terça-feira, 10 de maio de 2016

10 DE MAIO DE 2016.Dr. Zerbini, Professor Pacheco, Turismo e Cozinheira.

DIA DA COZINHEIRA.

DIA DO GUIA DE TURISMO.


CIRURGIÃO BRASILEIRO

Euryclides de Jesus Zerbini

Há 104 anos nascia em Guaratingueta, EURYCLEDES DE JESUS ZERBINI.



  • creditofoto]
    O dr. Euryclides Jesus Zerbini foi um dos pioneiros na técnica dos transplantes de coração
    O dr. Euryclides Jesus Zerbini foi um dos pioneiros na técnica dos transplantes de coração
O dr. Euryclides de Jesus Zerbini foi o quinto médico do mundo a realizar o transplante de coração. Ele dizia: "Operar é divertido, é uma arte, é ciência e faz bem aos outros".

Em 1935, com 23 anos formou-se em medicina pela Universidade de São Paulo e, mais tarde, especializou-se no Hospital das Clínicas em cirurgia geral. Nos Estados Unidos estudou cirurgia toráxica, cardíaca e pulmonar. Começou a dedicar-se à cirurgia intracardíaca em 1945.

Em 1957 iniciou experiências para abertura do coração, em animais, utilizando circulação extracorpárea. Na Universidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, foi colega do dr. Christian Barnard, o primeiro cirurgião a realizar um transplante cardíaco.

Em 26 de Maio de 1968, realizou-se no Hospital das Clínicas, em São Paulo, pela equipe de Zerbini, o primeiro transplante de coração da América Latina. Realizado sem a droga ciclosporina, capaz de evitar a rejeição do órgão transplantado pelo organismo, o paciente viveu somente cerca de um mês. Em 1985, com descoberta da droga, a mesma cirurgia foi realizada com grande sucesso em um paciente portador da doença de Chagas.

O último transplante de coração feito pelo Dr. Zerbini e sua equipe aconteceu em 7 de janeiro de 1969. O êxito do cirurgião foi de grande importância não só nos meios científicos nacionais, mas também internacionais, trazendo para o país a admiração e o respeito das outras nações e tornando o Brasil um dos mais avançados centros de cirurgia cardiológica do mundo.

Professor da USP, criou o Centro de Ensino de Cirurgia Cardíaca, que se transformaria no Instituto do Coração (Incor), em 1975. Mais tarde, fazendo parte do Incor, surgiu a Fundação Zerbini para o Desenvolvimento da Bioengenharia, que também exporta tecnologia. Durante seus 58 anos de carreira, recebeu 125 títulos honoríficos e inúmeras homenagens de governos de todo o mundo. Realizou mais de 40 mil cirurgias cardíacas, pessoalmente ou por meio de sua equipe.
JOSÉ FRANCISCO DE ALMEIDA PACHECO, o Professor José Pacheco, da Escola da Ponte, nasceu há exatos 65 anos na cidade do Porto em Portugal. É um educador, pedagogo e pedagogista, grande dinamizador da gestão democrática na Educação. Para a nossa felicidade, está residindo no Brasil há seis anos, atuando na cidade de Cotia SP no educandário Projeto Âncora que tem modelo de ensino idêntico ao da Escola da Ponte. Ele é autor de diversos artigos sobre educação, e se define como "um louco com noções de prática". Graças a sua luta, hoje já são bem mais de 100 escolas em quase todos os estados do Brasil, que estão usando com sucesso a mesma metodologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts