sábado, 8 de novembro de 2014

LIVRO, UM PRESENTE QUE MUDA A VIDA.

Menino supera dificuldade com a leitura com 'O Natal de Todos Nós'

G1 - 31/10/2014

Há um ano a relação de um estudante de 9 anos com os livros sofreu uma grande mudança. A criança, que já era matriculada em uma escola de Mogi das Cruzes, tinha dificuldades em aprender a ler. Mas a mãe conta que situação começou a mudar depois que ele ganhou um livro de presente da campanha O Natal de Todos Nós. "A partir daquele dia ele se esforçou e começou a ler as primeiras palavras. Ele ficou muito empolgado com o presente, chegamos em casa e ele contou para os irmãos que tinha ganhado o livro. Foi incrível", diz a mãe do estudante, a atendente Francesli Paula Braga Ribeiro, de 33 anos. Além do menino, Francesli tem outros seis filhos e a família vive em um apartamento da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) no Jardim Layr.

Tímido, o menino André Braga Ribeiro, sorri quando olha para os livros que ganhou na campanha e arrisca a leitura de alguns trechos para a reportagem do G1. A mãe do estudante conta que antes de entrar no mundo da leitura, André conhecia as histórias dos livros infantis apenas pelas imagens. "Quando eu ganhei o livro queria saber o que estava escrito. Fui treinando e aprendi", diz André sobre a descoberta da leiutura.

André foi uma das 8 mil crianças de Mogi das Cruzes beneficiadas pela edição 2013 da campanha "O Natal de Todos Nós", que tem o objetivo de arrecadar livros infantis e brinquedos novos para serem distribuídos à crianças de bairros carentes de Mogi das Cruzes. A iniciativa, que este ano está em sua segunda edição, é uma realização da TV Diário com uma das empresas de transporte coletivo da cidade de Mogi das Cruzes e apoio do jornal O Diário.

Francesli conta que depois que o filho ganhou o livro no Centro, o ônibus da campanha foi até o bairro onde mora. "Quando o ônibus passou pela Praça da Juventude, no Jardim Layr, todos os irmãos conseguiram retirar uma senha para receber os livros e brinquedos. Quando voltamos para a casa inventamos uma brincadeira: sentávamos em roda e fazíamos o 'uni-duni-te', lia um trecho de um dos livros aquele que fosse o sorteado da vez. Foi assim, lendo o livro que ele mesmo ganhou e lendo os livros que os irmãos ganharam na campanha que ele foi perdendo o medo e passou a ler de tudo", explica.

A campanha deste ano foi lançada no dia 17 de outubro. Crianças com até 12 anos de idade receberão as doações que serão depositadas entre os dias 1º de novembro e 6 de dezembro. A mãe de André elogia a iniciativa. "Acho que campanhas como essa podem ajudar muitas crianças que enfrentavam o mesmo problema do meu filho", detalha.

A expectativa neste ano é superar as mais de 8 mil doações de 2013 e, para isso, postos de coleta serão espalhados por toda a cidade. “Com certeza vamos superar isso e a gente acredita que cada vez mais a população tem esse espírito solidário e vai ajudar a gente em mais essa”, destaca a gerente comercial da TV Diário Lysia Henriques. As caixas com identificação da iniciativa estarão em locais, como colégios, academias, universidades, supermercados e a sede dos realizadores do projeto.

Além dos postos de coleta, um ônibus especial identificado com adesivos da campanha será utilizado para as coletas itinerantes. Esse ônibus ficará estacionado no Largo do Rosário, que também é conhecido como "Praça da Marisa", todos os sábados durante o período da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts