quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

IRMÃO PAULO

EMILIEN LAMOTHE

Este era o nome de batismo de Irmão Paulo, religioso da Congregação do Sagrado Coração de Jesus. Nasceu aos 14 dias de outubro de 1919, em Saint Leonard d´Aston, província de Quebec, Canadá, e veio para o Brasil para lecionar e dirigir o Ginásio Diocesano São João. 
Após o encerramento das atividades do Ginásio São João,  lecionou no Colégio Comercial João XXIII (1964-1966) e no Colégio Vital Brazil, onde foi prefessor, vice-diretor se aposentou. 
Um dos criadores da Banda Marcial São João, gloriosa agremiação musical que durante anos tem animado as festas e solenidades da cidade. Irmão Paulo teve oportunidade de levar a banda a diversas cidades, inclusive a Brasília, Uberlândia, Goiânia, Belo Horizonte e em grande parte do Sul de Minas. 
Foi um dos fundadores da Olimpíada Campanhense (junto com João Batista Araújo e outros). 
Sempre incentivou o esporte, o que possibilitou que o Ginásio São João apresentasse bons times de futebol nos torneios municipais ou regionais. 
Não satisfeito com a sua condição de Irmão leigo fez estudos complementares e se tornou padre, servindo a comunidade campanhense como sempre fez em boa parte de sua vida. 
Pertenceu ao Lions Clube da Campanha (1976). 
Foi eleito para provedor da Santa Casa de Misericórdia da Campanha para o período de 1984 a 2001, quando teve a felicidade de inaugurar a nova ala do Hospital juntamente com Dr. Lázaro Henrique de Oliveira.
Faleceu no dia 30/03/2007. 
Homenageado postumamente com a denominação de seu nome para o Conjunto Habitacional próximo ao bairro Jardim Primavera. 

FONTE: Folha Campanhense nº 152, de dezembro de 2009

Texto: Leonardo Lima - Atualização do texto: José Milton

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts