quinta-feira, 10 de maio de 2012

Bento XVI reconhece virtudes heróicas de padre brasileiro

Quinta-feira, 10 de maio de 2012, 09h38

Bento XVI reconhece virtudes heróicas de padre brasileiro

Nicole Melhado
Da Redação, com Boletim da Santa Sé (Tradução: equipe CN Notícias)



Arquivo
Brasileiro de Campanha, Minas Gerais, Padre Francisco de Paula Victor, morreu na cidade de Três Pontas, em 1905 Bento XVI recebeu, na manhã desta quinta-feira, 10, em audiência privada, o Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. Durante a audiência, o Papa autorizou a promulgação de diversos decretos de milagres e de virtudes heróicas, entre eles. o do Servo de Deus Francisco de Paula Victor, padre brasileiro de Campanha, Minas Gerais.

Padre Victor de Campanha, como é conhecido, nasceu em 12 de abril de 1827 e morreu na cidade de Três Pontas (MG), em 1905.

Além dessa promulgação, no decreto, o Santo Padre estendeu a toda Igreja o culto litúrgico em honra à Santa Ildegarda di Bingen, inscrevendo-a no catálogo dos Santos. Santa Ildegarda era monja da Ordem de São Bento, nasceu em Bermershein, na Alemanha, em 1089 e morreu em Rupertsberg, Alemanha, em 17 de setembro de 1179.

Foram reconhecidos também os milagres atribuídos à intercessão dos veneráveis Servos de Deus Tommaso da Olera (conhecido como Tommaso Acerbis) e Maria Troncatti; e ainda o martírio dos Servos de Deus Federico Bachstein e 13 companheiros da Ordem dos Frades Menores, Raimondo Castaño González e Giuseppe Maria González Solís, Giacomo Puig Mirosa e 18 companheiros da Congregação das Filhos da Sagrada Família de Jesus, dos leigos Maria, Giuseppe e Sebastiano Llorens Telarroja e do italiano Odoardo Focherini.

O Papa reconheceu também as virtudes heróicas dos Servos de Deus Federico Ireneo Baraga, Pasquale Uva, Baldassarre Emanuele Pardal Vidal, Giacomo Sevin, Maria Giuseppa do Santíssimo Sacramento, Miriam Teresa Demjanovich, Emilia Engel, Rachele Ambrosini, Maria Bolognesi e Felice Francesco Giuseppe.
 http://img.cancaonova.com/noticias/portal/twitter_cn.jpg    http://img.cancaonova.com/noticias/portal/iphone_noticias.jpg   Curta nossa página no Facebook   
Tags: Decreto Bento XVI servo de Deus Padre Victor Santos Noticias Cancaonova Canção Nova

34 comentários:

  1. SALVE SANTO PADRE VICTOR!SUL-MINEIROS, VAMOS NOS UNIR! SALVE OS SANTOS SUL-MINEIROS SANTO PADRE VICTOR E SANTA NHÁ CHICA! Nós, varginhenses, estamos juntos na luta! Marta Vasconcellos-Varginha

    ResponderExcluir
  2. Prezado blogueiro Zé Milton, insista agora mais do que nunca para que os campanhenses acordem e se organizem em relação ao turismo religioso, aos Santos Sul-Mineiros e ao Caminho Nhá Chica e Padre Victor. PRECISAMOS DAS SUAS INFORMAÇÕES PUBLICADAS AQUI NO BLOG. Nossas matérias só chegam ao exterior a partir da ação inicial de vocês aí no Sul de Minas. Nós, jornalistas agradecemos imensamente ao seu blog! Carolina Linhares-BH

    ResponderExcluir
  3. Será que agora a Prefeitura, a Igreja, a população de Campanha vai começar a se lembrar de seu filho campanhense, Francisco de Paula Victor, o Santo Padre Victor? Carlos Mesquita de Três Pontas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto será um milagre que Padre Victor terá que fazer. É lamentável, mas não acredito que aconteça algo. Campanha que em toda a sua história exportou lideranças, hoje não tem uma autoridade sequer liderando a nossa cidade em todos os níveis. Se a gente não conhece, a gente não ama, se não ama, a gente não tem interesse.A responsabilidade é sempre dos outros. Alguém deveria fazer e ninguém faz.

      Excluir
  4. Portal da Globo divulga:

    http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2012/05/papa-assina-decreto-que-da-titulo-de-veneravel-padre-victor.html

    O decreto que concede o título de “Venerável” a Padre Victor foi assinado na manhã desta quinta-feira (10) pelo Papa Bento XVI em Roma, na Itália. Segundo uma das representantes da Associação Padre Victor, Mafalda Maria Veiga Calili, as virtudes heroicas do religioso já tinham sido reconhecidas pelos cardeais, bispos e teólogos do Vaticano, mas faltava apenas a assinatura do Papa. Antes de ser considerado Venerável, Padre Victor era “Servo de Deus”.

    Durante audiência privada na manhã desta quinta-feira, o Papa Bento XVI recebeu o Cardeal Ângelo Amato, prefeito da congregação para as causas dos santos. Durante a audiência, o Papa autorizou a promulgação de diversos decretos de milagres e de virtudes heroicas realizadas por Padre Victor.

    Na missa que acontece na noite desta quinta-feira na Igreja Matriz de Três Pontas, o quadro do Venerável Padre Victor será colocado em local de destaque no altar.

    Agora o próximo passo, segundo a associação, é a beatificação de Padre Victor.

    Padre Victor

    Padre Victor nasceu em 12 de abril de 1827 em Campanha e viveu em Três Pontas, ambas cidades do Sul de Minas. Era filho de uma escrava, mas foi bem criado e aprendeu o ofício de alfaiate. Quando jovem, sempre quis ser padre e com apoio do Bispo Dom Viçoso, que o acolheu no seminário de Mariana (MG), estudou latim e música.

    ResponderExcluir
  5. Portal da Globo divulga matéria sobre OS SANTOS DO SUL DE MINAS - SANTO PACRE VICTOR E SANTA NHÁ CHICA:

    Para a Igreja os Veneráveis: Venerável Nhá Chica e Venerável Padre Victor, mas para o povo sempre foi: SANTO PADRE VICTOR e SANTA NHÁ CHICA!

    http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2012/05/papa-assina-decreto-que-da-titulo-de-veneravel-padre-victor.html


    Historiadores afirmam que o maior milagre de Padre Victor foi ter conseguido entrar para o seminário sendo negro e pobre. Sua madrinha de batismo, Mariana Bárbara Ferreira, doou-lhe um dote para que pudesse ir para o seminário onde passou por muitas humilhações, já que seus colegas brancos se recusavam a aceitá-lo. Em 14 de junho de 1851, foi ordenado padre.

    Padre Victor voltou para Campanha e em 1852 foi para Três Pontas substituir um padre. Lá, o Venerável viveu por 53 anos até 1905, quando morreu. O religioso montou uma escola de música, chamada “Sagrada Família”, onde hoje é o Hotel Ouro Verde, na praça da igreja matriz da cidade.

    O processo de beatificação e canonização de Padre Victor começou em 1993.

    Nhá Chica

    Outra religiosa do Sul de Minas que está em processo de beatificação é a Venerável Nhá Chica. Segundo a Comissão de Médicos do Vaticano, a cura de um problema congênito no coração de uma professora aposentada de Caxambu (MG) realmente aconteceu por intercessão da religiosa.

    O processo segue para uma nova etapa em que os cardeais do Vaticano também darão seu parecer. Caso seja aprovado novamente, o decreto de beatificação terá sua data marcada pelo Papa Bento XVI.

    ResponderExcluir
  6. EMOCIONANTE A FÉ NO SUL DE MINAS! O SUL DE MINAS NÃO APENAS TEM O CÉU MAIS LINDO É UM PEDACINHO DO CÉU!

    http://www.carmodacachoeira.net/2008/12/f-no-sul-de-minas-do-pe-victor-nh-chica.html

    A octegenária Malvina Demarchi é cristã católica. Extremamente fervorosa, religiosa e devota de Padre Vitor Três Pontas", e orante para que se declare, brevemente, a santificação de Nhá Chica (Baependi). É moradora na cidade e Itu/SP, no entanto está inteirada dos movimentos religiosos mineiros. Neste final de semana, esteve visitando estes dois marcos de fé no sul de Minas, no entanto, a sua primeira visita foi para Nossa Senhora do Carmo, em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais. Foi a seus pés que pediu proteção para as outras visitas.
    Luz e Harmonia a todos.

    Confiram o link! Flaviane Carmo da Cachoeira

    ResponderExcluir
  7. "OS SANTOS DO SUL DE MINAS: VENERÁVEL NHÁ CHICA E VENERÁVEL PADRE VICTOR CAMINHAM JUNTOS NO CÉU, NA TERRA E JUNTOS CHEGARÃO AO ALTAR!" Zé Milton, é Beatriz Campos, já estou escrevendo! Estamos muito felizes com a notícia! Hoje consegui um belo livro sobre a vida e a obra dele, estou encantada com tudo: o trecho que narra a ida dele para o seminário, a preocupação dele com a educação de todos! A vida, a trajetória dele é excepcional, comovente, de fazer qualquer um ir às lágrimas... Abraço!

    ResponderExcluir
  8. JORNAL ESTADO DE MINAS DIVULGA:

    http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/05/10/interna_gerais,293659/papa-bento-xvi-assina-decreto-que-da-a-padre-victor-o-titulo-de-veneravel.shtml

    Papa Bento XVI assina decreto que dá a Padre Victor o título de 'Venerável' Francisco de Paula Victor (1827-1905) nasceu em Campanha e passou a maior parte da vida em Três Pontas, como pároco


    Emerson Campos

    Publicação: 10/05/2012 18:04Atualização: 10/05/2012 18:39











    Historiadores dizem que um dos milagres de Padre Victor foi conseguir entrar para o Seminário sendo negro e pobre

    O Papa Bento XVI assinou nesta quinta-feira, em Roma, na Itália, o decreto em que reconhece as virtudes heróicas do "servo de Deus" Francisco de Paula Victor, o Padre Victor (1827 - 1905), nascido em Campanha, no Sul de Minas Gerais. Com a decisão do Sumo Pontífice, o mineiro, que viveu e foi pároco em Três Pontas, passa a ser considerado "Venerável" pela Igreja Católica e fica a um passo da beatificação.

    A decisão do Santo Padre foi tomada depois de uma audiência privada, realizada no Vaticano esta manhã, com o Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

    Denise Barbosa Reis Abreu, uma das responsáveis pela Associação Padre Victor em Três Pontas, diz que que a comunidade recebeu com muita festa a notícia, que já era aguardada com ansiedade. "Para a cidade foi um dia de muita alegria, porque o Padre Victor é o nosso protetor. Essa é uma fase importante, uma etapa cumprida que nos deixa muito animados", contou Denise.

    O próximo objetivo da associação, que reuniu relíquias e documentos que comprovaram a história e as virtudes do Venerável, é demonstrar um milagre. "Dentro de critérios dados por Roma, mostramos suas virtudes heróicas, agora buscamos a comprovação dessa graça para a beatificação", explicou Denise, uma das responsáveis pela pesquisa.

    Nesta quinta-feira, a comunidade da cidade em que Padre Victor viveu celebra uma missa em ação de graças, às 18h30, na Matriz de Nossa Senhora de Aparecida, para comemorar a decisão do Santo Padre. As celebrações continuam no próximo dia 23, durante a festa da padroeira de Três Pontas, Nossa Senhora d'Ajuda, que contará com a presença do bispo Dom Diamantino.

    História de Padre Victor

    Padre Victor nasceu em Campanha, no dia 12 de abril de 1827, e foi batizado, em 20 de abril do mesmo ano, pelo Padre Antônio Manoel Teixeira. Era filho da escrava Lourença Maria de Jesus. Sua madrinha de Batismo foi a senhora Marianna Bárbara Ferreira.

    Dom Antônio Ferreira Viçoso, bispo de Mariana (MG), visitou a cidade em 1848. Victor, então alfaiate, procurou o bispo, manifestando o desejo de ser padre. Dom Viçoso o recebeu e encaminhou ao Seminário de Mariana, onde foi aceito em 05 de junho de 1849.

    Ordenado em 14 de junho de 1851, permaneceu em sua cidade natal até 1852. Foi então para Três Pontas, como Vigário Encomendado. Logo que assumiu, começou seus trabalhos na Paróquia, visitando doentes, amparando inválidos e zelando pela infância.

    Procurou catequizar e instruir a comunidade, chegando a criar a escola "Sagrada Família". Padre Victor instruiu muitos filhos de famílias humildes, fazendo deles grandes homens de cultura, que passaram a viver da inteligência, nas mais variadas profissões.

    ResponderExcluir
  9. Já estamos redigindo a matéria:
    Bento XVI reconhece virtudes heróicas de padre brasileiro, mineiro, campanhense!
    Bruno Cerqueira-Rio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Bruno, eu não quero escrever o que penso, porque não tenho provas. Mas é muito estranho nenhuma autoridade em Campanha não se manifestar publicamente, não comemorar uma notícia tão importante.

      Excluir
  10. "OS SINOS DO SUL DE MINAS REPICAM SEM CESSAR: PADRE VICTOR, MINEIRO DA CAMPANHA É DECLARADO VENERÁVEL"
    O Santo Padre Victor amado e já declarado Santo pelos milhões de fieis sul-mineiros está mais próximo dos altares"
    Título e subtítulo, enviaremos em seguida. Henrique Fernandes BH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Henrique, elo menos aqui em Campanha, bem que isto poderia ser verdade.Infelizmente nada aconteceu. Pode acreditar.

      Excluir
  11. http://equipepositiva.blogspot.com.br/2012/05/exclusivo-na-positiva.html

    ResponderExcluir
  12. A IMPRENSA EM PORTUGAL DIVULGA A BEATIFICAÇÃO DE PADRE VICTOR
    http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?tpl=&id=90858

    ResponderExcluir
  13. Que maravilhoso ver nossos 2 Santos Sul-Mineiros como Veneráveis! Uma bênção! Fátima Maciel

    ResponderExcluir
  14. JÁ ESTAMOS ESCREVENDO SOBRE A COMEMORAÇÃO DOS FIEIS PELO TÍTULO DE VENERÁVEL CONCEDIDO A SANTO PADRE VICTOR. POR GENTILEZA, JÁ ESTÃO CHEGANDO DEPOIMENTOS DE TRÊS PONTAS E DE CIDADES VIZINHAS, O ATENCIOSO BLOGUEIRO ZÉ MILTON PODERIA COLHER DEPOIMENTOS DE CAMPANHENSES SOBRE A ALEGRIA LOCAL E PUBLICAR AQUI NO SEU BLOG PARA PODERMOS REPRODUZIR! DESDE JÁ AGRADECEMOS, FELIPE MACEDO.

    http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2012/05/fieis-comemoram-titulo-de-veneravel-concedido-padre-victor.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Felipe, seu pedido está atendido, mas não como eu gostaria que fosse.

      Excluir
  15. Sr. Blogueiro Zé Milton, por gentileza estamos recolhendo "frases" sobre "PADRE VICTOR DE CAMPANHA", um grupo, por exemplo, está por conta de reunir frases dos religiosos, padres, bispos, autoridades eclesiásticas, outros grupos recolhendo outras frases de outros segmentos.
    MEU GRUPO ESTÁ INCUMBIDO DE RECOLHER FRASES DE DEVOTOS CAMPANHENSES. PRECISAMOS DEMAIS DA SUA AJUDA! PRECISAMOS MUITO QUE O SENHOR LOCALIZE OS DEVOTOS CAMPANHENSES E TENTE COLHER OS DEPOIMENTOS DOS MESMOS. DEPOIS PUBLIQUE AS FRASES, OS TEXTOS COM AS RESPECTIVAS IDENTIFICAÇÕES DOS NOMES.
    Desde já agradecemos, Jornalista Helena Lobo Rio/RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Helena, fiz o que pude. Se não foi mais completo não foi por minha culpa.A inércia do campanhense e a omissão das autoridades poderia ser tema de discussão entre especialistas.

      Excluir
  16. Sr. Zé Milton, há imagens, vídeos sobre a repercussão do título de Venerável concedido ao "SANTO" PPADRE VICTOR DE CAMPANHA aí em Campanha, Sul de Minas? Por gentileza, poderia nos ajudar a localizar os links? Grato, Pedro Rodrigues - Rio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Pedro, lamento informar que infelizmente NADA aconteceu.Nosso povo e nossa lideranças parece não ter a menor idéia da importância do que está acontecendo.

      Excluir
  17. Sr.Zé Milton, quais são os ASSESSORES DE IMPRENSA de Campanha????? Quais os e-mails, os contatos deles?????
    Assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal de Campanha?
    Assessor de Imprensa da Diocese de Campanha?
    Assessor de Imprensa do Caminho Nhá Chica e Padre Victor?
    Grato, Davi Rollemberg São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comunicacao@campanha.mg.gov.br - Assessor da Prefeitura

      Caminho Nhá Chica e Padre Victor - 35 3261-1229 (Rádio Diocesana)

      Diocese da Campanha - 35 3261-1217

      Excluir
    2. Sr. Davi os contatos o´ficiais são:
      Coordenador do Circuito Sr. Lúcio Mauro 35-3261.1229 - luciogoulart@yahoo.com.br
      Turismóloga Cíntia Bastos - 35-3261.2041 cintiasilvabastos@yahoo.com.br
      Jornalista municipal Ramon Marues Borges - 35-3261.1957 - comunicacao@campanha.mg.gov.br

      Excluir
  18. O TEMPO PUBLICA:
    http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=349373,NOT

    Padre Victor a um passo da beatificação

    10/05/2012 21h07
    GUSTAVO PRADO
    Siga em: twitter.com/OTEMPOonline

    As cidades do Sul de Minas Três Pontas e Campanha estão em festa após a assinatura de um decreto em que reconhece as virtudes heróicas de Francisco de Paula Victor, o Padre Victor, assinado pelo Papa Bento XVI nesta quinta-feira (10), em Roma, na Itália. Com isso, o padre passa a ser considerado “Venerável” pela Igreja Católica. Agora, Padre Victor fica a um passo da beatificação. Ele já era considerado “Servo de Deus”.

    Nascido no ano de 1827 em Campanha, Francisco de Paula era negro, filho de escravos, pobre e teve uma vida dedicada aos preceitos da fé. A partir de 1852, passou a viver em Três Pontas, onde foi pároco. Ficou conhecido pelos trabalhos na Paróquia, visitando doentes, dando amparo as famílias e zelando pela infância.

    Para ser beatificado, Padre Victor precisa de a comprovação de um milagre por meio de documentos.

    ResponderExcluir
  19. Por gentileza, precisamos de informações sobre o milagre, os milagres atribuídos a Santo Padre Victor. Poderiam publicar aqui? Grato, Marcelo Antunes Rio

    ResponderExcluir
  20. Campanha, Padre Victor, 12 de abril: precisamos de todas as informações, os links que mostram informações relevantes sobre a cidade, sobre as comemorações do 12 de abril em Campanha, sobre a devoção dos campanhenses ao Santo local. Desde já agradeço, Milton Palhares Rio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Milton, com a inércia dos campanhenses, aliada a falta de lideranças, a única coisa que lembrou Padre Victor neste dia foi um passeio ciclístico realizado por mim. Tem um post no dia 12 de abril. É lamentável.

      Excluir
  21. Qual o contato do assessor de imprensa do Caminho Nhá Chica e Padre Victor? Francisco de Assis Maia Rio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coordenador Lucio - 35-3261.1229 - luciogoulart@yahoo.com.br

      Excluir
    2. Turismóloga Cintia Bastos - 35-3261.2041 - cintiasilvabastos@yahoo.com.br

      Excluir
  22. As colaborações dos colegas jornalistas de Minas sobre o turismo religioso em Minas, sobre os Santos do Sul de Minas são muito bem-vindas! Flávio Almeida Magalhães Rio

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts