quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

O PENSADOR DOM HÉLDER CÂMARA.

O Pensador Dom Hélder Câmara


Dom Hélder Câmara, um religioso que ia, onde o povo estava
Hélder Pessoa Câmara nasceu em Fortaleza, em 1909. Ainda jovem, aos 14 anos, entrou no Seminário da Prainha de São José, em Fortaleza, para cursar filosofia e teologia.
Com 22 anos de idade, Dom Hélder se ordena sacerdote. Na sequência, passou a exercer o cargo de diretor do Departamento de Educação do Estado do Ceará. Realizou a função por 5 anos, até ser transferido para o Rio de Janeiro.
Foi no Rio de Janeiro que desenvolveu algumas de suas principais obras sociais. Fundou a Cruzada São Sebastião, que era destinada a atender favelados, e também o Banco da Providência, que ajudava famílias pobres. Dom Hélder colaborou com revistas católicas, além de exercer funções na Secretaria de Educação do Rio de Janeiro e no Conselho Nacional de Educação.
Recebeu um convite para ser assessor do arcebispo do Rio de Janeiro em 1946. Foi o responsável pela fundação do Conselho Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que o elegeu Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro.
Em 1964, pouco antes do golpe militar, Dom Hélder foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife. Após escrever um manifesto de apoio à ação católica operária em Recife, foi acusado de demagogia e comunismo, sendo proibido de se manifestar publicamente.
Ficou conhecido por ter se tornado um líder contra o autoritarismo e os abusos aos direitos humanos, frequentemente praticados pelos militares. Além disso, atuou em movimentos estudantis, operários, ligas comunitárias contra a fome e a miséria. Foi um defensor da justiça e da cidadania.
Mas a repressão estava cada vez mais dura. O assessor de Dom Hélder, o padre Antônio Henrique, foi preso, torturado e morto. Além disso, outros vinte colaboradores de sua arquidiocese são presos e torturados. Em 1970, fez um pronunciamento em Paris, denunciando a prática de tortura a presos políticos no Brasil, aproveitando-se da importância crescente que passava a ter. Dois anos depois, foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz. O governo militar não perdoa: divulga um dossiê acusando, mais uma vez, Dom Hélder de ser comunista.
A partir de 1978, com uma lenta e gradual abertura política, Dom Hélder se dedica mais ainda a aplicar a sua teologia da libertação.
Aposentou-se em 1985, deixando mais de 500 comunidades eclesiais de base organizadas, com operários, trabalhadores rurais e retirantes em busca de melhores condições de trabalho e de vida.
Sempre atuante, Dom Hélder participou da campanha pelas "Diretas Já". E realizou debates e palestras de conscientização para a cidadania em todo o país. Além disso, deixou registrado o seu pensamento em diversos livros, que foram traduzidos para diferentes línguas.
Dom Hélder faleceu em 1999, vítima de uma parada cardíaca.
PENSAMENTOS DE DOM HÉLDER;

Um comentário:

  1. José Vilhena - Rio de janeiro31 de janeiro de 2018 às 05:34

    Eu o conheci pessoalmente aqui no Rio de Janeiro. Pequeno, miudinho,corajoso, era uma pessoa excepcional e dotado de uma carisma inexcedível.
    Foi contemporâneo de outros grandes religiosos brasileiros tais como Dom Luciano Mendes de Almeida, Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Waldyr Calheiros, Dom Ivo Lorscheiter, Dom Aloisio Lorscheiter, Dom Tomas Balduino, Bom Pedro Casaldáliga, figuras que infelizmente não surgem mais hoje em dia e das quais o Papa Francisco talvez seja um dos últimos remanescentes.
    Vale à pena ver a bibliografia de todos os Bispos e Cardeais citados acima e conhecer um pouco da Igreja Brasileira que foi se perdendo no tempo (quem tiver interesse, consulte a Wikipédia mesmo, pois já é uma boa fonte de informações).
    Com exceção de D.Pedro Casaldáliga, lamento que não estejam entre nós hoje pois o Brasil está mais do que precisando de religiosos com essa força, fé, coragem e combatividade. Fazem muita falta!!
    E parabéns José Milton pela lembrança de D.Helder e pela postagem de sua biografia. Engrandece o seu Blog amigo.

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts