quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

CHICO XAVIER, HADDAD E O PRIMEIRO CENTRO ESPÍRITA DOS ESTADOS UNIDOS.

CHICO XAVIER, HADDAD E O PRIMEIRO CENTRO ESPÍRITA DOS ESTADOS UNIDOS.

cxhadadd2
CHICO XAVIER, HADDAD E O PRIMEIRO CENTRO ESPÍRITA DOS ESTADOS UNIDOS. PELA EXPOSITORA ESPÍRITA RADICADA NOS EUA VANESSA ANSELONI
Data: 3 jan 2018 Autor: blogdobrunotavares
“A caridade é um exercício espiritual. Ela, na verdade, move as forças da alma”, disse Chico Xavier durante sua incrível vida de amor pela humanidade. E ele realmente amava a todos indistintamente além das fronteiras do Brasil! Fez amigos por toda parte, dando-lhes igual atenção. Um desses amigos queridos foi Salim Haddad, (2) descendente de libaneses, nascido no Brasil. Haddad foi levado a aprofundar seus estudos sobre Espiritualidade e Espiritismo em virtude da tuberculose que adquiriu. Conheceu Chico Xavier na década de 1940 e casou-se com a doce Phillis – também médium – descendente de britânicos, nascida no Brasil. Por ser inventor, no mundo têxtil, Haddad mudou-se para a Carolina do Norte, nos Estados Unidos, com o intuito de ampliar suas oportunidades profissionais. A vida, contudo, tinha planos mais grandiosos para ele: ser o pioneiro do Espiritismo nos Estados Unidos.
Numa época em que o Espiritismo era quase inexistente em terras norte-americanas, Haddad o estudava à distância, pois a maior parte da literatura espírita era escrita em português do Brasil. Após uma década de estudos e ter trocado, com Chico Xavier, a metade de suas cartas históricas, foi finalmente possível a este último visitar a família Haddad no Elon College, em 1965, com o médium Waldo Vieira, fato que se repetiu no ano seguinte.

CXWEUA1
Essas viagens históricas não eram de natureza turística. Tinham propósito sublime: lançar as bases do Espiritismo nos Estados Unidos! Sim, pois os médiuns viajaram juntos pelo país, de leste a oeste.
Parte dessa produtiva viagem está publicada no livro Among brothers of other lands, (3) da Edicei. Algumas obras inéditas foram recentemente resgatadas, quando nós (Kirsten Demelo, (4) Daniel Santos, Carlos Dias, Geraldo Lemos Netto e eu) entramos em contato, em julho de 2013, com Edwina Haddad, filha de Haddad e Phillis (o casal tem mais dois filhos). Edwina, que ainda mora na Carolina do Norte, compartilhou conosco centenas de peças históricas dos bastidores do Espiritismo nos Estados Unidos, as quais retratam o dedicado trabalho de seu pai e sua mãe, Salim e Phillis Haddad, com Chico Xavier.
Quando se examina esse extenso material, percebe-se que não se trata apenas de informações históricas; ele contém lições fundamentais para todos aqueles que, em qualquer lugar da Terra, queiram fortalecer-se com o exemplo desse trabalho pioneiro de Espiritismo. Gostaríamos de resumir, algumas dessas lições:


• Salim e Phillis Haddad fundaram, com Chico Xavier, o primeiro Centro Espírita dos Estados Unidos, no Elon College (Elon University, desde 2001), na Carolina do Norte.
• Haddad manteve correspondência com Chico Xavier por décadas, antes de receber a visita de Chico nos anos de 1965 e 1966. Durante esse período, Haddad procurou encontrar a cura espiritual para Chico Xavier, cujos olhos estavam enfermos.
• Os médiuns, Chico Xavier e Waldo Vieira, aproveitaram o período de visita aos Estados Unidos para psicografarem. Mensagens inéditas estão publicadas nesta edição da Spiritist Magazine, com os títulos Foundational Advice (5) e Historic Message. (6)
• Chico Xavier esforçou-se tanto para aprender o idioma inglês com o objetivo de divulgar o Espiritismo que chegou a ponto de se oferecer para traduzir mensagens espirituais para a língua inglesa. Além disso, Chico Xavier estudou inglês no período em que permaneceu nos Estados Unidos. Ele costumava pedir que Haddad lhe enviasse textos em inglês, a fim de que pudesse ir aprimorando suas habilidades linguísticas, enquanto residia no Brasil.
.FOTO JORGE RIZZINI E CHICO XAVIER

JORGE RIZZINI E CHICO XAVIER, EM NOVA YORK, EM 1965, EM BUSCA DO TÚMULO DE ELIZABETH FOX, PIONEIRA NAS MANIFESTAÇÕES DOS ESPÍRITOS.
FOTO JORGE RIZZINI E CHICO XAVIER

• Os Haddads convidaram Chico Xavier para morar com eles. Chico escreveu-lhes agradecendo a gentil oferta, dizendo-lhes, entretanto, que não poderia aceitá-la à vista de seus compromissos no Brasil.
• Tanto Chico Xavier quanto Waldo Vieira publicaram mensagens psicográficas recebidas em português e, depois, traduzidas mediunicamente para o inglês pelos próprios médiuns. Ver mensagens Spiritual healing (7) e Spiritual guideposts (8).
• Haddad também se esforçou bastante para aprender a língua inglesa, no que foi auxiliado por sua esposa Phillis, cujos pais eram anglo-saxões. Apesar de suas transitórias limitações, Haddad não só traduziu centenas de messagens recebidas por Chico Xavier, como também seus livros Nosso lar, Ideal espírita e Pensamento e vida (recentemente publicados pela Roundtable, UK).
• Posteriormente, Haddad passou a dominar o idioma inglês, dedicando-se intensamente à divulgação do Espiritismo por meio de artigos como: Losses and the Spiritist Doctrine. (9)
.

• Quando Haddad contou ao Chico que estava recebendo pedidos de contribuição financeira para organizações espíritas do Brasil, Chico Xavier aconselhou-o a concentrar-se nas necessidades do Centro Espírita da Carolina do Norte. Disse-lhe também que, na verdade, caberia ao Movimento Espírita brasileiro ajudar financeiramente o Movimento Espírita dos Estados Unidos, já que o primeiro era mais experiente e desenvolvido do que este último.
• Chico Xavier e Waldo Vieira cederam os direitos autorais do livro The world of the Spirit, (10) no dia 14 de abril de 1966, ao Christian Spiritist Center. (11) Não só este livro como a obra Ideal Espírita foram publicados pela Philosophical Library of New York. (12)
• Chico Xavier escreveu a Haddad sobre seus trabalhos no Brasil, relatando as razões por que deixara a Comunhão Espírita Cristã de Uberaba e os efeitos ocorridos em sua carga de trabalho pelo fato de Waldo Vieira ter abandonado suas tarefas espíritas.
• A paciente e verdadeira atitude cristã espírita de Haddad perante a vida era uma de suas marcas registradas na correspondência mantida com os médiuns Chico Xavier e Divaldo Franco, e com o presidente da Federação Espírita Brasileira, na época, Sr. Thiesen. (13)
Esses são alguns destaques das muitas lições aprendidas por meio do material a que tivemos acesso. Muito embora tudo isso esteja para ser publicado e disponibilizado ao grande público em futuro muito próximo, quisemos compartilhar seus pontos essenciais com você, caro leitor. Realmente esperamos que você faça bom proveito desse material, além de meditar sobre os esforços dos nossos pioneiros enquanto formule uma oração em agradecimento a eles, a Jesus e a Deus!
.vanessasem

A QUERIDA AMIGA VANESSA ANSELONI, RADICADA NOS EUA
1 N.R.: ARTIGO TRANSCRITO DA REVISTA THE SPIRITIST MAGAZINE. N. 25, APRIL-JUNE, 2014. IN: CHICO XAVIER, HADDAD AND THE FIRST SPIRITIST CENTER IN THE USA, EDITORIAL, P. 3. TRADUÇÃO JOSÉ CARLOS DA SILVA SILVEIRA. / 2 N.R.: SALIM SALOMÃO HADDAD – PRIMEIRO PRESIDENTE DO CHRISTIAN SPIRIT CENTER. / 3 N.T.: XAVIER, FRANCISCO C.; VIEIRA, WALDO. ENTRE IRMÃOS DE OUTRAS TERRAS (AMONG BROTHERS OF OTHER LANDS). DIVERSOS ESPÍRITOS. 8. ED. 1. REIMP. RIO DE JANEIRO: FEB, 2008. / 4 KISRTEN DEMELO ESFORÇOU-SE MUITO PARA CONSEGUIR ENTRAR EM CONTATO COM EDWINA HADDAD, O QUE NA VERDADE ACONTECEU PELO FACEBOOK. MAIS TARDE, ELA COMPARTILHOU TUDO ISSO COM VANESSA ANSELONI E OUTROS MENCIONADOS NO TEXTO ACIMA. UMA ENTREVISTA COM EDWINA E DAVID HADDAD (FILHOS DOS HADDADS) PODE SER OUVIDA NA KARDEC RADIO (ABRIL DE 2014). / 5 N.T.: CONSELHO FUNDAMENTAL. / 6 N.T.: MENSAGEM HISTÓRICA. / 7 N.T.: CURA ESPIRITUAL. / 8 N.T.: DIREÇÕES ESPIRITUAIS. / 9 N.T.: AS PERDAS E A DOUTRINA ESPÍRITA. / 10 N.T.: O MUNDO DO ESPÍRITO. / 11 N.T.: CENTRO ESPÍRITA CRISTÃO. / 12 N.T.: BIBLIOTECA FILOSÓFICA DE NOVA IORQUE. / 13 N.R.: FRANCISCO THIESEN, PRESIDENTE DA FEB NO PERÍODO DE 1975 A 1990.
cxperf1
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts