Como temos muitos leitores por todo o país, especialmente em São Paulo, acho oportuno esta divulgação e que todos os interessados gastem um pouquinho de seu tempo com esta matéria importantíssima para o futuro da nossa educação.
CARTA ABERTA AO COMANDO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL OCUPAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS.
Nós, Românticos Conspiradores, http://romanticosconspiradores.ning.com acreditamos que é possível realizar transformações fundamentadas e responsáveis em todo o sistema educacional, rompendo definitivamente com o fadado insucesso escolar demonstrado através de estatísticas e estudos que apontam trinta milhões de brasileiros analfabetos, uma evasão escolar que já ultrapassa os três milhões de jovens por ano, 47% de nossos universitários abandonam os bancos escolares das universidades e outras mazelas que assolam a educação no território brasileiro.
Nesta crença entregamos, no ano de 2013, à sociedade brasileira, MEC e governo, o Terceiro Manifesto pela Educação (leia a íntegra em: http:curto.co/3manifesto ) e vimos trabalhando para que mais e mais instituições públicas educacionais possam praticar uma educação de qualidade como tanto sonhamos. Temos a alegria de contar com algo em torno de 2000 educadores e mais de 200 escolas multietárias em diferentes estados brasileiros que já realizam, com sucesso, esta mudança.
Através desta carta nos solidarizamos com todos os estudantes envolvidos no Movimento Ocupação #nãofechemminhaescola e queremos nos disponibilizar para amplo debate para construirmos juntos e Mudar a Escola, Melhorar a Educação, Transformar um país.
Em primeiro lugar queremos parabenizá-los por ter ministrado a todo o Brasil uma grande lição de cidadania quando, frente ao poder ditatorial de um governo, ocupam as suas instituições de ensino com assembleias, grupos de responsabilidades e outras deliberações que demonstram o protagonismo da juventude brasileira que anseia pela construção de uma real pátria educadora que, além da oferta de vagas, ofereça uma educação aos moldes do século XXI, de qualidade e que respeite a todos e a cada um.
Durante todo o tempo que o Movimento Ocupação gestou suas próprias escolas, estas se transformaram em espaços escolares de humanização. Parabéns! Foi e é muito lindo.
O Terceiro Manifesto da Educação denuncia descalabros educacionais que vivemos no Brasil, desrespeitando nossas leis e diretrizes educacionais, realizando um escandaloso desperdício de dinheiro público e penalizando os professores com pequenos salários, além de superlotar as salas inviabilizando a promoção de um ensino realmente significativo. Na perspectiva de Mudar a Escola cumprindo definitivamente a LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), entregamos ao Poder Público em anexo ao Terceiro Manifesto, um documento composto coletivamente por técnicos multidisciplinares que anuncia 19 indicativos de qualidade que trarão melhorias significativas para uma nova construção social de escola, servindo como diretrizes para uma Educação do século XXI na direção de uma sociedade solidária, justa e sustentável.
O abuso de autoridade que muitos políticos e atores da educação pública brasileira praticam constantemente vai exatamente na contramão de nosso primeiro indicativo de qualidade educacional e motivou o Movimento Ocupação. Leia nosso primeiro indicativo:
1- Políticas Públicas em Educação previamente discutidas, aprovadas e supervisionadas pela comunidade, atendendo às necessidades específicas locais e de cada estudante em sua singularidade, cumprindo assim a LDBEN 9394/96;
Hoje o Movimento Ocupação ganhou um adiamento do projeto de “reorganização” e uma promessa de previamente discutir a problemática administrativa criada pelo descaso na educação paulista. Cremos que vocês irão até o final na defesa da LDBEN exigindo a discussão, aprovação e supervisão da solução deste problema.
Mas, nossa e sua luta não pode cessar aqui. Ainda se faz necessário realizarmos mudanças em mais outros dezoito pontos de nosso Sistema de Educação, e é para unirmos nossas forças que escrevemos esta carta e nos disponibilizamos para amplo diálogo, levando em consideração, antes de mais nada, o princípio da escuta e da busca de decisões por consenso. Isso poderá ajudar na formação de uma rede colaborativa de comunicação, onde participem a família, os educadores, educandos, membros de comunidades de aprendizagem, representantes da mídia falada, escrita, televisiva e digital, que tenham como objetivo alavancar, promover e divulgar fóruns de debate, núcleos de reflexão, rodas de conversa, círculos de estudo, auxiliando a sociedade a discutir a infância e a juventude como seres integrais: suas vivências, convivência, comportamento ético, moral, emocional, educacional, intelectual, artístico e físico. E que não se permita nesta rede a competição e premiação, mas sim oportunidades para todos.
Cremos que nessa troca poderemos apressar a implantação efetiva de uma política da juventude que contemple o espírito empreendedor, o protagonismo juvenil e o desenvolvimento dos valores humanos. Que se compreenda que a sociedade organizada do século XXI requer do cidadão produtivo autonomia, capacidade de escolhas, pró atividade, trabalho em equipe, autodidatismo, clareza na comunicação, controle e organização do tempo. Por conseguinte, tais habilidades, atitudes fundamentadas em valores pessoais e sociais” devem ser desenvolvidos na prática educacional do jovem, desde a infância e também no Ensino Médio, em conjunto com os conhecimentos específicos de cada etapa educacional.
Agradecendo a atenção queremos deixar aqui nossos contatos para futuros encontros.
Românticos Conspiradores
Românticos Conspiradores
“mailto:repotenza@gmail.com” - Regina Potenza (Cidade de São Sebastião)
“mailto:gugadorea57@gmail.com” - Guga Dorea (Cidade de São Paulo)
“mailto:elypaschoalick@gmail.com” - ElyPaschoalick -(Cidade de Uberlândia/MG e Região do Triângulo Mineiro)
Diego Rizzo Vieira
“mailto:prosperoclaudio@gmail.com” Claudio - Butantã - Morumbi
“mailto:zanzalima@hotmail.com” Ângela Franco - Belo Horizonte ( online)
“mailto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário