Sem funcionários e sem caixa: a livraria da honestidade existe
Daia Florios - Green MeImagine entrar em uma livraria, ver uma enorme quantidade de livros nas prateleiras para escolher a vontade, decidir comprar e quando você vê, não tem ninguém a quem se dirigir para efetuar a compra. Mas tem uma caixa onde você coloca o valor, ou a soma dos valores, escrito na capa do livro. Como você agiria?
Em Nanjing na China, esta livraria realmente existe, e não por acaso é chamada de Honesty Bookstore, a Livraria da Honestidade. Nenhum funcionário fiscaliza o movimento da loja, nem tampouco os pagamentos depositados na caixa. Os usuários podem ler livremente e em seguida, pagar pelos livros que eles escolherem, deixando o dinheiro em uma caixa selada de cor amarela.
Uma grande e incrível experiência social para sensibilizar a opinião pública sobre os atos de honestidade e a integridade moral das pessoas e, acredite ou não, até agora os chineses estão fazendo tudo certinho, ou seja, pagando pela quantidade correta, como se ali houvesse um caixa de verdade.
Sem qualquer tipo de controle – exceto aquele ligado à própria consciência – não há livros roubados. Um balanço extremamente positivo, de acordo com os organizadores da iniciativa, porque o dinheiro levantado dentro da caixa, é suficiente e, na verdade, corresponde aos livros ausentes das prateleiras.
A livraria da honestidade que está localizada na rua Xinjiekou tornou-se, em pouco tempo, um ponto de encontro dos fãs da leitura que podem escolher romances, livros infantis e best-sellers, dentro da oferta de uns 1.500 volumes disponíveis.
Somente no primeiro dia de abertura, a livraria vendeu mais de 300 livros e um total de 800 durante o primeiro final de semana. Um resultado que deixa literalmente atordoado porque, experimentos semelhantes tinham sido feitos no passado, mas não tiveram o mesmo resultado positivo.
Lembrem-se, por exemplo, do restaurante chinês self-service em Fujian, onde os clientes eram convidados a pagar apenas o que eles achavam justo pela refeição. Na ocasião, 20% das pessoas tinham pagado zero e os proprietários foram obrigados a terminar o experimento muito rapidamente.
A livraria parece ser uma boa iniciativa que não apenas mostra a integridade e a honestidade do seu público, como também um amor sem limites à leitura.
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