segunda-feira, 23 de maio de 2016

AUTOR AUTISTA SERÁ DESTAQUE NA FEIRA DO LIVRO DE RIBEIRÃO PRETO.

Autor autista será destaque em Feira do Livro de Ribeirão Preto

O catarinense Rodrigo Tramonte, 36 anos, portador da Síndrome de Asperger, tipo de autismo de grau leve, será um dos destaques da Feira do Livro de Ribeirão Preto, cuja programação foi lançada na segunda-feira à noite, no Theatro Pedro II. Com facilidade no traço, ele é cartunista e autor de um livro em quadrinhos que trata do lado engraçado do autismo, com o objetivo de auxiliar crianças e adultos autistas bem como seus pais e familiares.

“Algumas situações dele são autobiográficas, mas eu adaptei em forma de tirinha, e outras são histórias que ouço ou me contam via rede social em grupos e ONGs das quais participo”, afirma Rodrigo, que também dá palestras sobre o tema.
A obra reúne tiras de quadrinhos de humor, do qual o personagem principal é Zé Azul, um autista de 30 anos que vive com a mãe e é anti-social. O objetivo do livro é conscientizar os leitores sobre o comportamento dos autistas e a forma como eles enxergam o mundo.

Tramonte descobriu aos 30 anos que tinha a Síndrome de Asperger, um tipo de autismo de grau leve, que não compromete a fala e a coordenação motora e, diante da descoberta, decidiu se tornar ativista pró-autismo.

O autor desenhou ao estilo dos clássicos Mafalda e Calvin, cujas histórias abordam as situações que o autista vive no seu cotidiano, e como os traços do autismo interferem nos seus gestos e palavras. As tiras falam de forma leve e bem-humorada sobre características autistas como a visão concreta e objetiva das coisas, a fixação em temas específicos, a dificuldade de moldar o próprio discurso conforme o contexto da situação presente, a hipersensibilidade dos cinco sentidos e a busca pelo isolamento.

O objetivo do livro – lançado pela ONG Projeto Autonomia, da produtora cultural Andrea Monteiro - é conscientizar os leitores sobre o comportamento dos autistas e a forma como eles enxergam o mundo, através da linguagem universal e de fácil associação dos quadrinhos de humor. O livro será lançado em diversas capitais brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts