sábado, 5 de maio de 2012

BEATRIZ CAMPOS ESCREVE SOBRE NHÁ CHICA E PADRE VICTOR

Prezado blogueiro Zé Milton, estou escrevendo diversos artigos, este será para blogs em São João D'El Rey, fique a vontade para publicar aqui, são 5 partes!

EM ABRIL, O CÉU SE ABRE PARA CELEBRAR
A VIDA E A OBRA DOS SANTOS DO SUL DE MINAS:
'SANTA' NHÁ CHICA E 'SANTO' PADRE VICTOR
Beatriz Campos

Em abril, em meio aos verdes e aos azuis da Serra da Mantiqueira e do Rio Grande, milhares se unem para celebrar a vida e a obra dos Santos do Sul de Minas: ‘Santa’ Nhá Chica e ‘Santo’ Padre Victor. São milhares de fieis que se deslocam por entre as localidades que contam a história da vida e da obra de Francisca de Paula de Jesus e Francisco de Paula Victor.

Caminhantes, peregrinos, romeiros (e até mesmo turistas) que sempre desejaram seguir as pegadas da Venerável Nhá Chica e do Servo de Deus Padre Victor, em busca de uma experiência interior profunda, se deslocaram a pé, a cavalo, de bicicleta, de motocicleta, em automóveis, em vans e em ônibus trazendo na bagagem as mais diversas motivações. Mas a rota foi apenas uma, a mesma para todos, percorrer as centenas de quilômetros entre o Distrito do Rio das Mortes em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, Baependi, no sul de Minas, respectivos locais de nascimento e falecimento de 'Santa' Nhá Chica, bem como Campanha e Três Pontas, no sul de Minas, os lugares de nascimento e falecimento de 'Santo' Padre Victor .

Percorrer essas trilhas para muitos é como voltar no tempo e aprender o modelo de santidade desses exemplos que são a Venerável Nhá Chica e o Servo de Deus Padre Victor, ainda candidatos a Santos pela Igreja Católica, mas já consagrados pelo povo como modelos de santidade. É aprender com eles o cultivo, no cotidiano, das virtudes heroicas: fé, esperança, caridade, castidade, obediência, fortaleza, prudência, temperança, justiça e humildade.

O conjunto das ações organizadas ao longo de todo o itinerário, denominado pela Diocese de Campanha - Caminho Nhá Chica e Padre Victor - mesclou os aspectos cívico, cultural e religioso. Notou-se uma preocupação com os impactos inerentes à atividade turística, buscando valorizar em todos os momentos atividades singelas que não afetassem a religiosidade e sua continuidade em tradições consolidadas ao longo de séculos, uma vez que o próprio "itinerário religioso" já é trilhado desde o falecimento dos candidatos a Santos no fim do século XIX e início do século XX. Destacando que São João del-Rei, Baependi, Campanha são localidades, no sertão dos cataguás, cuja urbanização, implantação das capelas primitivas tiveram sua gênese, praticamente de forma concomitante, há três séculos. O patrimônio cultural das localidades que são referência no percurso se sobrepõem temporal e espacialmente e se configura como o eixo do projeto turístico. Porém, muito além do produto turístico, da atividade econômica que mais cresce no mundo, há que se considerar a preservação da fé local, conforme destacaram vários organizadores dos inúmeros eventos nas diferentes localidades: Distrito do Rio das Mortes, Baependi, Campanha, Três Pontas e cidades do entorno.

Todas as ações desenvolvidas contaram com o envolvimento não apenas de autoridades civis, eclesiásticas, diretores e presidentes de agremiações culturais, mas com a participação efetiva do povo: homens e mulheres; crianças, adolescentes, jovens e adultos; profissionais liberais, professores, donas de casa, trabalhadores rurais, empresários, todos juntos demonstrando a seu modo o amor, a fé, a devoção que nutrem por 'Santa' Nhá Chica e 'Santo' Padre Victor.


3 comentários:

  1. Beatriz Campos diz: Olá, Zé Milton! Aproveitando o horário de almoço!
    Estou tentando contactar todos que conheço e que estão escrevendo também para revistas especializadas de turismo sobre o Caminho Nhá Chica e Padre Victor para que encaminhem material para você.
    Já li umas reportagens que ficaram excelentes, se quiser anotar no seu banco de dados sobre o Caminho Nhá Chica e Padre Victor:
    - "Em abril no Caminho Nhá Chica e Padre Victor, entre as contas do rosário: querubins, queijos, quitandas, quitutes, tudo quanto há para apreciar..." de Augusto Magalhães
    - "Além de rezar com "Santa" Nhá Chica e "Santo" Padre Vicor é possível cavalgar com os genuínos Mangalargas Marchadores no Caminho Nhá Chica e Padre Victor" de Renato Junqueira Maciel
    - "Estandartes de "Santa" Nhá Chica do Rio das Mortes e de Baependi: produção artesanal de referência cultural religiosa, associada ao turismo", de Sílvia Resende (essa matéria é deslumbrante, emocionante, é de fazer chorar!...)
    - "Rezar, Comer, Passear, Visitar, Comprar... são muitos verbos a conjugar: o Turismo Religioso no Caminho Nhá Chica e Padre Victor" de Daniela Saraiva

    ResponderExcluir
  2. Zé Milton, é bom vc manter contato direto com os autores pq são artigos para revistas especializadas, se não tiver os contatos, você dificilmente terá acesso. Há jornalistas que já estão acompanhando o Circuito Turístico Religioso Caminho Nhá Chica e Padre Victor, desde o início da implantação, esses sabem tudo, conseguiram entrevistas valiosas com muitas informações, portanto são os que melhor escrevem, com mais propriedade, são os mais solicitados. Nós que estamos chegando agora, estamos com os textos ainda "em maturação", nos faltam mais dados, estamos correndo atrás e tudo que você puder publicar, agradeceremos sempre! Abraço, Beatriz Campos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz, a dica é muito boa mas, eu não conheço nenhum dos jornalistas citados neste blog. Teria o maior prazer em divulgar as matérias de todos eles.
      Se você souber do endereço de algum e puder me repassar, ficarei muito grato.

      Excluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts