segunda-feira, 30 de novembro de 2015

A SOLIDÃO SÓ EXISTE PARA QUEM SE AUTO-ABANDONA.

A solidão só existe para quem se auto-abandona (Ermance Dufaux)

"E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar à parte.
E, chegada já a tarde, estava ali só."
Mateus, 14:23 

Não culpe ninguém pela sua solidão, pois ela é assunto pessoal e não da responsabilidade dos outros. É um capítulo triste da doença do auto-abandono. Solidão não é a falta de alguém ao seu lado. Solidão é a falta que você sente de si mesmo.

Quando você necessita estar rodeado de pessoas o tempo todo e se sente muito mal quando está só, isso pode estar acontecendo porque você ainda não é uma boa companhia para si mesmo.

Quando você se ama e gosta de estar com você, as atividades rotineiras se tornam extremamente preenchedoras. Cozinhar, ver um bom filme, ler um livro, realizar uma atividade física, pois quaisquer tarefas ficam prazerosas e gratificantes quando se está de bem internamente.

Procure o exercício do autoamor, invista em estar sozinho ocasionalmente. Combine com quem você ama fazer uma viagem ou passar um final de semana sozinho, para dar-se esse tempo pra um encontro com você. Tenha também um compromisso diário e interminável com a pessoa mais importante de sua vida: você!  Seja seu melhor amigo, tenha seu espaço, cuide-se. Ser uma boa companhia para você mesmo é apenas um dos infinitos caminhos do auto-amor. Estar sozinho é muito diferente de estar solitário.

Jesus, foi sozinho na subida ao calvário, mas não solitário. Estava em um momento individual, consciencial, onde as opiniões e influências alheias tinham pouco alcance. Verônica, com uma toalha, secou-lhe o suor do rosto, e Simão Cirineu carregou a cruz por alguns metros. No mais, foram ataques e agressões. Quem cresce espiritual e emocionalmente sofre a pressão da ignorância proveniente do sombrio dos outros, é muito cobrado. Isso faz parte do aprendizado e do amadurecimento.

"E, chegada já a tarde, estava ali só". Jesus buscou estar sozinho para ter contato com o Pai. No seu recolhimento, ampliou forças e iluminou-se para cumprir Sua missão. E, em oração, realizou movimentos sagrados de reconexão com Sua individualidade.

A longa caminhada de melhoria espiritual é marcada pela presença da solidão. Naturalmente, quem assume o compromisso de aprimoramento da alma sentirá necessidade de ter etapas de isolamento temporário nos relacionamentos, de estar consigo e se entender.

Estar sozinho é necessário para resgatar o contato com sua essência. Depois desse tempo, você será impulsionado a resgatar sua sociabilidade novamente, mas com outros objetivos, bem diversos dos anteriores à sua melhora pessoal, com fins de completude e afeto, e não de controle e carência.

Ouse conquistar sua própria companhia em um tempo que é só seu. A solidão é uma mensagem da alma que diz: volte-se para se cuidar e se amar. Essa lição é individual e intransferível.

Frase terapêutica

"A saudade de si mesmo é um sentimento que tem maltratado muita gente."
Da obra: "Jesus, a inspiração das Relações Luminosas"
por Ermance Dufaux e Wanderley Oliveira
Fonte: site "Fórum Espírita"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts