sábado, 24 de dezembro de 2016

O NOSSO SAUDOSO CINEMA.

No final do século XIX a cidade da Campanha respirava cultura. Segundo notícia estampada no jornal local, "A Nova Província", de 08 de julho de 1854, "foi convocada uma reunião , presidida pelo ilustre médico, professor e parlamentar, Dr.Antônio Dias Ferraz da Luz, para tratar da edificação do teatro, saindo eleitos para a Comissão constituída para coordenar o assunto, o Com. Francisco de Paula Ferreira de Rezende e os senhores Antônio Justino Monteiro de Queiroz e Cândido Inácio Ferreira Lopes, respectivamente, Secretário, Tesoureiro, e Procurador.Para confeccionar os estatutos, foram escolhidos os senhores Lourenço Xavier da Veiga e Joaquim Leite Lobo Pereira. E assim se construiu em nossa praça principal o Cine Teatro São Cândido, dando oportunidade à vários grupos de teatro de nossa cidade, se apresentarem, inclusive companhias de teatro a nível nacional.
Em 1917 ele passou a ter esta fachada.
 Em 1928 sofreu outra transformação e ficou assim até i início dos anos 60, quando demolido para dar lugar a um prédio moderno.
Assim ele foi inaugurado em 1964 e durante umas duas décadas trouxe muita cultura e alegria para o povo da Campanha e região.
A partir da década de 80 o cinema sofreu a concorrência direta da televisão e da venda de filmes VHS, mas o prédio ainda servia para eventos sociais, teatro, apresentações artísticas, formaturas até virar loja de 1,99.
A última informação que tive, é que o prédio hoje pertence aos irmãos Dr.Belmiro Tavares e Luiz Fernando Tavares nosso prefeito eleito. Eles não são de jogar dinheiro fora, logo, devem ter uma ótima ideia para este prédio. Que seja para a nossa cultura que está em baixa há muito tempo.Se a prefeitura não tem condições de fazer um Centro de Convenções ou uma Sala cultural, que a iniciativa privada o faça e alugue aos interessados. Fica lançada a sugestão.

Um comentário:

  1. Me lembro muito do prédio antigo do cinema. tenho ótimas recordações... e muita saudade !!!

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts