terça-feira, 28 de maio de 2013

O QUE É BOM DEVE SER PARTILHADO.

Achei muito pertinente o comentário de Fernando e resolvi partilhar com vocês.
Há alguns anos o saudoso Irmão Romão s.c. realizava reuniões toda segunda-feira, aberta ao público. Infelizmente o público era muito pequeno. Mas, era como um divã e todos que participaram foram muito ajudados naquela terapia coletiva.
Bom dia,



Os temos que tem vindo a ser apresentados recentemente, bullying, roubos, etc. mas sobretudo o do Manifesto que é o mais pertinente, levaram-me a uma reflexão  que gostaria de partilhar consigo em Portugal ou com você no Brasil.



Como seria a criação de uma Sala de Expressão (o nome teria que ser escolhido mais criteriosamente) em todas as Escolas, onde alunos e professores pudessem deslocar-se ou ser encaminhados em situações problemáticas para se expressarem? Sem qualquer conotação religiosa, moral, etc. apenas uma sala de livre expressão! Pode até parecer bem estranha a idéia, devido ao fato de não estarmos nós adultos, habituados a expressar-nos!!



Nela haveria alguém que não teria que ser necessariamente psicólogo ou psicopedagogo mas sim  alguém que tivesse a capacidade de escutar com amor sem julgar, principalmente sem fazer o escutado sentir-se errado, deixando-o exprimir tudo o que lhe fosse na alma!  Ex.: Na situação dos roubos, recentemente falada, a primeira pessoa a recorrer à sala seria a professora que depois poderia utilizar essa sala para escutar, ela mesma, os alunos.



A sala seria equipada com duas cadeiras, um colchão, caixas de lenços de papel e uma almofada para possibilitar expressar livremente as 4 emoções básicas do ser humano (medo, raiva, tristeza e alegria).



Acredito por experiência própria que, com esta possibilidade de se permitir que cada um seja o que é, se resolveriam muitas questões de aparente difícil resolução através do atual modelo ultra-caduco de conflito, imposição de autoridade, punições etc. em que vivemos. E viva o humanismo nas Escolas!!!!



Esta proposta teria validade apenas durante este período de transição em que nos encontramos de uma Escola do século XIX para uma do século XXI. O professor é o mestre que apenas ilumina o caminho do aluno.... Não faria muito sentido por exemplo numa Escola da Ponte, uma verdadeira Escola do Ser, onde cada um, desde professor a aluno, é ele mesmo!!!     



Hoje para se ser técnico de qualquer modalidade desportiva não basta conhecer apenas as suas regras e táticas, é preciso conhecer o Homem e tratá-lo de acordo com a sua individualidade. Os técnicos que assim procedem obtém os melhores resultados. Com os professores a situação não é diferente. Não basta apenas conhecer as matérias é preciso conhecer os Homens (as crianças, adolescentes, etc.). O problema é que para isso, não basta ler livros e fazer cursos teóricos sobre o tema, é preciso conhecer-se a si mesmo!!!!! E neste aspeto infelizmente ainda somos poucos... Junte-se de forma cada vez mais consciente e ativa a esse grupo, no qual o Prof. José Pacheco é um ótimo exemplo, dando continuidade à obra de outros mestres que o antecederam e, fazendo ao mesmo tempo o seu próprio caminho enquanto mestre cada vez mais atuante e inspirador.



Apenas sendo nós mesmos, poderemos ajudar os alunos a serem eles mesmos!!!



Caso esta mensagem reflita uma idéia completamente desfazada e absurda, por favor ignorem-na!



Uma boa semana!!!!



Fernando Baptista

www.fernandobaptista.com

Telef. 45- 3226 6593

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts