terça-feira, 23 de abril de 2019

SEBASTIÃO PEREIRA DOS REIS


SEBASTIÃO PEREIRA DOS REIS

Nasceu na cidade da Campanha em 10.11.1912; filho de Arlindo Pereira dos Reis e Rita Delminda dos Reis. Casou-se com Laura Bueno de Souza, nascida em 31.01.1917, filha de João Marcelino de Souza e Rita Bueno de Paiva.
Tiveram cinco filhos; Sebastião César, Amilton, Elmo, Acácio e Flávio.

Fez seus estudos primários no Grupo Escolar da Campanha sob a direção de Serafim Vilhena e Júlio Bueno.

Iniciou suas atividades profissionais por volta de 1935, como barbeiro, proprietário do Salão Central. É provável que tenha aprendido a profissão com José Maria da Cruz, o Zequinha Barbeiro, no salão situado à rua Dr. Brandão, no local onde hoje é o prédio dos Correios e da Prefeitura da Campanha na rua Dr. Brandão.

Exerceu a profissão até o final de 1938 quando, em janeiro de 1939, adquiriu o Bar Central – ex Galeria Odeon – em sociedade com Geraldo Fleming; ali permaneceu até agosto de 1942, quando vendeu o estabelecimento para o senhor Benedito Henrique do Amorim, o Benedito Chatinho.

Voltou a trabalhar como barbeiro a partir do segundo semestre de 1942, no Salão Central, em cômodo situado no térreo da casa do senhor Orlando Fonseca, à rua Saturnino de Oliveira. Fez curso em Belo Horizonte, trazendo para Campanha o método de ondulação permanente, muito usado pelas mulheres da época. Permaneceu neste trabalho até 1949e em 1950entrou no ramo de padaria e confeitaria em sociedade com p senhor Ari Lemes; este estabelecimento comercial Lemes e Pereira ficava situado em outra dependência da mesma casa, onde hoje é o Só Esportes.

Nesta época, não se precisa a data, gerenciou o Cine Municipal em sociedade com o senhor Lourival Araújo e, com a saída deste, com Ari Lemes, seu sócio na padaria.

É provável que tenha encerrado ambas as atividades em 1952, quando neste mesmo ano, adquiriu a Padaria e Confeitaria São José, de propriedade do senhor Eduardo Brandão (Dadá). Exerceu este ramo de comércio até agosto de 1956, vendendo o estabelecimento para o senhor José Carlos Fonseca.

Após um breve intervalo, voltou a trabalhar como proprietário de bar. Adquirindo o Bar e Café Delícia e, posteriormente. Em 1958, o Bar 3E de propriedade do senhor Francisco Ferreira Filhe, mudando a razão social para Bar e Restaurante Preferido.
Estes dois estabelecimentos estavam situados na Praça Dom Ferrão; o 1º na esquina da rua Dr. Brandão, no mesmo lugar onde, nos anos 30 existia o Bar e Confeitaria Avenida de propriedade do tio Júlio Marcelino. O 2º estabelecimento situava-se no prédio onde hoje é o Bar e Restaurante Açaí.

Este tipo de comércio foi exercido até o final de 1960, voltando então, a trabalhar no ramo de padaria, adquirindo novamente a Padaria e Confeitaria São José, em sociedade com o senhor Antônio Rocha; em 1962vendeu o estabelecimento para o senhor Geraldo Borges.

Passou, então, a exercer exclusivamente a atividade de chofer de praça, como era conhecido na época os taxistas.
Esta atividade, motorista de taxi, registrada por ele a partir de 1960, na verdade já era executada desde os anos 40, entremeada com outras atividades já descritas. Os carros eram os importados americanos, especialmente os Chevrolet e Ford; possuiu em certa época, dois carros de aluguel, um deles ficando a cargo do taxista Ivo Ribeiro. Esta atividade prolongou-se até a sua aposentadoria em 1972, embora mantivesse eventuais corridas a seu critério.

Hábil negociante em qualquer tipo de transação, de relógios e armas de fogo, de imóveis a carros.

Gozou de uma aposentadoria tranqüila junto aos familiares e amigos, especialmente seu grande amigo Geraldo Fleming, que esteve ao seu lado até o último dia.

Faleceu na Santa Casa de Misericórdia da Campanha, na presença do filho mais velho Sebastião César, no dia 04 de junho de 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts