sábado, 2 de fevereiro de 2019

AS IRMÃS DA SANTA CASA.E DO ASILO.

A convite do Cônego Hugo Bressane de Araújo, as Freiras da Congregação das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo serviram a Santa Casa de Misericórdia da Campanha desde o ano de 1904 até o ano de 2000. E que trabalho! Ela eram incansáveis, na Santa Casa e no Instituto São José. 
Na Santa Casa toda a refeição dos pacientes, acompanhantes, enfermeiros, funcionários eram de responsabilidade das freiras e suas auxiliares. E que comida gostosa especialmente na época da Irmã Luiza responsável pela cozinha. Na maternidade a segurança que a Irmã Ana Maria passava às gestantes e acompanhantes, a firmeza da Irmã Fontoura na administração da casa. Creio que nas pessoas destas três irmãs citadas, que eu conheci, deixo aqui a nossa gratidão à todas as outras de todas as épocas. Eram dedicadíssimas nos atendimentos sociais,  espirituais e enfermagem.

E o que dizer do atendimento que deram no Instituto São José. Mesmo não sendo mães biológicas, foram verdadeiras mães espirituais e sociais de dezenas e dezenas de meninas órfãs ou da zona rural. Eram rígidas, exigentes e ao mesmo tempo meigas, atenciosas, delicadas, de muita paciência para lidar com aquelas jovens. Todas elas saíram de lá alfabetizadas, sabendo lavar passar, cozinhar, fazer bordados crochês, costuras... Se não todas, mas a maioria saiu dali e se deram ótimas donas de casa e excelentes mães. Pelo menos as que conheço podem confirmar o que eu disse.
 Aulas de costura.
                                                           Casando e bem casadas.
                                                                            Cozinhando.
Este prédio deve trazer ótimas recordações para muitas pessoas.


Texto: José Milton

Um comentário:

  1. Me esqueci de citar a elétrica campanhense Irmã Carmem Prock, excelente enfermeira, sempre antenada com o seus pacientes.

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts