sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DA CAMPANHA


SANTA CASA DE MISERICÓRDIA

Trata-se de um casarão do século XIX, com inúmeras janelas e localizado a rua Dr. Cesarino e Av. Ministro Alfredo Valladão. Construído em dois pavimentos, caracteriza sua fachada o estilo colonial mineiro.
            As primeiras providências para construção da Santa Casa foram tomadas em 13 de janeiro de 1831 por uma comissão presidida pelo Comendador Francisco de Paula Ferreira Lopes.
            Em 1934, uma comissão presidida pelo Com. Inácio Gomes Midões deu início as obras através da aquisição das casas do Dr. Francisco de Paula Ferreira da Costa e terrenos adjacentes. No ano seguinte, estavam já prontas as bases do edifício.
            Só em 22/02/1836, a Lei Provincial no 30, legitimou a criação da Santa Casa na Campanha. Sua construção lutou com a falta de verbas, mas apesar da grandeza da obra, não sofreu interrupção graças a ajuda da população. Em 8 de junho de 1851 foi inaugurada.
            Terminada, a administração da Santa Casa ficou a cargo das irmãs de Nossa Senhora do Patrocínio. Em 1904, as Vicentinas, dedicadas filhas de São Vicente de Paulo, vieram cuidar da Santa Casa, a pedido do Monsenhor Paulo Emílio Moinhos de Vilhena. Permaneceram na administração da Casa até o ano de 2.000, quando deixaram Campanha.
Possui em seu andar superior uma bela Capela dedicada a Nossa Senhora das Graças.
            Funciona também no local o pavilhão Dr. Serafim de Vilhena e, anexos ao prédio, a maternidade Dr. Zoroastro de Oliveira Filho e a Pediatria.

Em 11 de dezembro de 1999, foi inaugurado, depois de 10 anos e 7 meses de construção, mais um anexo denominado Dr. Manoel Alves Valladão, idealizado pelo Dr. Lázaro Henrique de Oliveira e construído com recursos da comunidade, municipais, estaduais e federais. A nova estrutura está, atualmente, sob a administração da própria Santa Casa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts