segunda-feira, 1 de julho de 2013

A PRESENÇA DOS JESUÍTAS NO SUL DE MINAS.

Colaboração nossa leitora Carla Fraga.

Campanha e Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, e a presença dos jesuítas no passado e no presente

A histórica Campanha e a tecnológica Santa Rita do Sapucaí são cidades que se constituem em referências para a presença dos jesuítas no Sul de Minas. E por isso também serão visitadas por alguns grupos de jovens estrangeiros que já começam a desembarcar nos próximos dias no Brasil tendo em vista a Jornada Mundial da Juventude.

E muitos já desembarcam, com planos de retornar e ampliar ano que vem as visitações, uma vez que serão celebrados os 200 anos da restauração da Companhia de Jesus no Brasil  pelo papa  Pio VII em 1814. Confira mais informações em veículos de grande divulgação. A seguir, uma reportagem do jornal O Estadão

http://br.noticias.yahoo.com/miss%C3%B5es-jesu%C3%ADtas-v%C3%A3o-invadir-brasil-113500359.html

Missões jesuítas vão 'invadir' o Brasil

Por Edison Veiga | Estadão Conteúdo –  1 hora 49 minutos atrásA mesma Salvador que, 464 anos atrás, recebeu os primeiros jesuítas enviados ao Brasil, será a porta de entrada da maior excursão de jovens ligados à ordem religiosa que já passou pelo País. Se em 1549 desembarcaram na então capital brasileira, tripulantes da armada de Tomé de Sousa, seis religiosos da Companhia de Jesus - os padres Manuel da Nóbrega, Leonardo Nunes, João de Azpilcueta Navarro, Vicente Rodrigues, Antonio Pires e o irmão Diogo Jácome - agora são esperados mais de 2 mil jovens jesuítas ou simpatizantes da ordem.


Batizado de Magis, o evento existe desde 1997 e sempre precede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no país-sede. A edição brasileira começa no dia 12. Os jovens ficam até o dia 14 na capital baiana e depois são enviados, em grupos de 20 a 30, para 40 cidades, em missões ecológicas, educacionais, religiosas e culturais. No dia 22, reencontram-se no Rio. Partilham as experiências vividas e, no dia seguinte, integram-se aos milhares de outros participantes da JMJ.
Programação
“O evento não é restrito aos religiosos da Companhia de Jesus. Mas aos jovens, leigos ou religiosos, que de algum modo estão ligados às obras dos jesuítas nos 130 países em que a ordem está presente”, diz o padre Geraldo Lacerdine, porta-voz do Magis Brasil. Considerado o mais importante encontro da juventude ligada à Companhia de Jesus, o Magis é um verdadeiro intercâmbio cultural entre os países participantes - no show das nações, cada delegação apresenta sua cultura por meio de dança, música ou teatro - e uma imersão no país-sede.

Durante os 17 dias de evento, os jovens participarão de experiências como conhecer a favela da Rocinha, no Rio, o Pelourinho, em Salvador. Cooperativas de catadores de lixo, comunidades ribeirinhas na Amazônia e até uma peregrinação “nos passos de Anchieta”, de Peruíbe a São Bernardo do Campo, estão na programação.A organização do evento sempre cabe à Companhia de Jesus do país-sede da JMJ. “Faz dois anos que estamos trabalhando nisso”, conta o padre Geraldo.

“Formamos uma equipe de trabalho, com um organizador geral, um responsável pela tecnologia, um responsável pela logística, outro pela comunicação e outro pelas experiências dos jovens”, enumera.
Magis é uma palavra latina que significa “o maior”, “o melhor”. E isso, de acordo com os organizadores, está em consonância com os próprios princípios jesuítas. “A palavra está ligada à nossa missão, que é fazer com que cada ser humano seja o melhor de si para os outros. No Magis, trabalhamos com esse conceito. Queremos ajudar as pessoas a serem honestas, justas e boas profissionais”, explica o sacerdote. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

4 comentários:

  1. Francisco Alves comenta: Zé Milton, abrindo o seu blog, após assistir ao EPTV Sul de Minas. Campanha finalmente fez uma manifestação. Os professores, finalmente, estão puxando o carro aí na cidade. Como moramos em Cambuí, gostaríamos de saber mais sobre as manifestações aí. Por gentileza, poste notícias da manifestação aí em Campanha. E aproveitando, achamos muito interessante estas notas sobre os jesuítas que sempre foram professores em Campanha! Professores, vamos nos unir e lutar com todas as nossas forças!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francisco, grato por sua participação. Eu estava chegando de viagem hoje de manhã e não fiz nenhuma foto. Mas, vou ver se consigo alguma coisa para postar.

      Excluir
  2. Zé Milton, nós de SP, tb estamos aguardando notícias das manifestações em Campanha. Será que o "medo" do ditador é tão grande que o povo nem tem coragem de fazer um cartaz e percorrer as ruas? Ou só há parasitas que mamam nas tetas e os que recebem os sacos de cimento, as dentaduras, os pratos de comida? Não há mais campanhenses decentes morando na cidade? Luiza Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza, bom dia. Não, a falha foi minha. Fiquei sabendo de duas manifestações até agora. Ontem mesmo, aconteceu uma de professores e alunos. Infelizmente, nas duas eu estava com clientes e não pude comparecer. Ontem mesmo quando acabei de chegar de viagem, haviam pessoas me esperando, o que impossibilitou a minha saída. Mas, o povo aqui não está satisfeito com a administração municipal que, desde que iniciou o segundo mandato, não disse à que veio. O nosso grande mal, até mesmo para a própria administração, é que não temos oposição. Entendo que, é justamente com a oposição, com as críticas, com as sugestões que a administração sai fortalecida. Mas, não é assim que eles entendem.

      Excluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts