quarta-feira, 13 de março de 2013

13ª FEIRA DO LIVRO DA CAMPANHA

Organizada anualmente pela ONG Sebo Cultural, Ponto de Leitura e integrante do Calendário Nacional de Feiras de Livro, será  realizada nos dias 16 a 18 de maio de 2013 a 13ª FLIC dedicada ao centenário de nascimento do Comendador Nilton Val Ribeiro e Dom Othon Motta.


NILTON VAL RIBEIRO, jurisconsulto, professor, poeta e compositor, nasceu em Campanha, Sul de Minas Gerais, aos 13 de Outubro de 1913, no prédio da Estação Ferroviária D. Ferrão, da extinta Rede Mineira de Viação, onde residiam seus pais, Antônio da Natividade Ribeiro, o Agente local, e Cândida Carolina Pinto Ribeiro.

Em 1934, concluiu seus estudos secundários, no Ginásio Diocesano São João, e iniciou preparativos para seus exames vestibulares à universidade, ingressando, em 1935, no curso de Advocacia, da Faculdade de Direito, da UMG, Universidade de Minas Gerais, onde se bacharelou em Dezembro de 1939. Nesse mesmo ano, em 31 de Dezembro, contraiu núpcias com Elza Serrano, professora normalista, filha de Luís Pereira Serrano e Maria Kraüss Serrano.

Foi Promotor de Justiça da comarca da Campanha, MG, desde 1945, quando iniciou sua carreira como Promotor Adjunto, por Decreto-lei do Governador do Estado, com base em concurso prestado, em substituição ao Dr. Ademar de Morais Jardim, até 1978, quando se aposentou, pela Comarca da Curvelo, MG. Durante o período em que esteve como Promotor Adjunto na cidade da Campanha, foi nomeado Promotor de Justiça da Comarca de Brasília de Minas, de 1ª Entrância, em 1949, continuando a ocupar o cargo “em comissão”, exercendo plenamente sua atividade numa entrância superior a que fora nomeado, ainda substituindo o Dr. Jardim. Posteriormente, em 1955, tomou posse no cargo para o qual fora nomeado em 1949, em Brasília de Minas, mas já como um trampolim para as promoções seguintes que o levariam, definitivamente, para Campanha. Ainda nesse ano de 1955, foi promovido para a Comarca de Bocaiuva, de 2ª Entrância, e, em seguida, transferido, definitivamente para o cargo de Promotor de Justiça da cidade da Campanha, também de 2ª Entrância, por Decreto-lei do, então governador, Dr. Milton Campos. Em Maio de 1978, em fim de carreira, foi nomeado para a Comarca de Curvelo, de 3ª Entrância, como promoção por mérito, onde tomou posse por formalidade, dando início imediato ao seu processo de aposentadoria.

Em 27 de Julho de 1958, assumiu a cadeira nº 7, patrono Júlio Bueno, da Academia Sul Mineira de Letras. Em 1965, participou, de maneira destacada, das festividades oficiais do Governo de Minas Gerais em homenagem ao Centenário de nascimento do cientista Vital Brasil, Mineiro da Campanha, tendo escrito versos-acrósticos, pronunciado discursos oficiais e composto o Hino oficial do evento.

Como poeta, especialista na técnica de acrósticos, deixou centenas de trabalhos homenageando personalidades ilustres e a sua cidade natal. Como compositor, deixou vários trabalhos, com destaque para o Hino Oficial da Campanha e para o Hino Oficial do Centenário de Vital Brazil.

Foi professor, por mais de 30 anos, dos principais educandários campanhenses, como o Colégio Nossa Senhora de Sion, o Ginásio Diocesano São João e o Seminário Nossa Senhora das Dores. Em 28 de Outubro de 1967, foi distinguido por Sua Santidade, o Papa Paulo VI, com a Comenda Eqüestre da Ordem de São Gregório Magno, por intercessão do então Bispo Dom Othon Motta, da Diocese da Campanha, pelos relevantes serviços em prol da educação cristã, na formação de seminaristas e religiosos, no Seminário Menor Nossa Senhora das Dores, passando a intitular-se Comendador Nilton Val Ribeiro.

Em 22 de Setembro de 1969, foi empossado como membro do Instituto Histórico e Geográfico da Campanha.

Em 18 de Setembro de 1973, projeto de lei, de autoria do Vereador José Augusto Bellato, é aprovado na Câmara Municipal oficializando o Hino a Campanha, letra e música de sua autoria.

Em 19 de Fevereiro de 1976, foi marcado por um derrame cerebral que eliminou, parcialmente, sua capacidade física. Envelhecendo em companhia de seus familiares, enfraquecido pela doença, que lhe minou gradativamente a saúde, veio a falecer em 18 de Janeiro de 1982, na cidade da Campanha, deixando uma imensa lacuna no seio da família e da comunidade.

DOM OTHON MOTTA
Nascimento: Rio de Janeiro /RJ, em 12.05.1913.

Ordenação Presbiterial: 12.01.1936

Sagração: 24.05.1953 - Bispo Coadjutor em Juiz de Fora e Auxiliar no Rio de Janeiro.

Preconizado Bispo Coadjutor de Dom Inocêncio, com direito à sucessão em 30.05.1959.

Posse como Bispo Diocesano na Campanha: 16.06.1960.

Por motivo de saúde foi auxiliado por dois Administradores Apostólicos: D. Antônio Afonso de Miranda (de 1976 a 1981) e D. José D’Ângelo Neto (de 1982 a 1984).

Falecimento: 04.01.1985.

Algumas realizações: Construção da parte nova do seminário e de seu respectivo caramanchão, reforma da parte interna da Catedral, Herma a Dom Inocêncio no Adro da Catedral, patrocínio da Casa da Criança em terreno da Diocese e da Faculdade de Filosofia e Letras de Varginha, criação de 2 paróquias, realização de diversos tríduos e semanas de estudo para o Clero; abençoou a fundação de duas casas contemplativas da Diocese: O Carmelo de São José em Três Pontas e o Mosteiro Beneditino de Maria; visitas pastorais em todo o Bispado.


Veja registros fotográficos da 12ª FLIC - 2012
http://flic-feiradolivrodecampanhamg.blogspot.com.br/2012/06/alguns-registros-fotograficos-da-12.html

Um comentário:

  1. Campanha precisa melhorar seu nível de leitura de forma sistemática, precisamos ter um povo campanhense mais esclarecido! Não é possível que Campanha, a terra da cultura, continue assim, deplorável, como está! Incentivemos nossas escolas, alunos e principalmente os professores a lerem mais: o desenvolvimento da cidade de Campanha depende deles! Campanha e os campanhenses precisam brilhar! As trevas precisam ser iluminadas! Leitura para todos o tempo todo!

    http://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/2013/03/18/internas_educacao,358595/estado-firma-parceria-com-municipios-para-melhorar-indices-de-leitura-de-alunos-do-ensino-fundamental.shtml

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts