sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

SERÁ QUE OS ESTUDANTES DA CAMPANHA DÃO CONTA?


 Será que os estudantes da Campanha vão ler este artigo?
Eu gostaria muito de divulgar aqui que, Campanha está participando de Olimpíadas de Matemática, de Português... ou de qualquer evento em prol da educação ou da cultura. Não precisa nem ganhar, mas só de estar procurando algo a mais, já seria uma vitória.
Quem sabe alguns alunos, resolvem criar um blog em suas escolas. Seria ótimo para ir despertando as nossas boas lideranças juvenis.
Qual será a escola que vai sair na frente?

Alunos criam páginas na web para 'dedurar' deficiências de escolas

NATÁLIA CANCIAN
DE SÃO PAULO
Paredes sustentadas por escoras, janelas quebradas, fiação exposta e refeitório fechado na hora da merenda. Imagens de problemas como esses começam a se espalhar nas redes sociais.
Escola troca formação de cidadãos pela capacitação de clientes, diz antropóloga
Inspirados pela catarinense Isadora Faber, 13, estudantes de todo o país criaram seus "diários de classe" na web para mostrar as deficiências estruturais e pedagógicas das escolas públicas em que estudam.
Isadora foi pioneira com sua página sobre uma escola municipal de Florianópolis.
Ganhou apoio de mais de 300 mil pessoas na internet e, após receber críticas, a instituição foi reformada.
Desde então, a ideia se espalhou. A Folha localizou ao menos 30 páginas. Alguns estudantes relatam melhorias. Outros, represálias.
A escola de Emerson Mendes, 17, em Itamaraju (BA), ganhou cortinas para bloquear a luz do sol que atingia os alunos e os impedia de ver as anotações na lousa. Também voltou a ter lanche, que não era servido havia dois meses.
As portas do banheiro feminino, que estavam soltas, foram consertadas. "Mas ainda temos fechaduras quebradas e fiação exposta", diz.
A Secretaria de Educação da Bahia diz que fará reformas no local.
Aluno de uma escola de Maceió (AL), Juan Douglas de Sá, 13, chamou a atenção para um bebedouro quebrado e para os laboratórios que não eram usados. Deu certo.
Mas nem todas as iniciativas são bem recebidas.
"Falaram que eu estava deixando a escola com um telhado de vidro" ao publicar os problemas, conta Cristiano Aro, 16, de Cotia (SP).
Guilherme Pupo/Folhapress
Igor Castro, estudante que criou página sobre escola em Curitiba
Igor Castro, estudante que criou página sobre escola em Curitiba
Aluno do 2º ano do ensino médio em Curitiba, Igor Castro, 18, conta que sofreu represálias de uma professora, que o aconselhou a mudar de escola. "Parece que querem que os problemas sejam escondidos", diz o aluno, que também foi chamado para conversar com o diretor.
"Pedi que ele apagasse alguns comentários ofensivos. Se o objetivo é melhorar a escola, ele não pode deixar que isso se perca", conta o diretor, Joaquim Faustinoni.
Para Vania Kenski, professora de pós-graduação em educação na USP, as escolas precisam aprender a lidar com o uso da tecnologia. "Estamos em um processo marcado pela transparência do que acontece atrás dos muros da escola. É uma nova forma de cultura. E é irreversível."
Diretora da ONG Todos Pela Educação, Priscila Cruz diz que os "diários de classe" devem se preocupar também em apontar soluções e pontos positivos, e não apenas em expor os problemas.
CARTEIRAS E REFORMAS
A página que Guilherme Patrício, 14, mantém com a ajuda de um colega para falar dos problemas da escola ganhou, em menos de um mês, 800 seguidores. Metade veio em uma só semana.
Agora, ele tenta organizar o tempo para atualizá-la ao menos duas vezes ao dia junto com Victor Nascimento, 14.
A ideia é colocar fotos, contar sobre o dia a dia e falar sobre os problemas da Escola Estadual São Paulo, no centro da capital paulista. A maioria das queixas está relacionada à infraestrutura.
Uma das reclamações refere-se às janelas (que começam a ser trocadas) e carteiras quebradas. As rachaduras também são alvo do olhar atento do garoto, que sonha em fazer engenharia.
Enquanto isso não acontece, Guilherme acompanha as mudanças na escola, onde estuda há dois anos. E diz que tem o apoio de colegas e professores. "Eles pedem nossa ajuda para tentarmos melhorar [a escola]", conta.
Guilherme comemora duas conquistas: a instalação de uma porta em uma sala de aula e o "fim" de um buraco em um piso na área externa. Agora, quer cobrar segurança. "Aqui perto está cheio de usuários de droga. Já vi uma colega ser assaltada."
Mãe de Guilherme, Ivaneide Araújo, 47, diz que aprova a iniciativa dos garotos e espera por mais mudanças.
"Achei excelente. Vi que, depois da página, já tomaram algumas atitudes. É até pouco perante o problema que há por lá, mas já é um início."
Segundo Victor, que estuda no local há quatro anos, o próximo passo é fazer uma campanha para preservação -recentemente, a instituição foi alvo de uma depredação por alunos. Doze acabaram transferidos.
"Uma coordenadora deu a ideia. Além da página, vamos fazer cartazes e espalhar na escola. Queremos que isso não aconteça mais", diz.
A Secretaria da Educação de São Paulo diz que a escola recebeu 160 carteiras novas e que passará por uma reforma geral, ao custo de R$ 4,6 milhões. A previsão é que a obra comece no primeiro trimestre de 2013.

8 comentários:

  1. Zé Milton, eu e vários colegas já pensamos nisto, mas nossos pais acham que atualmente a cidade de Campanha é, está uma cidade muito perigosa e eles não acham conveniente, acham muito arriscado fazer isto, pois qualquer blog decente que se faça, vai denunciar as barbaridades que acontecem na cidade de Campanha, não concorda? e nossas autoridades... dispensam comentários! Espero que vc, seus leitores, principalmente seus excelentes e inteligentes comentaristas que muito nos ensinam tenham nos entendido! Mas é um sonho, é um desejo de muitos! Porém o medo, a cautela, a recomendação de nossos pais fala mais alto! Luís Felipe Campanha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis Felipe, eu também sou pai, e me sntiria muito orgulhoso, se visse meus filhos defendendo suas idéias, seus ideais publicamente.Não tem como criarmos nossos filhos numa redoma de vidro, para que nada de mal lhes acontecesse. Isto não existe. Todos nós temos que ter a liberdade de nos expressarmos com o devido respeito. Não se trata de ser contra A ou B e sim de se fazer críticas construtivas, apontando possíveis soluções. E você não precisam fazer um blog abordando notícias políticas ou de problemas da nossa cidade. Tem tantos temas culturais, esportivos, turísticos, históricos, ecológicos... Um blog assim, ainda teria alguém para ser crítico de algo que estaria sendo feito na melhor das intensões. Mas, faz parte. O importante, é que você não deixe passar a oportunidade que tem, de talvez se tornar um jornalista, um produtor cultural... ou apenas um cidadão conciente de ter exercido o seu papel na sociedade.

      Excluir
    2. Luís Felipe respondendo: A cidade é a "polis" e a arte de viver na "polis" é a política! A abordagem das questões políticas estará e deverá sempre estar presente. E pelo que observamos, lamentavelmente, assistimos a muitos casos de perseguição e comportamento deploravelmente anti-ético por quem responde pela governança de nossa cidade quando alguém se posiciona, contrariamente à administração deles. Eu ainda não votei, mas manifesto que sou terminantemente contra a forma que a cidade vem sendo administrada. Isto estaria explícito em meu blog, no blog de colegas também. Estes últimos episódios com relação à criminalidade em nosso município, foi mais do que um atestado da total, ampla e irrestrita incompetência da atual gestão municipal. Uma postagem no meu blog seria um protesto veemente e contundente sobre a irresponsabilidade do sr. prefeito municipal e seus subordinados. É isto! Isto é Campanha! Lamentavelmente, por mais 4 anos, veremos mais pão e circo e agora com alto risco de tragédias!

      Excluir
  2. Muitos blogs sobre Campanha, falando sobre Campanha seriam muito bem-vindos! Inclusive este incentivo deveria acontecer em todas as escolas! Graça Mendes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um blog sobre cada escola de nossa cidade.
      Sobre a ruas de nossa cidade. Onde fica esta rua? O que fez esta pessoa, para merecer ter um nome de rua.
      Sobre a nossa história.
      Do nosso artesanato. Da nossa tapeçaria. Da nossa ponkan. Do nosso café.
      Dos movimentos jóvens que aonteceram e que acontecem em nossa cidade.
      E mais uma infinidade de temas. É só começar, que assunto, não vai faltar.

      Excluir
    2. É Zé Milton, depois que passei a ser leitora do seu blog, dos comentários do seu blog que eu adoooooro! Tenho acompanhado vários outros blogs e sites e estou sabendo, lendo muito sobre notícias mostrando que Minas Gerais inteira está focada em Café, Queijo, Cachaça, Artesanato como os produtos que representam o nosso estado! As sugestões de temas para blogs que vc apontou acima coincidem muito com o que Minas inteira está trabalhando. Campanha deveria investir nisto e divulgar isto também! A começar pela prefeitura municipal, será que ao menos eles sabem disto? É capaz de nem estarem por dentro! Fabiana Carvalho de Campanha

      Excluir
  3. Não sou educador, mas penso que a meninada da cidade deveria fazer incursões diárias no ambiente natural, nos laboratórios de ciências, nos laboratórios de informática, nas bibliotecas, nos museus, nos arquivos, as aulas deveriam ser nestes lugares. Campanha uma cidade com tanta riqueza natural e cultural como estamos aprendendo, constatando aqui no seu blog, Zé Milton! As cidades vizinhas sabem mais do que nós, que nascemos aqui, vivemos aqui, experimentei isto neste fim de semana em Varginha! As cidades estão se preparando cada vez mais, sabendo cada vez mais sobre Campanha, a importância do Sul de Minas e nós ficando para trás como sempre! Isto precisa ser pensado com urgência, com competência, colocar a meninada nestes ambientes e depois eles reportarem nos blogs! Não entendo por que já não fazem isto! É tão simples e tão óbvio! André Carvalho Campanha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima participação andré. Acredito que nossos professores poderiam ser mais criativos e ousados, como vemos acontecer com professores de pequenas cidades do Nodeste do Brasil que, acabam sendo referência e notícia do Jornal Nacional.

      Excluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts