sábado, 21 de abril de 2018

SEMANA DE ANIVERSÁRIO DO LIVRO DOS ESPÍRITOS.

PARIS - 18 de ABRIL de 1857

     
  Nesta data a humanidade começava a tomar conhecimento através de "O Livro dos Espíritos", de maneira lógica e racional, de inúmeras questões até então envoltas em mistério e classificadas como fantásticas e ou sobrenaturais.
        O LIVRO DOS ESPÍRITOS
        "Como especialidade o Livro dos Espíritos, contém os princípios da Doutrina Espírita; como generalidade liga-se ao Espiritualismo, do qual representa uma das suas fases. Essa a razão porque traz sobre o título  as palavras: FILOSOFIA ESPIRITUALISTA. (1)
Deus quis que a nova revelação chegasse aos homens por um meio mais rápido e autêntico. Eis porque encarregou os Espíritos de levarem de um pólo ao outro, manifestando-se por toda a parte, sem dar a ninguém o privilégio exclusivo de ouvir a sua palavra". (2).
O CONTROLE UNIVERSAL
       O controle universal dos ensinos dos Espíritos é uma garantia para a unidade futura do Espiritismo, e anulará todas as teorias contraditórias.. É nele que, no futuro, se procurará o critério da verdade. O que determina o sucesso da doutrina formulada no Livro dos Espíritos e no Livro dos Médiuns, foi que, por toda a parte, cada qual pode receber, diretamente dos Espíritos, a confirmação do que eles ensinavam. Se de todas as partes, os Espíritos as contradissessem esses livros teriam. após tão longo tempo, sofrido o destino das concepções fantásticas. O apoio mesmo da imprensa não os teria salvo do naufrágio; privados desse apoio, não deixaram de fazer rapidamente o seu caminho, porque tiveram o dos Espíritos, cuja boa vontade compensou, com vantagem, a má vontade dos homens. Assim acontecerá com todas as ideias emanadas dos Espíritos, que puderam suportar a prova desse controle, cujo poder ninguém pode contestar".(3).
POSTURA EXPERIMENTAL
        "A postura experimental crítica é fundamental para o desenvolvimento da ciência espírita e, também para a sua divulgação. Não se aprende espiritismo por catequese, como nas religiões tradicionais, nem mesmo por meio de cursos e palestras onde apenas se ouve passivamente; mas sim pelo método ativo, por um diálogo amplo, onde as diversas situações metafísicas, psicológicas, morais, científicas, sociais, são debatidas e confrontadas com as hipóteses propostas pelos Espíritos nas obras de Kardec e as ideias pessoais de cada um. O espírita precisa descobrir-se, conhecer-se a si mesmo, quais conceitos aceita,  para depois compará-los com a Teoria dos espíritos. Esse é um esforço racional com o objetivo de compreender para só depois aceitá-la, se assim o desejar.
       ABANDONAR A PREGUIÇA
       Para ser espírita, segundo os métodos ensinados por Kardec, é preciso abandonar a preguiça de confiar que lhe digam o que deve saber ou acreditar. Abandonar a acomodação dos hábitos encanecidos. Libertar-se de pensamentos massificados e enraizados no velho mundo. O espírita é racional e moralmente autonomo, a sua fé "é racional".(4).
(1) - O Livro dos Espíritos;
(2 e 3) - O Evangelho Seg. o Espiritismo;
(4) - Revolução Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts