segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

QUE BELO EXEMPLO!

Escritora cria projeto de distribuição de livros em cidade histórica de MG

Fantástico - 10/11/13
Projeto leitura Mariana MG

Foi como se uma porta mágica se abrisse. “Entrei para o mundo encantado da leitura quando entrei na biblioteca”, diz a escritora Andréia Donadon Leal.
Andréia tinha 7 anos e aquela primeira biblioteca da in a minha casa fosse uma bibliot fância, no interior de Minas, nunca mais a deixou. “Eu queria que eca de livros”, declara.

E virou mesmo. Andréia casou com um escritor e foi morar em uma casa abarrotada de histórias e autores. “Carlos Drummonnd de Andrade, Fernando Pessoa, crônicas, contos. Aí eu comecei a escrever também”, conta Andréia.

Mas, muitos livros publicados depois, o casal de poetas não sabia mais o que fazer com tanto livro encalhado. “Aí eu virei um dia para o meu marido: ‘eu vou sair para distribuir esses livros. Porque um livro fechado é menos um leitor’”, lembra Andréia.

Assim nasceu, na cidade histórica de Mariana, o projeto ‘Poesia Bate à sua Porta’, que quer dar perna a livro e, quem sabe, asas ao leitor.

Bater perna nas ruas de Mariana, essa maravilha da arquitetura colonial brasileira, não chega a ser nenhum sacrifício. Mas também não deixa de ser cansativo porque a cidade tem cerca 60 mil moradores, todos leitores em potencial, inclusive aqueles que ainda não sabem ler. A ideia é simples: para que haja leitura, o livro tem de chegar aonde o povo está.

“É um trabalho de formiguinha. Você sabe que você não consegue atingir todo mundo, mas se você conseguir, pelo menos 10%, para mim já é uma dádiva”, diz Andréia.

Há sempre alguma estranheza.

Fantástico: Você já tinha visto o escritor ir atrás do leitor?
Dainária Ferreira: Não.
Fantástico: O leitor é que vai atrás do escritor, né?
Dainária Ferreira: Com certeza. É a primeira vez.
Mas poucos resistem ao convite de uma história. “Olha, para vocês verem aqui, que lindo”, diz Andréia.
“Ô, moça, você só espera um pouquinho que eu vou trazer minha irmãzinha”, diz uma criança.
Sem demora, Deivid volta trazendo a garotinha.
Andréia: Você quer ler um trecho para você ver se você gosta da história?
Deivid: Sim. Pequeninas bailarinas. Ficar sempre a brincar
Para que serviria um livrinho desses? “Pode aprender muitas coisas. Ficar sabido”, responde Deivid de Carvalho, de 8 anos.
Tão sabido, que ele me chama para tentar convencer o pai dele a gostar de ler.
Fantástico: Você costuma ler para ele?
Renato de Carvalho, pai de Deivid: Olha, na realidade ele lê mais do que eu mesmo.
Talvez, então, seja hora de começar a ouvir. “Em algum lugar da floresta, existe um formigueiro”, lê Deivid.
Uma improvável tarde de leitura diverte a criançada na periferia de Mariana. Os novos filhos e filhas do ‘Poesia Bate à Sua Porta’.
“Eu não tenho filhos. Então vamos dizer que a minha fertilidade esteja nisso”, declara Andréia.
Desde 2009 o projeto já distribuiu 24 mil livros. Andréia acha que já conquistou cinco mil novos leitores em Mariana. Sem contrapartida. Sem nenhum tipo de exigência.
“Liberdade. O sujeito tem que ser livre. Livre até para não ler”, diz Andréia.
Mas, em uma casa como a de Elisângela...
Fantástico: A senhora tinha livro em casa, ou não?
Elisângela: Não. Não tenho não.
Fantástico: Esses são os primeiros livros que a senhora tem em casa?
Elisângela: Isso.
...é grande a chance de o livro ocupar um lugar de honra.
“Cada vez que você sabe mais, melhor é. Nunca é pouca a leitura”, afirma Elisângela.
E ainda que a pessoa não saiba ler, como Efigênia, Andréia sabe o que fazer.
“Alfabetizá-la. Nós vamos tentar fazer isso”, diz Andréia.
“É porque a idade da gente...”, diz Efigência.
“Não, não tem idade não. A senhora é nova”, afirma Andréia.
Efigênia também ganhou o seu exemplar, mesmo antes das aulas. Que mal há se o livro chegar antes da leitura?
“O livro tem que fazer da vida das pessoas, dentro das casas, de forma intensa”, declara o escritor JB Donadon Leal.
Porque o que hoje é apenas um objeto, talvez amanhã seja muito mais do que isso. “E como alimento da alma, como alimento do coração, a leitura salva”, diz Andréia.
O bom da salvação pela leitura é que ela não termina nunca. “Enquanto houver um fio de luz, o ar no meu pulmão, eu serei salva pelo próximo livro que eu vou ler”, conclui Andréia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts