segunda-feira, 4 de junho de 2018

FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO DE BRASÍLIA

Feira Internacional do Livro de Brasília vai movimentar o Centro-Oeste

A Feira Internacional do Livro de Brasília será realizada de 1 a 10 de junho, nas áreas interna e externa do Pátio Brasil Shopping-, com o tema "Literatura infantil: a invenção do sonho. Vamos brincar de inventar?” O evento é realizado pela Câmara do Livro do DF, coordenado pelo Instituto Latinoamerica e apoiado pelo Ministério da Cultura (MinC), pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), pelo Sindicato Nacional de Editores de Livro (SNEL) e pelo Sindicato dos Escritores do DF (Sindescritores). 

Lázaro Ramos e "Viagens da Caixa Mágica" - Último a confirmar presença nesta edição da Feira e para celebrar o lançamento de seu novo livro infantil, "Caderno Sem Rimas da Maria", Lázaro Ramos propõe uma nova maneira de interagir com o público infantil: um show com dez músicas, criadas a partir de seus livros. Acompanhado de Jarbas Bittencourt e de uma atriz cantora convidada, o espetáculo musical "Viagens da Caixa Mágica" tem duração de 45 minutos conta histórias que vão desde o uso responsável da tecnologia, passam pela conquista da autoestima e, também, pela busca por referências. Todos esses temas são permeados de reflexão e humor por meio das músicas. Essa programação será realizada no Palco Principal, no sábado (9/6), às 16h. 

Antes de ir ao MIT, estará na Feira de Brasília- Antes de embarcar para Cambridge (Massachusetts, EUA), aquele que é considerado o mais jovem escritor bilíngue do Brasil (8 anos de idade) e autor dos livros "No Mundo da Lua e dos Planetas" e "Morando no Espaço", João Paulo Guerra participará no primeiro dia da Feira (1/6), de atividade com a escritora Fernanda de Oliveira, às 18h, no Palco Principal. Guerra escreveu o primeiro título com menos de 6 anos de idade e recebeu o título de Brasileiro do Ano na Educação, em 2017, pela revista Istoé. Ele também criou um jogo com o tema espaço.O jovem autor é Embaixador no Brasil da NASA Science Days e recebeu a missão de estimular o interesse de crianças e adolescentes pelo espaço e por ciência e tecnologia. Depois de Brasília, ele participará da 3a Feira do Livro Infantojuvenil de Língua Portuguesa em Somerville (MA, EUA) e, além de apresentar seus livros, João vai conversar com os conferencistas que vão reunir-se no MIT (Massachusetts Institute of Technology) e com o público daquele evento. Depois, estará na Feira Internacional do Livro em Frankfurt (Alemanha) e na Feira Internacional do Livro Infantil em Xangai (China)... Agenda cheia...

Autor mais premiado de 2017 para cá - O escritor índigena, Cristino Wapichana também estará na Feira no sábado (9/6), às 14h, no Auditório. O Prêmio Jabuti (2017), o Prêmio FNLIJ Ofélia Fontes – O Melhor Livro para Criança 2017 e o Prêmio "Peter Pan" Estrela de Prata (2* Lugar) na Suécia – 2018, foram algumas das premiações recebidas até agora por ele, com a obra infantil "A boca da noite". 

Mais uma jovem autora que terá seus livros nas telas de cinema- Com apenas 18 anos, a escritora Ana Beatriz Brandão também participará de atividade no evento, na sexta (8/6),às 19h, no Auditório, na mesa "Literatura infanto-juvenil: Uma Leitura de Transição. Com ela, os autores Stella Maris Rezende e Tiago de Melo Andrade. Duas obras dela ganharão adaptação para os cinemas. O longa-metragem, que já está em fase de pré-produção pela JCG Filmes, será baseado nos livros O garoto do cachecol vermelho e A garota das sapatilhas brancas, e apresentam a história de jovem portador de Esclerose Lateral Amiotrófica. Com muito fôlego, em junho, a jovem escritora lança o quinto livro "Sob a luz da escuridão".

A jóia da feira - A pequena escritora brasiliense, Anna Rubi (11 anos), contará história e autografará o livro "As Aventuras do Calango Tango",na quarta (6), às 16h, no auditório. Aos sete anos, ela escreveu essa história que fala sobre uma família de calangos que morava em um tronco de árvore. E um desses calanguinhos, chamado Calango Tango, tinha uma estranha mania de dormir de olhos abertos e ficar acordado de olhos fechados...

O estande da floresta - O escritor e ambientalista Zezé Maku terá um estande na Feira onde exporá seus livros e conversará com os leitores. Ele foi escolhido como representante de Roraima no Mapa Literário Nacional publicado recentemente pela revista Superinteressante. José Miranda de Aquino, conhecido popularmente como Zezé Maku tem 60 anos e escreve há 18 para o público infantil, tendo oito livros publicados. Entre eles destacam-se “O reino de Makunaima e sua chefia da fauna” e “Amazônia e animais ameaçados de extinção”. O nome "Maku" faz uma referência ao ritmo makulelê e à lenda Makunaima. Nas obras o autor conta histórias de animais ameaçados de extinção e ensina através dessas histórias educação ambiental, tradições indígenas, lendas e mitos do nosso folclore, e como não poderia ser diferente, a cultura de Roraima. Maku fará um Sarau intitulado “Cerrado e águas Ameaçadas de Extinção”, que celebrará a Semana do Meio Ambiente, que ocorre dos dias 3 a 10 de junho. 

Homenagens - Ana Maria Machado, Luci Watanabe e Milton Hatoum serão os escritores homenageados. Também serão homenageados, a RIDE Entorno como Região nacional e o Uruguai como comunidade internacional. TODOS RECEBERÃO O TROFÉU CASSIANO NUNES. 

Ana Maria Machado é considerada pela crítica como uma das mais versáteis e completas das escritoras brasileiras contemporâneas, a carioca Ana Maria Machado ocupa a cadeira numero 1 da Academia Brasileira de Letras, que presidiu de 2011 a 2013. São mais de 40 anos escrevendo, mais de cem livros publicados (dos quais 9 romances e 8 de ensaios), mais de vinte milhões de exemplares vendidos, publicados em vinte idiomas e 26 países. Foi uma das fundadoras, em 1980, da primeira livraria infantil no Brasil, a Malasartes (no Rio de Janeiro), que existe até hoje. Os livros infanto-juvenis dela são reconhecidos em todo o mundo. O reconhecimento mundial das obras de Ana Maria Machado aconteceu em 2000, quando recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio de literatura infantil.

Os outros dois homenageados tem identificação profunda com o DF: Luci Watanabe nasceu em Divinópolis (MG), em 1944. Há anos reside em Taguatinga (DF). Formada em Jornalismo, também estudou inglês, alemão e francês. Aprendeu a escrever com os maiores mestres da literatura de todos os tempos, lendo muito desde pequena. Escreve histórias para crianças e jovens. Com mais de vinte livros publicados, já vendeu muito mais de um milhão de exemplares pelo Brasil afora; e o premiado autor manauara, Milton Hatoum, que viveu em Brasília entre 1967 e o início de 1969. Hatoum lançou recentemente o primeiro volume da trilogia "O lugar mais sombrio", que é ambientada em Brasília.

Uruguai - O presidente do Instituto Latinoamerica, Atanagildo Brandolt, disse que, aqui e ali, ouve dizer em suas andanças pela América do Sul que "o Brasil é considerado um gigante que virou as costas para seus vizinhos. Como há tempos planejávamos internacionalizar a feira, resolvemos começar, a partir deste ano, trazer autores de outros países e homenagear comunidades internacionais. Nesse sentido, nosso queridos vizinhos do Uruguai serão homenageados e teremos três autores de lá: Fabián Severo, Ethel Dutra e Andrés Echevarría. Além deles, também teremos um português e, possivelmente um espanhol", apontou. 

Um desses autores é Fabián Severo (foto em anexo). Ele é professor de Literatura e poeta. Entre 2010 e 2014, coordenou a Oficina de Escrita na Associação Geral de Autores do Uruguai (AGADU). Ele é o autor dos livros "Noite Nu Norte. Poemas em Portuñol" (Ediciones del Rincón, 2010), "Noite Nu Norte. Noche En El Norte. Poesía de Frontera" (Rumbo Editorial, 2011), "Viento de Nadie" (Rumbo Editorial, 2013) e "NósOtros" (Rumbo Editorial, 2014). Parte de seu trabalho foi publicado no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos. 

Público - O presidente da Câmara do Livro do DF, Ivan Valério, observa a importância de se falar sobre literatura infantil e infantojuvenil. "Precisamos renovar os sonhos, que perpassem as telas dos smartphones e dos computadores. E as cerca de 200 mil pessoas esperadas se depararão com um palco principal, um espaço para as mesas de debates, e outros para cordel, teatro de bonecos e contações de história", ressaltou.

Valério também observou que espera-se que o público movimente mais de R$ 5 milhões em vendas de livros, com a comercialização de 200 mil títulos nos cerca de100 estandes de vendas, além dos impactos indiretos sobre a indústria do turismo na capital federal e em sua economia, nos mais variados ramos – alimentício, hotelaria e hospedagem, comércio de varejo, lojistas de shopping, da região central da cidade, ambulantes e transporte de passageiros. 

Curadoria - O curador geral da Feira é o escritor, jornalista, crítico literário e documentarista pernambucano, radicado em Brasília, Maurício Melo Júnior. Foi crítico literário e repórter de cultura do Correio Braziliense entre 1989 e 1999. Escreveu resenhas literárias para o Jornal do Brasil (RJ) e Zero Hora (RS). Escreveu e publicou diversos livros infantojuvenis, além de uma novela e um volume de crônicas. 

Melo Júnior esclareceu que a programação foi pensada para tornar a feira mais atraente para o público em geral e, assim, aproximá-lo do universo da literatura em geral e da literatura para crianças e adolescentes em particular – contribuindo assim para a promoção e a popularização do hábito de leitura, especialmente entre as crianças e os jovens. 

"Todas elas foram concebidas para estimular a compreensão de temas literários, técnicas de produção e trabalho, panorama mercadológico dos gêneros literários em conexão com as características de cada faixa etária de público. A ideia é, num ambiente estimulante, não apenas fomentar os negócios dos expositores, mas promover a reflexão e favorecer o diálogo desse mercado com os diversos públicos – população em geral, escritores, acadêmicos e entidades do setor livreiro e literário. Teremos conversas sobre mercado editorial, políticas de livro, leitura, bibliotecas e direitos autorais, vendas pela internet, livros eletrônicos e literatura inclusiva estarão presentes", detalhou o curador.

Alessandra Roscoe, Ana Beatriz Brandão, Antonio Torres, Cristovão Tezza, Ignácio de Loyola Brandão, Jonas Ribeiro, Lília Diniz, Lourenço Cazarré, Marco Haurélio, Maria Valéria Rezende, Maurício de Almeida, Paulliny Gualbert Tort, Ramon Mello, Roger Mello, Stella Maris Rezende, Tiago de Melo Andrade e Tino Freitas são alguns dos convidados da Feira.

Fernanda de Oliveira é a curadora adjunta da Feira. Além de autora de livros infantis, Fernanda é booktuber (produz vídeos sobre livros no YouTube) e formada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ela ressaltou que, "os gêneros infantil e infanto-juvenil foram escolhidos em razão de sua relevância e atualidade dos desafios que envolvem a popularização da leitura num país tão carente de avanços em termos educacionais. Por isso, nos esmeramos em construir uma programação rica em autores e qualidade que oportunizassem uma singular troca de experiências a quem participar das atividades previstas", observou. 


Estande dos Autores Independentes - Para inovar a Feira criou o Espaço Democrático dos Escritores Independentes. Serão disponibilizadas prateleiras nas quais os autores poderão expor seus livros. No estande também serão dispostas algumas mesas com porta banners nas quais cada autor poderá ficar por duas horas e colocar os referidos banners pelo tempo que lhes for disponibilizado. Aquele que já tiver usado seu horário alguma vez terá sempre que ceder o espaço aos colegas que ainda não o tiverem feito. Para participar do espaço: manda e-mail para camaradolivrododf@gmail.com, dizendo dia e horário que pretende ocupar. Será disponibilizada e divulgada a programação de lançamentos/ocupação nesse espaço nas redes sociais do evento. 

Valorização da qualidade da literatura local - " Brasília tem autores renomados, valorizados no circuito nacional e internacional, alguns premiados e reconhecidos com as maiores láureas do mundo do livro e da leitura. Grandes nomes tanto nascidos quanto radicados no DF têm sido premiados nacional e internacionalmente a exemplo de Roger Mello, José Rezende Jr, Lourenço Cazarré, Chico Salles, Ronaldo Costa Fernandes e Cleunice de Arruda Castro, entre tantos outros. Este reconhecimento nacional e internacional é relevante para consolidar o DF como um dos mais importantes polos produtores de literatura de qualidade. Por isso a população local deve ter oportunidades de ter contato com seus autores em eventos na própria cidade", alegou o presidente do Sindescritores/DF, Marcos Linhares.

GOIÁS, ENTORNO DE BRASÍLIA - A região do Entorno de Brasília também terá um espaço nobre na programação da Feira. A curadora desses movimentos da Ride, Nilva Bello, de Olhos d’Água, Alexânia (GO), informa que a edição 2018 contará com 18 municípios que confirmaram presença com grupos culturais especialmente voltados para a contação de histórias infantis e performances para os alunos das escolas públicas, além de caravanas do Entorno que frequentarão a Feira.

Parceiros do evento- A Secretaria de Educação, a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, são parceiras do evento. 

Informações sobre o evento - Quem precisar de informações sobre o evento pode ligar para (61) 3033-6815 ou mandar email para camaradolivrododf@gmail.com - institutolatinoamerica@gmail.com . O Facebook é https://www.facebook.com/feiradolivrobrasilia/

Assessoria de Imprensa: Marcos Linhares- 61 99905-5905

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts