quarta-feira, 25 de outubro de 2017

ACONTECEU HOJE NA UFLA.

ARPA RIO GRANDE OFERTARÁ CURSO NA UFLA

A ARPA Rio Grande participará da primeira edição do UFLA FAZ EXTENSÃO, no dia 25 de outubro de 2017. O curso ofertado pela ARPA, “PROVERÁGUAS NO MEIO RURAL“ abordará técnicas de conservação do solo e dos recursos hídricos.

São apenas trinta vagas. Local e horário: Campus da UFLA, Pavilhão 6, sala 06. De 8h às 12h.
Para mais informações, acesse o link:  http://www.proec.ufla.br/site/cursos-e-eventos/uflafazextensao/.

Como sabemos o RIO GRANDE, a BACIA DO RIO GRANDE reúne todas as nossas águas (Rio das Mortes, Jacaré, Verde Sapucaí, Moji, Pardo,Furnas. E, historicamente, toda a margem esquerda do RIO GRANDE compunham TERRITÓRIO DA CAMPANHA. Ou seja, o Rio Grande faz parte da nossa identidade como sul mineiros e todo sul-mineiro é também campanhense.
Não sabemos com, as escolas os meios de comunicação, as mídias, os agentes culturais trabalham a questão do RIO GRANDE, mas é bem importante todos conhecermos a abrangência do nosso RIO GRANDE, acompanharmos as notícias, desenvolvermos ações ambientais, culturais, artísticas em prol de sua conservação.
Como sabemos os desmembramentos que aconteceram. a partir de Campanha são de várias naturezas, o que torna a explicação complexa. E a questão da margem esquerda do RIO GRANDE é uma questão trazida por fontes documentais, pelos memorialistas, pela tradição entre os sul-mineiros.
O evento que está acontecendo hoje na UFLA, além do curso de formação ambiental, mostra o território da GRANDE CAMPANHA. A ideia é fazer com que mais pessoas conheçam, se interessem pelas muitas histórias que temos em todo o RIO GRANDE e SERRA DA MANTIQUEIRA
Para maior conhecimento dos leitores sobre as cidades que se desmembraram ao longo do tempo e ao longo do espaço da cidade-mãe-CAMPANHA vejam abaixo os mapas mostrando todas as cidade do RIO GRANDE, pois as da margem esquerda são as filhas, netas, bisnetas, tris netas, tataranetas de Campanha.
Sul-mineiros, cuidem da margem esquerda do nosso RIO GRANDE, plantando árvores nativas nas nascentes, recomponham as matas ciliares, matas de topo. Façam destas ações ambientais, momentos artístico-cultural.  
Qual a "resposta" para uma pergunta recorrente - Quais cidades são filhas de Campanha? É muito "complexa", depende! Não é possível responder com algumas frases, mas com um "tratado"!Alguns livros estão sendo escritos, destrinchando de modo bem fácil está complexa questão. Mas uma das saídas que muitos historiadores apontam é esta que os pesquisadores dos Comitês de Bacias Hidrográficas sempre lembram é a metáfora da MARGEM ESQUERDA DO RIO GRANDE. Nos mapas do GD1 e do GD-2 visualizamos bem a ""fronteira""! Educação Ambiental com Educação Patrimonial mais Educação Literária e tudo orientado por Arte-Educação é sempre muito instigante. Avante campanhenses, juntando todos os sul-mineiros no cultivo das águas, das serras e das letras.
Letícia Avelar










Um comentário:

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts