quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

LUIZ PEREIRA SERRANO

LUIZ PEREIRA SERRANO

                  Luiz Pereira Serrano era português. Nasceu em Coimbra a 3 de agosto de 1882, tendo vindo para o Brasil com três anos de idade em companhia de seu pai, Francisco Pereira Serrano, sua mãe, Maria de Jesus Rigueira Serrano, seu irmão Manoel e sua irmã Maria, tendo sua outra irmã, Anna, ficado em Portugal.

      Chegando ao porto de Vitória, no Espírito Santo, a família logo seguiu para Caxambú, então pequena povoação do município de Baependi, onde seu pai iniciou suas atividades comerciais, a princípio limitadas a gêneros alimentícios, vendidos no local ou exportados.

                  Tendo conhecimentos de medicina, adquiridos na sua terra, embora não se formasse, seu pai logo se tornou conhecido e muito procurado para receitar, principalmente para os pobres.

                  Luiz Serrano e seu irmão, Manoel, mais tarde, procuraram ocupação, empregando-se Manoel em Soledade, como telegrafista, e Luiz como padeiro em Cambuquira. Nesse serviço, Luiz trabalhava ora em Cambuquira e ora em Campanha, por serem ambas as padarias de um só proprietário. Com o tempo Luiz tornou-se um empregado de grande conceito, chegando à situação de padeiro-mestre e, por fim, proprietário da Padaria das Famílias, situada na Campanha, a qual passou a denominar-se Padaria Serrano.

                  Considerado cidadão campanhense, Luiz Serrano jamais se afastou da Campanha e se casou a 10 de fevereiro de 1912 com a distinta senhorita Maria Kraüss, tendo o casal tido quinze filhos.

                  Trabalhador incansável, dotado de grande espírito humanitário, Luiz Serrano sempre se ocupou das associações de caridade, existentes na cidade ou fundadas por ele próprio. Aos Vicentinos e à Santa Casa de Misericórdia prestou, constantemente, os mais valiosos serviços, sendo, até mesmo, fundador das primeiras casas da Vila, juntamente com Dom Ferrão, sem prejuízo de suas atividades como Provedor da Santa Casa, antes e quando foi eleito seu sucessor, o Dr. Serafim de Vilhena. Habitualmente visitava os pobres da Vila e os enfermos na Santa Casa de Misericórdia, inteirando-se dos problemas que surgiam e tratando de buscar as soluções necessárias.

                  Como católico praticante, dedicou-se com zelo inexcedível aos interesses da religião, sendo inesquecíveis os serviços prestados, não só às obras e melhoramentos necessários às igrejas, como a realização das solenidades habituais, promovendo meios de conseguir recursos indispensáveis para esses fins.
                  Amigo dos operários, Luiz Serrano reanimou as atividades do Centro do Operariado Campanhense, anteriormente fundado pelo Cônego Pedro Macário de Almeida. Cuidou do aumento dos associados, da re-organização da respectiva sede e da manutenção ininterrupta da escola noturna, para os operários e seus filhos.
                       Foi provedor da Santa Casa de Misericórdia entre 1932 e 1934.
                  Sempre benquisto no meio social, Luiz Serrano também participou da política, visando aos interesses da cidade. Foi vereador municipal, chegando a exercer a função de Vice-Presidente da Câmara, fato que justificou o hasteamento da bandeira nacional, no edifício da Câmara, no dia de seu falecimento – 22 de agosto de 1935.

                  Comemorando o centenário de seu nascimento, sua família mandou celebrar, nesta cidade, uma missa solene, que teve grande concorrência dos seus amigos e do povo, em geral, realizando-se, na tarde do dia 1º deste mesmo mês, animado leilão de prendas, cujo valor auferido foi destinado à Vila Vicentina.
“Ainda agora, os pobres e enfermos não foram esquecidos”.

 Texto: Thomáz de Aquino Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts