segunda-feira, 19 de março de 2018

LIVROS PARA COMPREENDER O FEMINISMO.

Livros para compreender o feminismo


Victória Cócolo G1 em 07/03/2018
A discussão e a aprendizagem sobre feminismo é o que movimenta um clube de leitura voltado especificamente para autoras mulheres em Campinas (SP
O clube, mediado pela jornalista e literata Michelle Lopes e pela psicóloga Mayara Herculano, nasceu na internet.
Tudo começou a partir de uma hashtag criada pela escritora e ilustradora inglesa Joanna Walsh, a #readwomen2014 (#leiamulheres2014). A tag incentivou a organização de um clube de leitura na capital paulista e a ideia se espalhou por 25 estados do país.

A lista elaborada por Michelle e Mayara foi elaborada a partir da vivência no clube de Campinas.
5 livros para entender mais sobre o movimento feminista
1. "Mulheres, Raça e Classe" (1981): Escrito pela americana, filósofa Angela Davis, importante ativista do movimento negro e feminista da década de 70, o livro apresenta a ligação entre as questões de gênero e as questões raciais e sociais. A obra dá um panorama histórico de racismo, feminismo e ainda discute questões como contracepção, violência de gênero e estupro. "O livro é essencial para conhecer o feminismo negro", afirma Michelle.
2. "#MeuAmigoSecreto: Feminismo além das redes" (2016):Organizado pelo coletivo "Não Me Kahlo", o livro dá continuidade aos debates virtuais gerados pela hastag #meuamigosecreto, usada em 2015 para denunciar assédios sofridos por milhares de usuárias do Twitter. "O livro reúne artigos que discutem a nova onda do feminismo, presente de forma marcante nas redes sociais", define a jornalista.
3. "Feminismo em comum: para todas, todes e todos" (2017): Livro curto, de 124 páginas, é o primeiro da filósofa Márcia Tiburi sobre feminismo. Ele cumpre bem a proposta do título: é para todos. "Com uma linguagem acessível, o livro pode ser a porta de entrada para saber sobre esse movimento", conta Michelle.
4. "Os homens explicam tudo para mim" (2017): Escrito por Rebecca Solnit, trata do silenciamento sofrido pelas mulheres na sociedade. O livro é um composto de artigos e aborda situações onde mulheres não são ouvidas. Dos locais de trabalho, passando pelas interrupções em conversas de encontros sociais, chegando a uma situação mais ampla. "O discurso é 'roubado' por homens, que tentam o tempo todo ensinar algo às mulheres, ainda que esta com quem ele fala seja especialista sobre o tema que conversam", completa Mayara.
5. "Complexo de Cinderela" (1986): Escrito por Colette Dowling, na década de 80, ainda hoje é um livro muito atual. "Nele, a autora fala sobre como as mulheres são criadas, desde a infância, a se sentirem frágeis, e, a partir daí, cria-se a crença de que precisam sempre de alguém para protegê-las e salvá-las", explica a psicóloga. A última edição desse livro é da editora Melhoramentos, de 2012, esgotado na maioria das livrarias, mas ainda é possível encontrar em livrarias e sebos.
Leia Mulheres Campinas
O Leia Mulheres Campinas foi uma iniciativa da psicóloga Mayara Herculano que, depois de conversar com as fundadoras do clube de São Paulo, em janeiro de 2016, o trouxe para a cidade. A jornalista Michelle Lopes entrou para ajudar na mediação um ano depois, em 2017.
Para elas, o projeto é uma oportunidade de fazer com que todas as pessoas, não só mulheres, reflitam sobre a exclusão da mulher na sociedade. Principalmente sobre a participação delas na cena cultural.

Frequentadora do grupo, a psicóloga Jéssica Dias conta que conheceu o "Leia Mulheres" por meio de uma indicação do terapeuta. Ela havia se mudado recentemente para cidade, em junho de 2017, e o profissional achou que seria um bom lugar para a psicóloga, que sempre gostou de literatura, fazer amizades.
O terapeuta de Jéssica estava certo. Além de fazer amizade com Mayara e Michelle, a psicóloga se apaixonou pelo grupo de leitura, entrou em contato com outras mulheres, e teve uma experiência enriquecedora e de empoderamento, segundo ela.

As reuniões do "Leia Mulheres" acontecem uma vez por mês, no auditório localizado no terceiro andar da Livraria Cultura, no Shopping Iguatemi de Campinas, e é aberta ao público.
A programação está disponível no site do grupo, no aplicativo "Leia Mulheres" e no site da livraria, em que os encontros acontecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts