quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO


4 comentários:

  1. Muito boa a postagem, Zé Milton!
    Não seria interessante também uma "matéria" descrevendo como a festa é do ponto de vista religioso e turístico? Um resumo histórico? Umas postagens de fotos antigas da festa? Eu sonho com a aposentadoria e a volta para Campanha para ajudar nisto, enquanto não acontece, muitos aposentados que já estão aí poderiam ajudar nestes textos! Maria Lúcia Machado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades da terrinha! Esta sugestão é o que tenho visto em muitos, muitos, mas muitos sites, blogues mesmo, estes canais que divulgam cidades. Para cada festa, cada evento que eles divulgam nos respectivos blogues, sites, eles colocam fotos atuais, fotos passadas e fazem um texto-convite tentando "seduzir" o provável turista para que visite determinada cidade na época do evento. Penso que faz muita falta um blog/jornal diário, um webjornal com vários colaboradores, com várias editorias, cada um falando de um assunto, assim não sobrecarregaria ninguém, não? E Campanha, diariamente entraria na net! Falta mobilização lá em Campanha, não se consegue aglutinar pessoas, esforços... Uma pena! Nós de longe só podemos divulgar, mas eles que estão lá na cidade, com tudo na mão precisavam "puxar o carro"! Cecília Almeida

      Excluir
  2. Que tal valorizarmos o que é nosso, só nosso, não se encontra em nenhum lugar a não ser em Campanha?

    https://www.educacao.mg.gov.br/ditoefeito/editorias/ver/artigo-a-educacao-tem-sotaque

    Ao completar 10 anos, a Olimpíada de Língua Portuguesa mostra que a escola exerce seu papel quando acolhe a diversidade – não só de experiências, mas também da linguagem na qual a vida se expressa

    Veja abaixo, trechos que a autora faz referência à Minas Gerais.

    Ao ler os textos, descobrimos Brasis que a maioria de nós desconhece. Roberta Oliveira Morim, aluna da professora Rosangela Aparecida Morim, da Escola Estadual Anita Ramos, nos conta que, em Douradoquara, no estado de Minas Gerais, “não tem shopping, não tem churrascaria, não tem pizzaria, não tem funerária, não tem feira, não tem zoológico, não tem Pronto-Socorro, não tem espaço cultural, não tem parque, não tem quase nada”. É importante observar com que inteligência ela faz a sua crítica. E com que inteligência ela reconhece uma riqueza que só há lá, na sua aldeia: “Mas aqui tem uma coisa que cidade nenhuma tem. Sabe o que tem aqui? O jumento do tio Joãozinho”. Ficamos sabendo então que, em Douradoquara, a população não acorda nem com despertador, nem com apito de fábrica, nem com galo: acorda com jumento. Quem anuncia o dia por lá, pontualmente, às 6h da manhã, é o zurro do Paioso, um “jumento pega” de pelos acinzentados e metro e trinta de altura.

    “Relógio Jumento” foi uma das cinco vencedoras nacionais, na categoria crônica. Desde que li, não tem dia que eu acorde em São Paulo – neste último domingo acordei com o foguetório dos corintianos às 5h30 da manhã – sem que eu lembre do Paioso. Que, graças à Roberta, agora também faz parte do Brasil que me habita.

    Além disso:

    Um outro ponto importante é perceber a procedência dos trabalhos vencedores na etapa nacional. Entre os 20 vencedores, nas quatro categorias, quatro são de Minas Gerais, três do Paraná, dois do Rio Grande do Norte e dois do Ceará. E cada um dos seguintes estados tiveram um vencedor: Acre, Amapá, Rondônia, Pará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nesta relação chama a atenção pelo menos duas ausências: São Paulo e Rio de Janeiro, sendo que São Paulo participou com o maior número de textos na etapa inicial.

    Leia na íntegra o artigo.
    http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/eliane-brum/noticia/2012/12/educacao-tem-sotaque.html

    ResponderExcluir
  3. Zé Milton, como sempre, os comentários, os comentaristas do seu blog nos presenteiam com links maravilhosos, que nos levam para textos, reportagens, notícias, informações sempre muito esclarecedoras, enriquecedoras, haja vista esta sugestão:
    EDUCAÇÃO TEM SOTAQUE! Interessantíssimo!

    Aproveito para publicar este outro link que fala sobre os GÊNEROS que concorrem na OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA:
    http://www.escrevendo.cenpec.org.br/images/stories/publico/olimpiada/2012/2012_1903generos.pdf

    Não seria o caso, como já vi inúmeras vezes, as várias sugestões para a Feira do Livro de Campanha adotar um Concurso de Crônicas, Contos e outros gêneros de se basearem na Olimpíada de Língua Portuguesa.
    Está tudo mastigadinho lá! Seria um excelente treino para os estudantes de Campanha!

    Não deixe de conferir, de sugerir ao pessoal da Feira do Livro de vocês!
    http://www.escrevendo.cenpec.org.br/images/stories/publico/olimpiada/2012/2012_1903generos.pdf

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts