quarta-feira, 29 de junho de 2011

CURIOSIDADE. O OVO DA VITÓRIA.

No dia oito de maio de 1945, meu avô Paulino Araújo, estava em sua casa ouvido o noticiário pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro quando, foi anunciado o final da Segunda guerra mundial. Neste instante uma galinha em seu galinheiro começou a cantar e meu avô foi até o galinheiro pegar um ovo fresco. Qual não foi a sua surpresa ao pegar um dos ovos, notou um sinal em forma de V em sua casca. Logo o tal ovo foi batizado de Ovo da Vitória, a vitória dos aliados na guerra. Na época o tal ovo foi para São Paulo, e Rio de Janeiro e meu avô recusou uma boa oferta em dinheiro para que vendesse o tal ovo. Mas ele sempre recusou qualquer proposta, porque já havia se comprometido em doar o ovo para o Museu da Campanha.
Este ovo poderá ser visto por você no Museu Regional do Sul de Minas na cidade da Campanha - MG. Aliás uma visita neste museu é tudo de bom. Uma viagem no tempo.

6 comentários:

  1. O "ovo da vitória",curiosa peça constante do acervo do Museu Regional do Sul de Minas, é um mote para falarmos daquela importante instituíção.
    É uma honra contarmos com o Museu em nossa cidade.Já ouvi diversos varginhenses e tricordianos encantados com o fato de Campanha ter um Museu!
    Por isso, é hora de valorizarmos o Museu, quem lá trabalha e quem a ele se dedica.
    Nossa cidade tem cultura para dar e vender... e isso é admirável, deve ser ressaltado a todo momento e com muito orgulho.
    ORGULHO DE SER CAMPANHENSE!!
    José Milton, mais uma vez, parabéns por todo o seu entusiasmo e cuidado com a nossa amada Campanha.
    Abraços, Patricia Goldfeder

    ResponderExcluir
  2. O "ovo da vitória", curiosa peça pertencente ao acervo do Museu Regional do Sul de Minas é um bom mote para falarmos daquela importante instituíção.
    É hora de valorizarmos o Museu, quem lá trabalha e quem a ele se dedica.
    É um orgulho contarmos com o Museu em nossa cidade.
    Campanha "tem cultura para dar e vender" e é hora de mostrarmos e nos orgulharmos disso!!
    PRECISAMOS TER ORGULHO DE NOSSA AMADA CAMPANHA!!!
    José Milton, você está de parabéns por ter tanto cuidado e ser tão entusiasmado com Campanha em meio a tanto desanimo e descrença.
    "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura."
    Abraços, Patricia Goldfeder

    ResponderExcluir
  3. O "ovo da vitoria",curiosa peça constante do acervo do Museu Regional do Sul de Minas é o mote para falarmos de tão importante patrimônio histórico.
    Já está na hora de valorizarmos e enaltecermos o nosso Museu, quem lá trabalha e quem a ele se dedica.
    É um orgulho para nossa cidade ter um Museu de tal porte e significado.
    Campanha tem "cultura para dar e vender", precisamos sentir orgulho de SER CAMPANHENSES!!
    Patricia Goldfeder/BH

    ResponderExcluir
  4. A história desse ovo é bem interessante mesmo.
    Lembro que meus amigos ficavam desconfiados quando eu lhes contava sobre esse ovo. Até que um belo dia nós combinamos de visitar o museu para conferir de perto.
    Naquela ocasião o ovo não estava exposto no Museu. Havia apenas uma foto dele. Foi preciso perguntar a uma funcionária a respeito dele e pedir muito para que ela nos mostrasse.
    O ovo estava guardado em uma sala separada fora de exibição.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com todos os comentários sobre a necessidade urgente de se valorizar os muitos patrimônios que Campanha tem. Parabéns ao Zé Milton por essa brilhante e necesária iniciativa do blog. Pensamos que tudo vai começar por aqui! os campanhenses ´precisam para omeçar, aprender sobre sua riqueza e depois como explorá-la! Beto Carvalho/BH

    ResponderExcluir
  6. Bom lembrar que o Museu pertence à Igreja e não ao poder público. A maioria das peças que lá se encontram são eclesiásticas. Se pertencesse ao Estado, já teria acabado ha muito tempo, afinal o estado (socialista/comunista) é "laico", não?

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts