sexta-feira, 11 de maio de 2012

Igreja Católica e Diocese da Campanha

Publicado no Folha Campanhense
Igreja Católica e Diocese da Campanha
comemoram três eventos de amplo significado
Folha Campanhense - Junho 2011 - Ed. 170


Três eventos de amplo significado estão sendo divulgados e comemorados pela Igreja Católica, em especial pela Diocese da Campanha. Eles dizem respeito às causas que buscam elevar à santidade os servos de Deus Francisca de Paula de Jesus, conhecida popularmente como Nhá Chica e Francisco de Paula Victor, carinhosamente conhecido como Padre Victor.
Nhá Chica nasceu em 1808 em povoado da atual cidade de São João del-Rei/MG, onde também foi batizada. Pouco tempo depois sua família mudou-se para a cidade de Baependi/MG, onde viveu até 14 de junho de 1895, data de seu falecimento.
Padre Victor nasceu em Campanha - MG, no dia 12 de abril de 1827. Em 1852 se estabeleceu em Três Pontas. Paroquiou na cidade por 53 anos, quando morreu no dia 23 de setembro de 1905.

O primeiro evento
Já divulgado na Diocese e na Campanha em abril através de informativo da Fundação Diocesana, o primeiro evento diz respeito à oficialização do CIRCUITO TURÍSTICO RELIGIOSO: CAMINHO DE NHÁ CHICA E PADRE VICTOR.
Idealizado desde 2000 por meio de um projeto elaborado pela consultora em patrimônio cultural e pesquisadora Profª. Cristina Souza Krauss Serrano o roteiro proposto para o circuito se apóia num percurso relacionado com os Servos de Deus, NHÁ CHICA e PADRE VICTOR e compreende 4 localidades-referência: o Distrito do Rio das Mortes Pequeno, em São João del-Rei/MG, local do nascimento de Nhá Chica, se encaminhando para Baependi/MG, local da maior parte de sua vida e do seu falecimento, em seguida se deslocando para Campanha/MG, local do nascimento do Pe. Victor até alcançar Três Pontas/MG, cidade onde exerceu a maior parte do seu ministério e onde faleceu.
É de se destacar que esse roteiro contempla as rotas peregrinas já consolidadas pelos romeiros que se dirigem às cidades de Baependi/MG e de Três Pontas/MG, além de estar inserido num contexto de outros circuitos turísticos como o da Estrada Real, do Lago de Furnas, das Águas Mineirais, da Trilha dos Inconfidentes, das Terras Altas da Mantiqueira, do Vale Verde e das Quedas D'Água.
Todo o percurso será simbolizado por 20 painéis que retratarão a Vida e a Obra da Venerável Serva de Deus Nhá Chica e do Servo de Deus Padre Victor, sinalizando as virtudes vivenciadas por eles - fé, esperança, caridade, castidade, obediência, fortaleza, prudência, temperança, justiça e humildade.
Afonso Barra, natural de Três Corações/MG, cidade do entorno do circuito, é o artista plástico responsável pela confecção dos painéis, em técnica de modelagem em argamassa, a partir da seleção realizada pela Associação Beneficente Nhá Chica e pela Associação Padre Victor.
“Assim, nesse roteiro, delineado pela simplicidade e singeleza, o caminhante, seja ele peregrino, romeiro ou turista, envolto pela atmosfera do patrimônio natural e cultural e pela vida e obra da Venerável Serva de Deus Nhá Chica e do Servo de Deus Padre Victor, poderá experimentar não apenas uma viagem, mas a realização de uma experiência interior profunda”, conforme destaca Lara Lanna Caldeira Brant, da Equipe de Comunicação do Circuito Turístico Religioso Caminho de Nhá Chica e Pe. Victor.

O segundo evento
Festeja-se também a aprovação do Vaticano, em 13 de maio, da documentação enviada sobre a vida e virtudes de Padre Victor (por feliz coincidência, dia da Lei Áurea, que extinguiu a escravidão no Brasil). Esta etapa possibilita a candidatura do religioso ao TÍTULO DE VENERÁVEL - primeiro passo para a beatificação.
Para que o religioso seja reconhecido como Venerável há necessidade que um milagre ligado ao padre seja comprovado. Segundo a Associação Padre Victor, em Três Pontas, entidade que cuida do processo de beatificação no Brasil, um milagre já está sendo investigado para ser anexado ao processo em Roma.
O processo de beatificação começou a ser feito em 1993. A documentação está em Roma desde 2002.

O terceiro evento
Configurado já um marco no calendário patrimônio cultural local, o terceiro evento ocorreu da cidade de São João del-Rei/MG, com a CELEBRAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO/BATISMO DA VENERÁVEL NHÁ CHICA.
Além das costumeiras atividades que já acontecem nessa data, segundo artigo encaminhado a Folha Campanhense por Francisco Braga, bacharel em Letras e Música, literato e músico profissional, membro de várias instituições culturais no País e no exterior e Patrícia da Matta Machado, jornalista cultural, “o encontro serviu, a um só tempo, para comemorar o 201º aniversário do batizado da homenageada, ocorrido em 26 de abril de 1810, bem como para lavrar-se em público o REGISTRO CIVIL JUDICIAL DA VENERÁVEL, por força de mandado expedido pelo MM. Juiz de Direito da 3ª Vara Cível da Comarca de São João del-Rei, Dr. Hélio Martins Costa. A sentença favorável proferida pelo ilustre magistrado atendeu ao pleito de três instituições (Instituto Histórico e Geográfico e Rotary Club de São João del-Rei e Associação de Amparo e Promoção ao Carente do Distrito do Rio das Mortes), representadas pelo causídico Dr. Wainer Carvalho Ávila, em processo protocolizado em 14 de junho de 2006. 
Não só o comparecimento de autoridades civis e militares de São João del-Rei, como também o de uma delegação da Associação Beneficente Nhá Chica, de Baependi, abrilhantaram a festa; também concorreram para o seu maior brilho a participação do coro e banda Lira do Oriente Santa Cecília, fundada em 22 de novembro de 1895 e do grupo de congada “Nossa Senhora do Rosário”, que consta ter atingido a marca de 337 anos de idade. Ainda abrilhantou o evento o duo formado pelo casal Rute Pardini (soprano lírica) e Francisco Braga (piano). Também concorreram para o maior esplendor da festa as transmissões radiofônica e televisiva tanto de São João del-Rei quanto de Baependi que fizeram o seu registro histórico através da cobertura do grandioso evento. 
 Foi nesse ambiente de religiosidade e alegria cívica que se realizou o Registro Civil da Venerável Nhá  Chica, que vence mais um passo rumo à glória dos altares, aguardando apenas que seja declarada, em breve, Beata, para que seja cultuada não apenas regionalmente, mas em todo o Brasil”.
É bom salientar que o projeto do Circuito Turístico Religioso CAMINHO NHÁ CHICA E PADRE VICTOR advém da compilação de diversos resultados de pesquisas acadêmicas desenvolvidas na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) na área de patrimônio cultural, em atividades com público infanto-juvenil sobre essa mesma temática das quais a campanhense, consultora em patrimônio cultural Cristina Souza Krauss Serrano participou ao longo do profícuo período em que a mesma morou em São João del-Rei/MG de 2005 a 2010, antes de passar a residir em Belo Horizonte /MG.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts