso, mas como o seu blog foi unanimemente recomendado por mtos jornalistas (todos me alertaram para rastrear os comentários que os seus leitores postam no seu blog, pois são muito interessantes, ricos e remetem a informações preciosas! Já constatei mm!). Eu já havia pesquisado o site/blog do circuito:excelente! muito bem redigido, tudo muito bem colocado, mas o site/blog já encerrou as atividades e não consigo encontrar esse Sr. Lúcio que o sr. menciona. Ele é presidente do quê? do circuito? ele é turismólogo? Eu já obtive todas as informações das quais precisava sobre São João Del Rey, Rio das Mortes, Baependi (as Irmãs são maravilhosas, muito educadas, atenciosas!). Também tudo sobre Três Pontas, mas não consigo encontrar nada sobre os eventos, as atividades em Campanha. Eu até encontrei o Prof. Lúcio de SJDR, me atendeu de forma muito prestativa, me informou tudo sobre Santa Nhá Chica, SJDR e Rio das Mortes. Inclusive já me remeteu tudo sobre a grandiosa comemoração do aniversário de nascimento de Santa Nhá Chica lá na região e se colocou à disposição para sempre ajudar, informar! Mas esse outro Sr. Lúcio, que o sr aponta eu não consegui localizar! Por gentileza, poderia me ajudar nisso? Onde encontro entrevistas, textos dele? O sr. não poderia entrevistá-lo por ocasião das comemorações do 185o aniversário de Santo Padre Victor em Campanha e publicar? Assim atenderia a vários simultaneamente! Desde já, apresento agradecimentos! Marcela Mendes.

      Excluir
    2. Olá Marcela.
      O que estiver ao meu alcance, estará em suas mãos. Pode contar comigo, dentro de minhas limitações.
      Estou sabendo que o circuito contratou uma turismóloga, Cintia é o nome dela. Ela poderá te dar informações do Circuito CNCPV.
      O Lúcio é diretor da Rádio Diocesana e Presidente do CNCPV que tem o telefone 35-3261.1229
      Celular 35-8853.2171
      A turismóloga contratada chama-se Cíntia Silva Bastos - Tel.35-3261.1045 particular
      Trabalha na Mitra Diocesana - Rua João Luiz Alves 106 - Centro Campanha - MG CEP 37.400-000
      Tel.35.3261.2091 ou 35-3261.1217
      e-mail. mitra.economato@diocesedacampanha.org.br

      Excluir
  6. Sr. Zé Milton, aproveitarei para lhe remeter uns textos, citações que ilustram bastante a questão do turismo, do turismo religioso em Minas e a importância estratégica do Sul de Minas, da cidade mais importante 'em vários aspectos' da região, da cidade mais antiga da região que é Campanha.
    Uma citação clássica, que aparece sempre:
    "É especificamente em Minas Gerais, onde se comemoram datas religiosas como a Semana Santa, Corpus Christi, os jubileus, as festas de padroeiros e demais santos, que o turismo religioso pode conseguir um avanço condizente com uma de suas vocações. Atualmente, essa atividade vive um imenso desenvolvimento informal. Minas Gerais além de ser o estado onde se concentra o maior número de católicos, possui uma grande riqueza em manifestações religiosas, e por todo o estado existem curandeiros, rezadeiras, médiuns, aparições de santas milagrosas, romeiros e demais manifestações místicas. No norte do Estado existe uma forte presença de rezadeiras, curandeiros e crendices em milagres atribuídos a Nossa Senhora e outros santos, no leste, romeiros fazem penitência, carregando pedras na cabeça, pedindo chuva; no Triângulo, o médium Francisco Xavier é a expressão máxima do espiritismo, e a cidade de nome Romaria recebe inúmeros visitantes, NO SUL, ENCONTRAM-SE AS VÁRIAS SEITAS E DOIS RELIGIOSOS INDICADOS PARA BEATIFICAÇÃO NHÁ CHICA E PADRE VICTOR, restando ainda as cidades históricas, onde ocorrem autênticas manifestações católicas. (VITARELLI, Flavio. O Turismo Religioso da Mesopotâmia a Minas Gerais... 2001, p.25...)
    Espero estar contribuindo tb com a "SEÇÃO COMENTÁRIOS DO BLOG ISTO É CAMPANHA" que é tão recomendada! Marcela Mendes

    ResponderExcluir
  7. Mais uma citação que tem sido muito utilizada:
    "No início do século XX, acreditava-se que quanto mais o mundo absorvesse ciência e erudição, menor seria o papel da religião. De lá para cá, a tecnologia moderna se tornou parte essencial do cotidiano da maioria dos habitantes do planeta e permitiu que até os mais pobres tenham um grau de informação inimaginável cem anos atrás. Apesar de todas essas mudanças, no início do século XXI, o mundo continua inesperadamente místico. O fenômeno é global e no Brasil atinge patamares impressionantes." (...) (KLINTONVITZ...2001...p.125...)
    Sr. Zé Milton, agora há pouco consegui contato telefônico, por intermédio de SJDR, com uma equipe da cidade de Varginha que está se organizando para atender turismólogos, guias, jornalistas, turistas, enfim todos os interessados no Caminho Nhá Chica e Padre Victor, desde um simples roteiro, guiamento, releases para imprensa etc. Eles farão contato com o sr., com o seu blog! É uma equipe muito competente e muito dinâmica!
    Comentei com eles para não perderem de vista o fato do roteiro turístico unir SJDR, Tiradentes com o Sul de Minas, é um roteiro mais do que perfeito, um roteiro para o turista visitar milhares de vezes por milhares de motivos! Só está faltando articulação aí! Aguardo suas possíveis ajudas aí em Campanha e desde já agradeço! Marcela Mendes

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts