Páginas

domingo, 31 de janeiro de 2016

VIAGEM SEM SAIR DE CASA.

Educação de SP lista livros para jovens 'viajarem' sem sair de casa

www.educacao.sp.gov.br - 22/01/2016

Viajar sem sair do lugar é uma das vantagens da leitura. Nessas férias escolares, a Educação selecionou uma lista com cinco títulos imperdíveis para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A proposta é que os estudantes repitam em casa o hábito incentivado ao longo do ano pelas equipes das Salas de Leitura: adote um livro e viaje. A rede estadual fechou o ano com mais de 3,6 mil espaços dedicados ao programa.

As sugestões de leitura da Educação incluem obras de autores nacionais e também de sucesso em outras línguas. Os cenários mesclam cidades reais – como a Salvador, de Capitães da areia e a Paris, de A invenção de Hugo Cabret. Outra vantagem é que todos os títulos estão disponíveis em bibliotecas públicas ou em sebos. Confira as dicas:

1. Capitães da areia – Jorge Amado: O livro conta a história de um grupo de garotos abandonados que vive em Salvador, capital baiana, nos anos 1930. Os meninos, que moram em um trapiche (espécie de armazém), descobrem, ao longo da trama, como sobreviver nas ruas e vielas da cidade. O amadurecimento de cada um também é relatado durante a história.

2. Meu pé de laranja lima – José Mauro de Vasconcelos: Situada no bairro de Bangu, Rio de Janeiro, a história retrata a vida de Zezé, um menino pobre de cinco anos que encontra amizade e conforto em um pé de laranja lima plantado no quintal de casa. O livro também reforça a descoberta precoce da dor e mostra as dificuldades enfrentadas pela família pobre e numerosa.

3. O menino do pijama listrado – John Boyne: Este é para quem deseja viajar ‘para fora’. A história, que se passa na Alemanha nazista, narra a amizade de Bruno e Shmuel, dois garotos muito diferentes, em uma época marcada pela guerra. Para complementar a leitura, é importante relembrar o período da Segunda Guerra Mundial e a expansão dos regimes totalitários.

4. A invenção de Hugo Cabret – Brian Selznick: Outra história ‘internacional’ que narra a vida de Hugo Cabret, menino órfão que vive escondido na estação central de trem em Paris, também nos anos 1930. Além de ter que sobreviver, o garoto cuida dos gigantescos relógios do lugar. A trama ganha mistério quando Hugo conhece a afilhada de um severo dono da loja de brinquedos. O livro também faz alusão à história do cinema.

5. Luna Clara & Apolo Onze – Adriana Falcão: Este livro não se passa em lugar nenhum e é ideal para quem gosta de fantasia. A história de amor entre os personagens que dão nome ao volume acontece em Desatino, cidade fictícia que guarda mistérios capazes de encantar o leitor. Encontros, desencontros e coincidências fazem do livro uma verdadeira aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário