sábado, 7 de maio de 2016

10 LIVROS PARA AJUDAR AS CRIANÇAS NA HORA DE DORMIR.

10 livros para ajudar as crianças na hora dormir

Luiza Monteiro - Educar para Crescer - 19/04/2016

A maioria dos pequenos adora ouvir histórias. Quando o narrador é o papai ou a mamãe, então, nem se fala! Se a contação pode ser feita na cama da criança, melhor ainda. Com tudo isso, já deu para entender por que a meninada adora histórias antes de pegar no sono, né? "Esse pode ser um encontro muito gostoso em família; um ótimo momento de aconchego antes da hora de dormir, de encontro entre pais e filhos, que ficará marcado para sempre na memória", destaca a psicóloga infantil Daniella Freixo de Faria, especializada em psicologia analítica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O hábito de ler um livro para os baixinhos na cama estreita os vínculos familiares. "A história passa a ser um assunto comum entre os pais e a criança", diz Daniella. Além disso, a prática contribui para que os pequenos se sintam ainda mais seguros e à vontade no seu quarto - facilitando o sono. "É um lugar de brincadeira, de descobertas e de encontro. Assim, pegar no sono ali se torna mais simples", garante a psicóloga.

A dica para que o processo de adormecimento seja tranquilo é contar histórias leves e que se aproximem do cotidiano do filhote. Mais: torne esse momento o mais gostoso possível. "Na hora do sono, é fundamental que a criança já esteja relaxada, tranquila e aberta a recebê-lo", comenta Daniella Freixo. Portanto, além da historinha, a dica da especialista é dar bastante carinho - com beijos e abraços, por exemplo.

Contando histórias

Eleger enredos que tenham a ver com o dia a dia do seu filho - mesmo que na hora de dormir - é importante para ajudá-lo a resolver conflitos e construir um repertório maior. E isso vale para qualquer idade: segundo Daniella Freixo, já nos primeiros anos de vida é possível despertar o interesse pelos livros. "Com crianças menores funcionam melhor histórias curtas; já com as maiores, é possível ler um livro mais longo, elas adoram!", recomenda a psicóloga infantil.

A dica é escolher as historinhas junto com os pequenos. "Mostre as figuras e faça vozes. Quanto mais viva a história, mais interessada ficará a criança. A magia da leitura e de se viajar por meio dela é uma descoberta que podemos viver com nossos filhos", assegura Daniella.

Selecionamos alguns livros que têm o propósito de ajudar a criançada na hora de pegar no sono e, de quebra, contribuir para o seu desenvolvimento e para os laços familiares. Confira:

1. "O COELHINHO QUE QUERIA DORMIR" (COMPANHIA DAS LETRINHAS)

A história do coelho Roger fez sucesso em 2015 nos Estados Unidos e na Inglaterra - e já foi traduzida para sete línguas! No fim do ano, o livro chegou ao Brasil. A obra do terapeuta sueco Carl-Johan Forssén Ehrlin narra a saga de Roger para pegar no sono. Apesar de cansado, o coelhinho não consegue dormir. Sua mamãe, então, decide levá-lo até o Senhor dos Bocejos, que sabe como fazê-lo adormecer. O objetivo do texto é conduzir os pequenos a um estado de relaxamento, de modo que adormeçam com tranquilidade.

2. "A CAMINHADA" (EDITORA COQUETEL)

Este livro é resultado de experiências pessoais do americano Grant Maxwell, Ph.D em Língua Inglesa e um estudioso da psicologia e do desenvolvimento infantil. O enredo narra as peripécias de Mason, filho de Grant, seus cachorros, Rex e Totó, e um novo amigo - que, no caso, é a criança que ouve a história. A turma se aventura em florestas, cavernas, lagos, montanhas... Tudo para que os pequenos embarquem também no mundo dos sonhos. Ao longo do texto, o autor dá dicas para quem está lendo - como o momento de aumentar ou diminuir o tom da voz, quando bocejar ou pronunciar o nome da criança que ouve a narração e até como deitá-la, a fim de relaxar o corpo.

3. "HORA DE DORMIR" (EDITORA GIRAFINHA)

A obra de Joanne Oppenheim fala sobre um príncipe que não consegue pegar no sono de jeito nenhum - biscoito, leite quente, poção mágica, colcha de seda... Nada o faz adormecer! A solução só aparece quando uma misteriosa senhora surge no porão do castelo. A ideia do livro é divertir os pequenos e mostrar a importância de despertar os sonhos a partir de histórias.

4. "365 HISTORINHAS PARA A HORA DE DORMIR" (EDITORA YOYO)

Cada história leva 1 minuto para ser lida, e a proposta é que os pais contem uma por dia aos pequenos antes de dormir. Pegar no sono vai ser muito mais divertido com o dinossauro Dino, a girafa Giro, o hipopótamo Horácio, a ovelha Babi e outros personagens que vivem na divertida Ilha de Pirilampos.

5. "HELLO KITTY - HISTÓRIAS DE 5 MINUTOS PARA A HORA DE DORMIR" (EDITORA FUNDAMENTO)

Os pequenos que são fãs desta gatinha carismática vão adorar se aventurar com a personagem na fazenda, no circo e até no espaço! Com pequenas histórias e rimas, este livro se propõe a ajudar as crianças a dormirem e terem bons sonhos.

6. "O LOBINHO ESTÁ COM MEDO DO ESCURO" (EDITORA BRINQUE-BOOK)

Esta obra faz parte de uma série de outras histórias com o mesmo personagem. Há situações em que o Lobinho está com medo da nova escola, outras em que ele usa o penico pela primeira vez e quando ele está com medo do escuro, na hora de dormir. O objetivo é que a criançada se identifique com essas historinhas, comuns ao dia a dia delas.

7. "DAOMI ADORA A HORA DE DORMIR" (EDITORA BRINQUE-BOOK)

Os pequenos vão adorar esta personagem que considera o momento de ir para a cama sua hora favorita! Antes de se enfiar debaixo do cobertor com seu bichinho de pelúcia, Daomi toma banho, escova os dentes e se alimenta - assim como qualquer criança!

8. "VIVIANA - RAINHA DO PIJAMA" (EDITORA SALAMANDRA)

Nesta história alegre, a criançada vai conhecer Viviana, uma garotinha que adora animais. Curiosa, ela se pergunta o que eles usam quando vão dormir. Para descobrir, convida os bichinhos para a Festa Mundial do Pijama e descobre as mais malucas vestimentas.

9. "QUANDO O MUNDO SE PREPARA PARA DORMIR" (CIRANDA CULTURAL)

Assim como todos os seres vivos da Terra, a família de coelhos que protagoniza esta obra se prepara para dormir diariamente, quando o sol se põe e a noite chega. A cada dia, o clã escova os dentes, fecha as cortinas e conta uma história. Tudo isso é narrado em um texto tão suave quanto uma canção de ninar.

10. "CUIDE DO MEU SONINHO" (EDITORA FUNDAMENTO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts