sábado, 11 de junho de 2016

LER É BOM PARA ACALMAR A RAIVA E A ANSIEDADE.

Ler é bom para acalmar a raiva e a ansiedade

Maria Espírito Santo - Sábado - 05/06/2016

Receitar um ansiolítico ainda não é o mesmo que receitar um livro, mas só porque o último não exige um papel com a assinatura do médico. De resto, é em tudo igual. A ideia arrancou este mês – Abril -, e parte da campanha Reading Well for Young People (ler bem para gente jovem), em Inglaterra.

Membros do Royal College of Psychiatrists, da Mental Health Foundation e da Public Health England ajudaram a criar a lista de 35 títulos que incluem histórias reais, livros de auto-ajuda e outros, de ficção. Isso quer dizer que, agora, médicos de clínica geral, psicólogos ou enfermeiros podem recomendá-los. Servem para complementar outros tratamentos e terapias mas nunca para substituir os anteriores, lembra a The Reading Agency (agência da leitura). A iniciativa é da organização solidária que acredita que é possível viver melhor através das histórias. “A missão é inspirar as pessoas a lerem mais, encorajá-las a partilharem o seu gosto pela leitura e a celebrarem a diferença que faz nas nossas vidas”, explica à SÁBADO Debbie Hicks, directora criativa.

Na Grã-Bretanha, um em cada 10 jovens tem um problema mental diagnosticado e há cada vez mais adolescentes deprimidos, lembra a organização. Por isso, as sugestões de leituras são indicadas para problemas específicos como o bullying, a ansiedade ou o stress, o comportamento obsessivo-compulsivo e distúrbios como o autismo e outros desequilíbrios alimentares ou de imagem e auto-estima.

Aumentar a baixa auto-estima
The Perks of Being a Wallflower (As Vantagens de Ser Invisível), de Stephen Chbosky, por exemplo, é indicado para a ansiedade. A história é narrada por um rapaz introvertido e segue as suas inquietações enquanto tenta descobrir quem é. “Dá uma perspectiva positiva do mundo dos jovens, das suas ansiedades e problemas de baixa auto-estima”, adianta Hicks. Aumentar o conhecimento, desenvolver a empatia e aprender a ser resiliente é o que um livro bem escolhido pode fazer.

As leituras podem ser recomendadas por profissionais de saúde mas também estão disponíveis online (readingagency.org.uk) para os pais ou para qualquer jovem que procure ajuda sozinho. Os livros levantam-se de forma gratuita nas bibliotecas públicas que se associaram à iniciativa.

Este não é um projeto totalmente novo para a Reading Agency, que tem ajudado adultos com doenças mentais e demência. Nos últimos dois anos já terão chegado a meio milhão de pessoas. Num inquérito recente, com uma centena de indivíduos consultados, concluíram que a iniciativa teve bons resultados: 90 por cento admitiu ter achado a leitura proveitosa, enquanto para 75 por cento o livro ajudou a gerir melhor as dificuldades da sua condição. Foram os pacientes com demência quem mais recorreu à iniciativa: as requisições de livros aumentaram 346 por cento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts