domingo, 26 de junho de 2016

JOÃO CARLOS MARTINS. 25/06/2016

O paulistano MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS nasceu em 25 de junho de 1949 e no dia de hoje comemora os seus 76 anos de sucesso e superação.

Conheça o maestro João Carlos Martins e sua história de superação



Com 20 poucos anos, João Carlos Martins era um dos pianistas mais aclamados de todo o mundo, sendo, notoriamente, considerado o melhor interprete de Bach da sua geração. O maestro já havia se apresentado no famosos Carnegie Hall e inaugurou o Glenn Gould Memorial em Toronto, quando se viu privado de realizar o que amava.
Em 1965, Martins vivia em Nova Iorque, quando foi convidado para integrar o time profissional da Portuguesa em um jogo treino realizado no Central Park. Toda felicidade por jogar pelo seu time de coração se transformou em desespero em apenas um segundo. Uma jogada isolada, um lance tido como normal, uma queda aparentemente boba, uma perfuração na altura do cotovelo que atingiu o nervo ulnar.
Esse “pequeno acidente” provocou atrofia em três dedos de sua mão, impossibilitando-o de tocar seu amado piano por um ano inteiro. A recuperação foi longa e complicada, fazendo com que o maestro tocasse com dificuldade até os 30 anos. Mas esse, foi apenas um dos percalços que que João Carlos teve que superar em toda sua vida.

Salvo pelo piano

O que é a música para você? Para uma criança de cinco anos, a música foi a sua salvação. João Carlos Martins foi submetido a uma cirurgia de retirada de um tumor benigno do pescoço, quando tinha apenas cinco anos. Uma operação malsucedida o deixou com uma fístula na pele por onde vazava o alimento sempre que comia.
Essa foi uma época difícil e que o tornou um garoto complexado. Ao perceber o seu comportamento o pai do garoto o presenteou com um piano. O primeiro professor foi seu pai, cujo principal ensinamento foi: “Nós vamos perseguir o sonho de você se curar e você ficará curado”. Aos 8 anos, João Carlos Martins passou pela segunda cirurgia e ficou bom, ganhou mais confiança e se dedicou ainda mais ao piano, onde se sagrou como um dos maiores virtuosos.

Sempre lutando e vencendo

Depois do acidente no Central Park, João Carlos Martins voltou ao Brasil, onde começou uma carreira como empresário de música e boxe. Após longos períodos de fisioterapia, o maestro voltou aos palcos e, mesmo com a dificuldade, as críticas eras as melhores possíveis. No entanto, novamente foi impossibilitado de tocar o piano devido à distúrbios osteomusculares relacionados aos trabalhos (Dort).
Mesmo com mais uma adversidade, o nosso herói não desistiu de sua carreira, fez diversas adaptações e voltou a tocar em 1979. Mesmo nesse período de adaptação, até 1885, realizou 10 gravações de Bach, conseguindo gravar posteriormente praticamente todas do famoso compositor alemão.

Nunca é tarde para recomeçar

Em 1995, mais uma vez João Carlos Martins foi derrubado pelo destino e mais uma vez se recusou a ficar no chão. Durante um assalto na cidade de Sófia na Bulgária, o maestro foi golpeado na cabeça com uma barra de ferro. A pancada comprometeu seriamente o seu braço direito. Depois de alguns processos cirúrgicos, e o álbum último com as duas mãos, foi necessário cortar a ligação entre o cérebro e o membro, comprometendo seus movimentos para sempre.
O que foi que o feito pelo maestro depois disso? Gravou o álbum “Só para Mão Esquerda”. Todas as composições contidas nele foram de Paul Wittgenstein, que perdeu o mesmo membro na Segunda Guerra Mundial. Sua ideia era gravar 8 álbuns com essa temática, porém, foi descoberto um tumor em sua mão esquerda.
Aos 63 anos, ouviu do seu médico que nunca mais tocaria piano. Nesse momento, morre um pianista e nasce um maestro. No dia seguinte, João Carlos se inscreveu em aula de regência e se apresentou em Paris e Londres, formou a orquestra Bachiana Filarmônica, trabalhou com jovens carentes dos bairros da periferia de São Paulo, sempre se lembrando do que seu pai dizia: “Persiga seu sonho que um dia ele virá atrás de você”.

Moral da história de João Carlos Martins

Esta história de superação nos mostra que ele não se entregou na primeira dificuldade que a vida lhe impôs, e muito menos na última e continuou lutando até hoje. Um exemplo de vida, automotivação e superação.
E o que nós podemos aprender com esta história? Nossa vida é composta por desafios e tomadas de decisões, que podem nos levar ao sucesso ou ao fracasso. É preciso entender que esses desafios vêm para o bem, e não é possível crescer sem enfrentar as intempéries que a vida nos impõe. Foram justamente por todos esses obstáculos que surgiram na vida do Maestro João Carlos Martins, que ele hoje, é um exemplo uma inspiração para todos nós.
Para cada dificuldade que surge na vida, é preciso saber ver o lado positivo, tirar o aprendizado e seguir em frente. Não se pode perder a esperança ou deixar de sonhar. Se você se vê dentro dessa realidade de querer se superar, alcançar seus objetivos, metas, definir estratégias para realizar seus sonhos, o Coaching é uma metodologia que poderá te auxiliar neste caminho.
Faça Coaching e potencialize seus sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts