sexta-feira, 27 de julho de 2018

ECLIPSE LUNAR HOJE.

Tudo sobre o Eclipse Lunar Total de 27 de julho de 2018


Este será o Eclipse Lunar Total mais longo do século – mas será visível do Brasil?
No dia 27 de julho de 2018, acontece um Eclipse Lunar Total. O mais interessante é que, além desse evento astronômico ser imperdível por si só, esse eclipse lunar de 27 de julho baterá um recorde, sendo o eclipse lunar mais longo do século 21 (de 2001 à 2100).
totalidade do eclipse lunar de 27 de julho terá duração de 1 hora 42 minutos e 57 segundos. Em contraste, o eclipse lunar mais curto do século ocorreu em 4 de abril de 2015, com duração de 4 minutos e 48 segundos.
Este será o segundo eclipse lunar total desse ano de 2018 – o primeiro ocorreu em 31 de janeiro, cuja totalidade durou 1 hora e 16 minutos.
Então se preparem, pois no dia 27 de julho a Lua estará passando pela sombra projetada pela Terra, e isso irá durar quase 4 horas seguidas!

Colagem feita a partir de fotos do eclipse lunar de 8 de outubro de 2014, em Wisconsin, EUA - Connor Madison

Colagem feita a partir de fotos do eclipse lunar de 8 de outubro de 2014, em Wisconsin, EUA.

Créditos: Connor Madison
Como será o eclipse de 27 de julho?
Como sabemos, a Lua orbita a Terra, e durante sua trajetória acontecem as fases da Lua. Quando a Lua está entre a Terra e o Sol, temos a fase nova, e quando a Terra está entre a Lua e o Sol, temos a Lua Cheia. De tempos em tempos, quando a Terra está entre a Lua e o Sol (Lua Cheia) o nosso planeta projeta sua sombra na superfície da Lua. Isso acontece devido um alinhamento, fazendo com que a Lua Cheia fique escura por alguns minutos.

diferença entre eclipse lunar total e eclipse lunar penumbral

Diferença entre Eclipse Lunar Penumbral e Eclipse Lunar Total.

Créditos: divulgação

Quando a Lua passa apenas pela parte externa da sombra da Terra (penumbra), temos um Eclipse Lunar Penumbral. Já quando a Lua penetra na parte interna e mais escura da sombra (umbra), temos um Eclipse Lunar Total.

No dia 27 de julho de 2018, o Eclipse Lunar será Total, ou seja, a Lua ficará obscurecida pela parte interna e mais escura da Lua.
Transmissão ao vivo do Eclipse Lunar Total de 27 de julho
Como de costume, teremos (aqui em nosso site) a cobertura completa do eclipse lunar total de 27 de julho de 2018, com imagens ao vivo! Fiquem ligados para mais informações a qualquer momento.
O Eclipse Lunar Total de 27 de julho de 2018 poderá ser visto do Brasil?
Sim! Esse eclipse lunar será visível na Europa, África, Ásia, Austrália e América do Sul (incluindo o Brasil). Por outro lado, nosso país não será um dos melhores locais de observação, já que aqui veremos a parte final do eclipse lunar, após o pôr do Sol do dia 27 de julho.

visibilidade do eclipse lunar de 27 de julho 2018

Mapa de visibilidade do Eclipse Lunar Total de 27 de julho 2018.

Créditos: Piruliton / Wikimedia Commons / divulgação

Os australianos também verão uma parte desse eclipse lunar, mas será pouco antes do amanhecer no dia 28 de julho (os estágios iniciais do eclipse).

Por volta da meia-noite pelo horário de Madagascar, o eclipse estará em seu ápice, portanto essa região do mapa será a mais privilegiada, podendo observar o  eclipse lunar total desde o início até seus últimos segundos.
Que horas acontece o Eclipse Lunar Total do dia 27 de julho no Brasil?
O primeiro estágio do eclipse acontece às 14h14 pelo horário de Brasília. A Lua começará a entrar na parte mais escura da sombra da Terra (a umbra) após as 15h24.
totalidade do eclipse terá início às 16h30, sendo que o ápice acontece às 17h21, indo até às 18h13. Nesse período, a Lua ganha aquela famosa tonalidade alaranjada ou avermelhada.

como será o eclipse lunar total de 27 de julho de 2018

Animação mostra qual será a aparência do Eclipse Lunar Total de 27 de julho de 2018.

Os horários mencionados na animação estão em UTC (horário internacional).

Para converter o horário UTC para o horário de Brasília, basta subtrair 3 horas.

Créditos: Tomruen / Wikimedia Commons / divulgação

Ou seja: no dia 27 de julho, assim que o Sol estiver se pondo á oeste, olhe na direção oposta (leste) e observe a Lua nascer ainda eclipsada pela sombra da Terra.

A partir das 19h19 a Lua já estará fora da sombra mais escura (umbra). Às 20h28, também pelo horário de Brasília, a Lua já estará completamente fora da sombra externa da Terra (penumbra), momento em que se finaliza o eclipse.
Por que esse eclipse terá uma duração tão longa?
Em 2018, a Lua Cheia de julho e o apogeu da Lua (ponto mais distante da Lua com a Terra) acontecem no mesmo dia – 27 de julho de 2018. Por conta disso, a Lua Cheia de julho de 2018 será a menor e mais distante de todo o ano. Esse fenômeno é muitas vezes chamado popularmente de Mini-Lua, que é quando a Lua Cheia está em seu ponto mais distante da Terra.

Diferença de tamanho da Mini Lua e da Super Lua

Diferença de tamanho da Mini Lua (Lua Cheia no apogeu) e da Super Lua (Lua Cheia no perigeu).

Créditos: Ken Lord / divulgação

Por estar aparentemente menor no céu, ela também leva mais tempo para percorrer uma determinada extensão. Assim, a Lua Cheia de 27 de julho de 2018 levará mais tempo para atravessar a sombra da Terra. Por isso que uma Lua no apogeu durante um eclipse lunar faz com que o eclipse seja mais longo. Por outro lado, quando a Lua está no perigeu durante um eclipse (ponto mais próximo com a Terra), o eclipse tem duração mais curta.
Eclipse Lunar Total mais longo possível é de 1 hora e 47 minutos. O eclipse total mais longo do século passado (século 20, entre 1901 e 2000) ocorreu em 16 de julho de 2000, com duração de 1 hora e 46 minutos. O que permitiu que ele fosse ainda mais longo do que o comum foi o fato da Lua passar quase que perfeitamente pelo centro da sombra da Terra.

A propósito, os eclipses lunares totais super longos de 16 de julho de 2000 e 27 de julho de 2018 pertencem à mesma série de Saros, e são separados por um período de Saros (18.031 anos).
Lua e Marte batendo recorde juntos – 27 de julho de 2018
No dia 27 de julho de 2018, a Lua nos presenteará com o Eclipse Lunar Total mais longo do século. Mas além disso, o planeta Marte também chamará a atenção, pois nessa mesma data, ele estará batendo recorde de brilho e de proximidade com a Terra, sendo visível a olho nu bem ao lado da Lua.

Lua e Marte em 27 de julho de 2018

Além do Eclipse Lunar Total e da máxima aproximação de Marte em 27 de julho de 2018,

teremos ainda uma belíssima conjunção entre Lua e Marte durante toda a noite.

Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Marte estará tão brilhante que qualquer pessoa irá identificar seu brilho alaranjado nos céus, o que o colocará como o segundo objeto mais brilhante do céu noturno, perdendo apenas para a Lua.

Marte estará tão brilhante como não esteve nos últimos 15 anos! Uma noite como essa não acontece todo ano… agora só nos resta torcer para que os céus estejam limpos e sem nuvens, permitindo uma observação agradável e memorável, tão rara quanto esses dois eventos.

Reportagem por: Portal galeriadometeorito Imagens: (capa-divulgação) / Connor Madison / Piruliton / Wikimedia Commons / Tomruen / divulgação / Ken Lord / STELLARIUM / Galeria do Meteorito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts