sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

EX-ALUNA DE ESCOLA PÚBLICA VAI PARA ESPANHA.

Ex-aluna da rede pública obtém bolsa para estudar psicologia na Espanha

Vanessa Fajardo - G1 - 18/07/2012
Quando conquistou uma vaga na Universidade Estadual Paulista (Unesp), a estudante de psicologia Thaiani da Silva Jesuíno, de 26 anos, não imaginou que poderia ir ainda mais longe. Filha de uma dona de casa, Thaiani sempre estudou na rede pública de Jaboticabal, no interior de São Paulo, preparou-se para o vestibular com aulas de um cursinho popular e é a única da família a estudar em uma universidade pública. Hoje, a jovem está na Espanha fazendo um intercâmbio na Universidade Santiago de Compostela, na Galícia.

Thaiani está na Espanha desde setembro do ano passado e deve voltar para o Brasil no dia 28 de julho. Ainda precisa de mais um ano de aulas no campus de Assis para concluir a graduação. A experiência internacional foi possível graças a uma bolsa de um programa de extensão da Unesp, sob tutoria do professor Eduardo Galhardo. A jovem mora em uma residência estudantil próxima da universidade com outros intercambistas.

O pai biológico de Thaiani já morreu, a mãe criou as três filhas sozinha. Ainda no ensino médio, Thaiani foi trabalhar na biblioteca da escola onde estudava. “As pessoas julgavam, diziam que viraríamos tudo, menos estudantes", afirma, com bom humor. "Mas sempre tive comigo: vou mudar minha vida e criar oportunidades por meio do estudo, porque ganhar na Mega-Sena vai ser mais difícil. Tinha vontade de ter um bom nível cultural.”

Para conquistar a vaga na Unesp, Thaiani estudou no Cursinho Popular Unificado (CUP), em Jaboticabal, onde os professores são voluntários e é cobrado somente o material didático dos alunos. Tinha receio de ser aprovada no vestibular, mas não conseguir estudar por não ter condições de se sustentar em outra cidade.


Em 2008, Thaiani passou no vestibular para pedagogia no campus de Presidente Prudente, se informou sobre os programas de moradia estudantil da universidade e “se mudou com uma mão na frente e outra atrás.” “As pessoas não podem se limitar pela condição financeira, ela não pode estar acima de um sonho”, diz.

Em 2009, Thaiani resolveu mudar de curso, fez a prova de transferência e foi aprovada em primeiro lugar para estudar psicologia no campus de Assis. Para incrementar a bolsa moradia e conseguir se manter na quitinete dividida com uma amiga, trabalhou como faxineira e manicure. No segundo semestre do terceiro ano do curso foi aprovada para receber uma bolsa de intercâmbio para Espanha exclusiva para alunos de baixa renda.

Fora do país
Na Espanha, Thaiani treinou o idioma, fez amigos, trabalhou como guia turística para grupos de portugueses e viajou por vários cantos da Europa. Conheceu o namorado espanhol, em Londres, por meio de um amigo em comum. “É uma grande experiência não só acadêmica, e sim, de vida, cultural. Você aprende coisas relacionadas à profissão e se descobre. Quando você vai para fora ou se defende ou será pisoteada. Aqui na Europa percebemos um certo preconceito, a imagem da mulher brasileira não é das melhores do mundo. Mas você se adapta e cria uma força que, se não fosse submetida a isso, nem saberia que tinha.”
Na volta ao Brasil, Thaiani fará o último ano do curso de psicologia quando terá o estágio com os pacientes, a parte prática de que não abre mão. Depois da graduação, pretende ingressar em um mestrado, de preferência fora do país. O objetivo é aliar a psicologia à pedagogia e trabalhar na área da educação.

Antes de voltar para casa, a jovem ainda vai realizar um outro sonho da família: conhecer Málaga, uma cidade da Andaluzia, na Espanha, onde sua bisavó nasceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts